08:57

Broa de milho portuguesa / Portuguese cornmeal bread


Quando vou às compras, adoro espreitar todas as prateleiras à procura de novidades e de produtos mais saudáveis, para experimentar receitas novas. Foi o que aconteceu esta semana no Pingo Doce. Têm agora à venda pacotes de 1 kg de farinha de milho integral. Num dos lados do pacote trás a receita da broa de milho, e foi assim que um pacote veio comigo para casa e eu fiz esta broa deliciosa.

When I go shopping, I love peeking all the shelves in search of new and healthier products, to try new recipes. It happened this week in Pingo Doce. They now have to sell packages of 1 kg of whole corn flour. On one side of the package there's the recipe for corn bread, and that's how a package came home with me and I made ​​this delicious bread.


Ingredientes:


500g de farinha de milho integral
200g de farinha de trigo
450ml de água a ferver
20ml de água morna
12g de fermento fresco
9 gramas de sal


Numa tigela grande colocar o fermento e mexer junto com a água até este derreter. Juntar a farinha de milho, o sal e a água a ferver e mexer com uma colher ou então usar uma batedeira para não nos queimarmos. Depois da água absorvida, juntar a farinha de trigo e amassar até obter uma massa espessa. Se for preciso, juntar mais farinha de trigo. (Atenção que esta massa parece que fica mole em relação a outras massas de pão, mas é mesmo assim.)
Deixar levedar durante hora e meia. Findo este tempo, amassar rapidamente a massa, formar uma bola, colocar num tabuleiro e achatar ligeiramente. Deixar repousar durante 5 minutos e levar ao forno a 230ºC durante 1 hora.


Ingredients:


500g of whole corn flour
200g plain flour
450ml of boiling water
20ml of warm water
12g fresh yeast
9 grams of salt


In a large bowl put the yeast and mix with the water until it melts. Add the cornmeal, salt and boiling water and stir with a spoon or use a mixer. After the water absorbed, add the flour and knead until the dough is thick. If necessary, add more flour. (Note that this dough is softer compared to other doughs)
Let it rest for an hour and half. After this time, quickly knead the dough, form a ball, place on a baking sheet and flatten slightly. Let it stand for 5 minutes and bake at 230 ° C for 1 hour.


16 comentários:

  1. Ai amiga quando fui a Portugal me consolei adoro broa de milho, esta ficou maravilhosa, pena aqui não termos essa farinha, mas jà me consolei com os olhos!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola desculpa vir aqui falar num assunto que nao tem nada a ver com broa de milho.
      eu estou a tentar encontrar trabalho mas ca em portugal nao encontro nada, entao estou a pensar trabalhar no estrangeiro. se alguêm aqui me podéce ajudar ficava muito agradecido. rubensantos25@hotmail.com. com os melhores cumprimentos : ruben santos

      Eliminar
  2. Beth é pena que não encontres esta farinha. Eu vou concerteza voltar a fazer esta broa, ficou deliciosa :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A tua broa ficou com um aspecto fenomenal!

    ResponderEliminar
  4. Olá , gostei do seu blog, já fiz uma receita parecida , mas a sua fica muito melhor.
    Estou te seguindo siga-me também.

    conselhos-sabios.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Sofia,
    Venho agradecer a tua visita e o comentário tão simpático..e claro, conhecer o teu blog que já me encantou!
    A broa está com um aspecto mesmo caseiro e delicioso!!
    Por aqui consome-se muito a broa de milho, mutias delas cozidas em fornos de lenha...da minha infância tenho boas recordações de as comer ainda quentes, com a manteiga a derreter... gosto muito! Obrigada pela sugestão :)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. A broa está com um aspecto inacreditável. Se eu usar o fermento seco, Fermipan, em vez do fresco qual será a quantidade? Estou mortinha por experimentar. Parabéns pelo blog delicioso Inês

    ResponderEliminar
  7. Inês eu costumo fazer 20 g de fermento fresco = 10 g de fermipan. Por isso deverá bastar uma saqueta de fermipan.
    Depois diz-me como ficou :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Uma broa caseira que me encantou :) Vim conhecer o blog, dar uma espreitadela.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. A broa ficou optima! vou aventurar-me e fazer na mfp... bom fim de semana, bjks

    ResponderEliminar
  10. Não conheço essa farinha, mas vou ter que a procurar. Adoro broa de milho, e se é integral ainda melhor.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. A tua broa está um espetáculo , bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger