21:51

Pudim de claras com ovos moles

Eu não gosto de fazer caramelo. Aliás, eu tenho medo de fazer caramelo. Quando me casei, tentei fazer um pudim para o meu querido marido comer quando chegasse a casa e acabei por fazer uma queimadura bastante dolorosa na mão. A partir daí passei sempre a comprar o caramelo. Talvez um dia volte a tentar e talvez não me queime... MAS, estou para aqui a dizer isto porque eu queria fazer um pudim para o aniversário do meu marido e não tinha caramelo em casa. Não, não o fiz, por isso procurei uma alternativa. E foi assim que fiz pela primeira vez este pudim de claras delicioso e que fica lindo numa mesa de festa. Tão simples e tão rápido de fazer, como eu adoro e que faz um sucesso! Mas passemos à receita :-)





PUDIM DE CLARAS COM OVOS MOLES
Fonte: As receitas escolhidas de Maria de Lurdes Modesto, Verbo


Ingredientes:

6 claras
6 colheres de sopa de açúcar
raspa de 1 limão
manteiga

para os ovos moles:
125g de açúcar
1/2 dl de água
6 gemas

Procedimento:

Unta-se uma forma de chaminé com manteiga e reserva-se. Aquece-se o forno a 160ºC.
Bater as claras em meio castelo e junta-se o açúcar e a raspa de limão. Bate-se mais um pouco até se obter um meregue bem firme. Deita-se o merengue na forma e leva-se ao forno durante 15 minutos.

Entretanto fazem-se os ovos moles. Ferve-se a água com o açúcar até se obter ponto de pérola. Quando atingir o ponto de pérola, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Colocam-se as gemas numa tigela e adiciona-se a calda de açúcar em fio, mexendo sempre e rapidamente. Leva-se a lume brando e mexe-se até engrossar. Neste ponto retira-se do lume e transfere-se para uma tigela.

Quando se retira o pudim do forno, deixa-se repousar durante 5 minutos. De seguida desenforma-se e rega-se com os ovos moles. Leva-se ao frigorífico durante 2 horas e serve-se.




2 comentários:

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger