13:16

Como é que é possível?!

Passam 6 minutos da 1h da tarde e o (aparentemente) famoso número 218627179 já me ligou 23 vezes!!! Ontem ligaram "milhentas" vezes, a última das vezes às 21h. Tem sido assim nas duas últimas semanas... Já não posso mais com eles.
Atendi uma vez e a pessoa do outro lado identificou-se como sendo da Zon e foi mesmo mal educado, quando eu recusei a oferta que me estava a ser feita. Acabei por desligar a chamada. Tem sido um suplício!
Não!, não quero o telefone da Zon, não quero a internet! Acho este tipo de marketing agressivo completamente ridículo.

Decidi adicionar o número à lista de pessoas a bloquear. Pessoas não, empresas que não param de telefonar.

09:00

Pasteis de Atum

Pasteis de Atum
Numa das minhas idas ao El Corte Inglés comprei uma embalagem de massa já preparada para fazer pasteís. Há umas semanas, apeteciam-me rissóis, mas como demoram imenso tempo a fazer e eu já começava a ter fome, fiz estes pasteis de atum com azeitonas no forno.

Ingredientes para 16 pasteís:
1 embalagem de massa para pasteis
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
leite qb
azeitonas cortadas às rodelas a gosto
salsa
sal e pimenta qb
noz moscada qb
umas gotas de sumo de limão a gosto
1 gema de ovo
1 ovo para pincelar
2 latas de atum

Preparação:
Fazer o molho bechamel com a margarina, a farinha e o leite (não fazer o bechamel muito líquido) . Adicionar o atum escorrido e bem desfeito e envolver fora do lume. Adicionar as azeitonas, a salsa, e temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Juntar o sumo de limão e misturar bem. Adicionar a gema e levar ao lume até levantar fervura. Retirar do lume e verter para um tabuleiro largo para arrefecer um pouco.

Dispor os discos de massa e colocar em cima de cada uma uma colher de sobremesa de recheio de atum.
Fechar a massa e com um garfo pressionar nas bordas da massa. Pincelar com o ovo e levar ao forno até ficarem dourados.
Depois é deixar arrefecer e apreciar estes pasteis :)

21:41

Pão de alho

Pão de alho
Os meus filhos adoram pão de alho e o meu marido também. Nunca sobra nada o que é bom sinal :)


Ingredientes:

2 baguetes pré-cozidas
2 colheres de manteiga
4 dentes de alho (ponham menos se não gostarem tanto do sabor intenso do alho)
1 embalagem de queijo mozzarela
oregãos

Preparação:

Cortam-se as baguetes em fatias na diagonal com cerca de 2 a 3cm de grossura. Derrete-se a manteiga (atenção para não ferver a manteiga) com os dentes de alho esmagados com o esmagador de alho. Molhar as fatias de pão na manteiga derretida e dispor num tabuleiro de ir ao forno. Colocar um montinho de queijo mozzarela em cima de cada fatia de pão. Polvilhar com oregãos e levar ao forno até o queijo derreter.

É de comer e chorar por mais!

16:14

Bolo do pacotinho

Bolo do pacotinho
Para comemorar e agradecer as mais de 2000 visitas que este humilde blog já teve, deixo aqui a receita de um bolinho que, apesar de estar desconfiada que poderia não ser do meu agrado, ficou uma maravilha e muito fofinho.

O meu filho descobriu esta receita enquanto esteve em casa com varicela. Agarrou no meu computador e esteve a visitar os blogs que eu normalmente sigo :) E encontrou esta receita no blog da Pauluxa. Irei certamente fazer mais vezes e com outros sabores.

Aqui fica a receita para adoçar a boca, pois afinal de contas, é feito com pudim Boca Doce :)

Ingredientes:


1 pacote Boca Doce (eu usei de morango)
4 ovos
3 pacotes de farinha
3 pacotes de açúcar
1 pacote de leite
1 pacote de óleo
1 colher de café de fermento em pó

Numa tigela, colocar todos os ingredientes secos (usar o pacote Boca Doce para medir). Adicionar as gemas, o leite e o óleo e bater bem. Bater as claras em castelo e envolver com cuidado na massa.
Levar ao forno a 200ºC numa forma de chaminé untada e polvilhada com pão ralado até estar cozido.

Como foi feito com Boca Doce de morango ficou ligeiramente rosado o que agradou bastante à minha filhota que me ajudou imenso a fazer este bolinho. É facil e delicioso!

14:35

Guisado de grão com farinheira

Guisado de grão com farinheira
O tempo tem sido pouco para vir aqui e mostrar as coisinhas que tenho feito. Depois de uma semana em casa com o meu pequenote cheio de comichão por causa da varicela, mas a ter de estudar porque hoje já tinha ficha de avaliação de Língua Portuguesa, o cansaço foi tanto que nem forças tinha para vir actualizar o blog.
Espero que agora já consiga, pelo menos uma vez por semana, mostrar aqui as minhas aventuras e desventuras :)

Mas passando à receita!, fiz hoje guisado de grão com farinheira. Vi esta receita há dias no blog da Colher-de-Pau e tive de experimentar, porque se há coisa que se adore aqui em casa é grão e farinheira :)


Ingredientes:
2 colher de sopa de azeite
1 farinheira e meia
1 cebola pequena
1/3 de pimento vermelho
3 dentes de alho
1 mistura italina de especiarias para molho de tomate
2 batata média
550g de grão de bico cozido
1 lata pequena de tomate pelado
2 colheres de concentrado de tomate
200ml de água
sal e pimenta q.b.
coentros

Modo de preparação:

Aquece-se o azeite numa panela e junta-se a farinheira picada. Quando estiver dourada dos dois lados retira-se e escorre-se em papel absorvente para retirar a gordura em excesso.


Aloura-se a cebola no azeite. Depois adiciona-se a batata cortada aos cubinhos, o pimento cortado em pedaços pequeninos e deixa-se cozinhar por uns minutos. Junta-se então o alho picado, o grão, o tomate pelado e esmagado e a calda da lata, a água a ferver e o concentrado de tomate. Adiciona-se a mistura de especiarias, o sal e a pimenta e mexe-se. Quando levantar fervura adiciona-se a farinheira cortada em rodelas e deixa-se cozinhar por mais 15 min. Depois de o molho ficar espesso e a batata estar cozida, adiciona-se os coentros picados e serve-se com uma salada de alface e rúcula.


Bom apetite! Deliciem-se com esta maravilha para o palato! :-)
Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger