23:12

1 de Novembro e o Pão-por-Deus


Pão-por-Deus

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). Em 1 de Novembro de 1755 ocorreu o terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".
Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.
Até meados do séc. XX, o "Pão-por-Deus" era uma comemoração que minorava as necessidades básicas das pessoas mais pobres (principalmente na região de Lisboa). Noutras zonas do país, foram surgindo variações na forma e no nome da comemoração. A designação indicada acima (Dia dos Bolinhos) em Lisboa nunca foi utilizada, nem era sequer conhecido este nome.
Nas décadas de 60 e 70 do séc. XX, a data passou a ser comemorada, mais de forma lúdica, do que pelas razões que criaram a tradição e havia regras básicas, que eram escrupulosamente cumpridas:
- Só podiam andar a pedir o "Pão-por-Deus", crianças até aos 10 anos de idade (com idades superiores as pessoas recusavam-se a dar).
- As crianças só podiam andar na rua a pedir o "Pão-por-Deus" até ao meio-dia (depois do meio-dia, se alguma criança batesse a uma porta, levava um "raspanete", do adulto que abrisse a porta).
    A partir dos anos 80 a tradição foi gradualmente desaparecendo e, actualmente, raras são as pessoas que se lembram desta tradição.
    No entanto, datas que não têm nada a ver com as tradições portuguesas, mas que comercialmente são mais "atraentes" para o comércio, são adoptadas rapidamente (caso do Dia das Bruxas, do Dia dos Namorados e afins).
    Até a comunicação social, contribui para o empobrecimento da memória colectiva. Neste dia todas as estações de TV, Rádio e jornais, falam no Halloween, ignorando completamente o "Pão-por-Deus".

    23:05

    Folhado de couve coração com alheira

    Folhado de couve coração com alheira
    Andava eu à procura de inspiração para pôr as mãos na massa e fazer o jantar quando parei no blog As receitas lá de casa.
    Fiz algumas alterações, mas ficou uma delícia! E os meus filhotes adoraram.

    Aqui fica a receita:

    1 placa de massa folhada do Lidl
    1 couve coração
    Restos de perna de perú assado
    1 alheira
    2 dentes de alho
    Azeite

    Aquece-se o azeite com os alhos esmagados. Quando este estiverem dourados, deita-se a couve cortada em juliana e mexe-se bem até murchar. Entretanto adiciona-se a carne cortada aos quadrados, abre-se a alheira e adiciona-se o sei interior à couve. Mistura-se bem e deixa-se arrefecer um pouco.

    Estende-se a placa de massa folhada e deita-se a mistura de couve, carne e alheira no centro da massa no sentido do comprimento. Cortam-se as abas da massa em tiras grossas e quando se fecha a massa sobrepõem-se de forma a parecer uma trança. Pincela-se com gema de ovo e leva-se a forno pré-aquecido até a massa folhar e ficar douradinha.

    É muito bom e muito rápido de fazer.

    22:11

    Doce de cenoura com baunilha e pinhão

    Doce de cenoura com baunilha e pinhão
    Adoro doce de cenoura. É bom no pão, scones, como recheio em bolos e tortas. Ao ver a receita de doce de cenoura na revista Mulher Moderna, na sua edição especial "Doces Conventuais", nem pensei duas vezes e comprei um saco de belas e sumarentas cenouras para fazer este doce.
    Contudo fiz algumas alterações na receita.

    500g de cenoura cozida
    375g de açúcar
    3 cascas de laranja (sem a parte branca)
    1 vagem de baunilha
    50g de pinhão
    sal qb

    Descascam-se as cenouras, cortam-se ao meio e retira-se o veio central. Cozem-se em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas, escorrem-se e reduzem-se a puré.
    Leva-se ao lume o puré de cenoura, o açúcar, as cascas de laranja e a vagem de baunilha aberta ao meio. Deixa-se ferver até se obter ponto de estrada. Nessa altura juntam-se os pinhões, envolvem-se bem e desliga-se o lume.
    Guarda-se o doce em frascos esterilizados bem fechados.

    Apreciem este doce que é uma maravilha! :-)

    23:32

    Doce de chila (gila)

    Doce de chila (gila)
    Na semana passada passei pelo Continente com uma amiga e reparei nas abóboras chila. Lembrei-me que o meu marido adora este doce no iogurte e que os meus filhos (e eu!) adoram as filhoses de chila que eu costumo fazer pelo Natal. Nem pensei duas vezes e comprei uma abóbora chila, investiguei como se faz e pus as mão à obra e posso dizer que o resultado foi excelente!


    Aqui fica a receita deste doce delicioso, que à primeira vista é difícil, mas na verdade é muito fácil de fazer.

    Ingredientes:

    - 1 abóbora chila (a minha tinha 3 kg)
    - 1 casquinha de limão
    - 1 pau de canela
    - o mesmo peso de açúcar que a abóbora cozida e escorrida
    - sal qb
    - 250 ml de água

    Parte-se a abóbora chila, atirando-se a gorducha ao chão (não cortar com faca pois escurece a abóbora). Para não assustar os meus vizinhos às 10h da noite, atirei para cima da bancada e ela partiu-se à segunda vez. Tiram-se as pevides e a "espinha" e fios amarelos que a abóbora tem dentro (importante tirar todos os fios amarelos pois estes dão mau sabor).
    Lavar os pedaços de abóbora em várias águas até deixar de produzir espuma. Deixar os pedaços de abóbora submersos em água fria durante a noite (com a casca virada para cima) e no outro dia cozer em água com sal durante 40 min, até o interior da abóbora se soltar com facilidade.
    Escorrer os pedaços de abóbora e deixar arrefecer. Retirar toda a polpa da abóbora para um passador e deixar escorrer durante uma 1/2 hora. Pesar a abóbora escorrida.

    Num tacho deitar o peso da abóbora escorrida em açúcar e a água. Deixar ferver até atingir o ponto pérola.
    Juntar a abóbora, o pau de canela e a casquinha de limão à calda de açúcar e com duas colheres de pau separar bem os fios da abóbora chila. 
    Deixar ferver até formar ponto de estrada. Encher os frascos previamente esterilizados, colocar a tampa e colocar ao contrário até arrefecer.

    Vale a pena fazer, fica delicioso!

    Querem uma colherzinha de doce? ;-)

    00:37

    Barrinhas de cereais com framboesas e macadâmia

    Barrinhas de cereais com framboesas e macadâmia
    Todos os dias tenho de mandar lanche para os meus filhotes comerem no lanche da manhã e tenho de ter alguma coisa nutritiva para quando eles chegam a casa depois da escola. Visto que eles adoram barrinhas de cereais, decidi investigar com as poderia fazer em casa e depois de muito ver e de falar com algumas amigas americanas saiu-me estas barrinhas deliciosas.


    São muito simples de fazer:

    2 chávenas de aveia
    3/4 de chávena de açúcar mascavado
    1/2 chávena de gérmen de trigo
    1 colher de chá de canela
    1 chávena de farinha integral
    2/4 chávena de framboesas secas
    2/4 chávena de macadâmias
    1 colher de chá de sal
    1/2 chávena de mel
    1 ovo batido
    1/2 chávena de óleo ou azeite
    2 colheres de chá de baunilha

    Misturar os ingredientes secos numa tigela. Noutra tigela misturar os ingredientes líquidos e adicioná-los aos secos. Incorporar bem.

    Levar ao forno (pré-aquecido 180ºC) num tabuleiro quadrado ou rectangular forrado com papel vegetal para ser mais fácil desenformar, durante 30 min.

    Cortar as barrinhas enquanto estão mornas, se se deixar arrefecer completamente será mais difícil de cortar e elas poderão partir-se.

    Ficam muito saborosas! Vai um bocadinho?

    00:01

    Manhãzitos caseiros

    Manhãzitos caseiros
    No Dia Mundial da Alimentação e Dia Mundial do Pão, que se comemoraram no passado Sábado, estava eu a ler as mensagens da Isabel no Facebook, que é dona do blog http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com/ e que é uma querida, quando vejo uma receita de manhãzitos!

    Chamou-me imediatamente à atenção! Não gosto de comprar manhãzitos de compra pois têm uma série de ingredientes que não fazem bem à saúde e estes são excelentes! Deliciosos e rápidos de fazer! E os meus filhos adoraram! (e a mãe também...)

    Imediatamente me pus ao trabalho e fiz estes manhãzitos que fizeram as delícias dos meus filhos e dos seus amigos quando fomos ao parque infantil. Já fiz esta receita 2 vezes e foi um sucesso. Obrigado Isabel!
    Manhãzitos da Mãe Sofia  :-)

    Aqui fica a receita:

    1 chávena de leite morno
    3 colheres de sopa de açúcar em pó
    1 colher de chá de sal
    3 colheres de sopa de manteiga derretida arrefecida
    3 e 1/4 chávenas de farinha
    1 colher de chá de fermento de padeiro Fermipan (da segunda vez eu usei metade de um cubo de fermento fresco daqueles que se compra nos supermercados)
    1 colher de chá de essência de baunilha (meu toque pessoal)
    100g de pepitas de chocolate
    1 gema de ovo ou leite para pincelar

    Misturam-se todos os ingredientes numa tigela, excepto as pepitas de chocolate. Amassa-se até ligar todos os ingredientes, tendo cuidado para não amassar demais senão a massa fica mais dura. Incorporar as pepitas de chocolate. Formar pequenas bolas de massa e deixar levedar em local quente durante 20/30 min. Pincelar com ovo ou leite para dar brilho aos manhãzitos e levar ao forno a 200ºC.

    A minha filhota sugeriu colocar nozes na massa e o meu filhote sugeriu passas. Talvez para a próxima faça uma variação :-)

    É de comer e chorar por mais!

    23:29

    Doce de Courgette com maçã aromatizado com baunilha e canela

    Doce de Courgette com maçã aromatizado com baunilha e canela
    Depois de ver tantas receitas deliciosas de doce de courgette, decidi fazer uma que é baseada nas receitas da Soraia do Blog http://soraiasilva29.blogspot.com/2010/08/doce-de-maca-e-courgette-aromatizado.html e também do blog Pão, Bolos e Cia http://paobolosecia.blogspot.com/2010/08/doce-de-courgette-baunilha-e-limao.html .

    Então aqui fica a minha versão:

    Fiz este frasquinho para oferecer à minha mamã que anda um bocado em baixo.


    2 courgettes grandes
    2 maçãs
    raspa de 1 limão
    1 vagem de baunilha
    2 paus de canela
    Açúcar gelificante 2:1

    Descasca-se as courgettes e as maçãs e ralam-se para dentro de uma panela. Cobre-se de água a 2/3 e deixa-se cozer durante 10 a 15 min com as sementes da baunilha e a vagem, a raspa de limão e os 2 paus de canela.
    Depois de cozidas, escorre-se num passador para retirar a água, pesa-se a fruta e as courgettes cozidas e num tacho adiciona-se numa relação de 2:1 o açúcar gelificante (eu pus um bocadinho menos de açúcar gelificante e ficou excelente). Leva-se a lume forte durante 3 minutos mexendo sempre enquanto ferve. CUIDADO com as queimaduras!

    Colocar o doce em fracos esterilizados enquanto o doce está quente. Fechar bem os frascos e virá-los ao contrário para criarem vácuo. Deixar arrefecer o doce e está óptimo para comer :-) Simplesmente delicioso! Não há como sair errado!



    E pronto lá se foi um frasco de doce! O dono do dedo e a irmã adoraram!

    11:11

    IKEA - Faça você mesmo!

    IKEA - Faça você mesmo!
    Vejam bem o que está dentro da embalagem da próxima vez que comprarem alguma no IKEA.
    Este link tem "carradas" de cartoons giríssimos!!! - Cartoons http://www.wulffmorgenthaler.com

    Divirtam-se e bom fim de semana para todos!!!

    14:03

    Arroz de marisco

    Arroz de marisco
    Para o almoço decidi, fazer a vontade ao meu palato e ao do meu marido, apesar  de saber que os meus filhos detestam arroz de marisco. Não sobrou nada!


    1 embalagem de mistura de marisco do pingo doce
    2 tomates
    4 ou 5 mãos cheias de arroz
    fios de açafrão a gosto
    piri-piri a gosto (não pus por causa dos miúdos)
    10 camarões com casca
    1 cebola média
    sal qb
    1 molho de coentros
    1 alho

    Picar a cebola e o alho e refogar no azeite. Juntar os fios de açafrão e deixar refogar mais um pouco. Adicionar o tomate picado sem sementes, mexer e deixar ferver um pouco. Adicionar o arroz e uma parte dos coentros e adicionar água a ferver. Deixar o arroz cozer e um pouco antes de estar cozido adicionar a mistura de marisco e os camarões, mexer e desligar. Deixar repousar e juntar os coentros.

    Muito bom e rápido de fazer.

    10:50

    Quadrados crocantes de chocolate

    Quadrados crocantes de chocolate
    Ontem à noite apeteceu-me fazer um miminho aos meus pequenotes que adoram chocolate, bolacha maria e marshmallows. Depois de ver um episódio da Nigella Lawson, decidi fazer esta receita para o lanche da manhã dos meus filhotes. Quando estava a cortar aos quadrados para embrulhar e pôr na mochila, ele provaram e em menos de nada desapareceu quase metade, também com a ajuda do meu maridinho :-) Aqui fica a fotografia (é de má qualidade porque foi tirada com o telemóvel):


    300g de chocolate de barra de boa qualidade
    125g de manteiga sem sal amolecida
    3 c. sopa de xarope de açúcar (utilizei xarope de ácer, e funcionou bem)
    200g de bolacha maria
    100g de marshmallows pequenos

    Derreter em banho-maria o chocolate com a manteiga e o xarope de açúcar. Retirar cerca de 125ml de chocolate derretido e reservar.
    Adicionar a bolacha maria partida aos pedaços ao restante chocolate, bem como os marshmallows. Envolver bem.
    Forrar uma forma quadrada com película aderente e deitar a mistura e apertar bem para ficar uma massa compacta. Cobrir com o chocolate reservado e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
    Polvilhar com açúcar em pó e comer :-)

    D-E-L-I-C-I-O-S-O!

    22:02

    Sopa de queijo com beldroegas

    Sopa de queijo com beldroegas
    Tenho andado desaparecida desde que as aulas dos meus filhotes começaram e para marcar o meu regresso, vou participar com esta receita no Passatempo "Festival das Sopas" do blog Delícias e Companhia.



    É uma sopa que a minha sogra faz muitas vezes e o meu filho e marido adoram. No Sábado passado, enquanto apreciava os legumes e frutas frescas e com um aroma delicioso na Praça de Benfica, reparei que uma das bancadas tinha beldroegas à venda, ao que nem hesitei e comprei um belo molho que deu para esta sopa e guardei o resto para fazer uma sopinha de feijão manteiga (também comprado na Praça de Benfica).

    Então passemos à receita:

    *2 mãos cheias de beldroegas bem lavadas
    *10 dentes de alho
    *6 colheres de azeite de boa qualidade
    *sal qb
    *colorau doce qb
    *1 folha de louro
    *4 batatas médias
    *2 queijos frescos grandes

    Escolher as beldroegas, retirando os pés e as sementes. Lavar em bastante água corrente para retirar a terra. Colocar dentro de um passador e regar com bastante água a ferver.

    Levar os dentes de alho pisados com as peles e o azeite. Refogar até começarem a alourar. Atenção para não deixar queimar para não dar um sabor amargo à sopa.

    Juntar as beldroegas escorridas e temperar com sal e uma pitada de colorau doce. Juntar a folha de louro e refogar sem parar de mexer. Adicionar 1 1/2 l de água. Quando começar a ferver, juntar as batatas cortadas em rodelas.

    Cozinhar até as batatas cozerem. Adicionar os queijos cortados em fatias e deixar ferver durante uns minutos.

    Servir com um belo pão alentejano e bom apetite!


    Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger