18:00

Bolinhas integrais de chocolate para o pequeno almoço

Os meus filhos adoram comer cereais ao pequeno almoço, mas cada vez que olho para os valores nutricionais dos cereais de compra, fico pasmada com a quantidade de açúcar que têm na sua composição. Já para não falar dos estabilizantes, corantes e outras coisas acabadas em -antes.
Já andava para fazer cereais caseiros, mas há sempre outra coisa para fazer e foi sempre sendo adiado. Este fim de semana, com a ajuda da minha filha, fiz uma receita baseada no que vi em vários blogs estrangeiros. Apesar da primeira tentativa ter ficado deliciosa (não sobrou nem uma migalha!), ainda precisava de uns ajustes. Hoje quando os miúdos foram para a escola, fui para a cozinha e lá fui fazer experiências e sairam uns cereais ainda melhores que os primeiros.
No momento em que escrevo isto,  a minha filha come os cereais com leite quente e só me mostra um polegar virado para cima e nem fala, só mastiga.
Como são caseiros e têm farinha integral, estas bolinhas deliciosas de chocolate satisfazem mais que os de compra. Sempre me fez impressão os meus filhos "despacharem" um pacote de cereais em tão pouco tempo, sabendo que grande parte do que estavam a ingerir era açúcar.
Nesta receita até podem por os vossos filho a ajudar a fazer as bolinhas de chocolate, pode-se, assim, tornar uma actividade em família!




BOLINHAS INTEGRAIS DE CHOCOLATE

Ingredientes:
1 copo de farinha de trigo sem fermento
1 copo de farinha de trigo integral
85g de chocolate em pó
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo de coco
1 colheres de chá de essência de baunilha
4 colheres de sopa de mel

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar dois tabuleiros grandes e forrar com papel vegetal.

Numa tigela colocar todos os ingrendientes e misturar com a mão. Quando a massa estiver homogénea, faz-se uma bola e polvilha-se levemente com farinha.

Polvilha-se a bancada com farinha e retira-se pedaços de massa do tamanho de uma clementina e faz-se um rolinho. Com uma faca cortam-se pedaços mais pequenos com 1 cm e enrolam-se em bolinhas com as mãos enfarinhadas.
Não encher demasiado os tabuleiros. Leva-se ao forno durante 15 a 17 minutos, sacudindo o tabuleiro de 5 em 5 minutos, para dourarem todos por igual. Quando saírem do forno ainda vão estar macios, mas ao arrefecer vão ficar estaladiços. Não façam como eu que da primeira vez deixei durante 30 minutos e as bolinhas ficaram tão rijas que nem amoleciam com o leite quente.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Guardar num frasco hermético. Servir com leite.



5 comentários:

  1. Adorei a ideia, ficaram lindas e imagino que bem boas
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Oi ,querida, boa noite!
    Muito boa dica! O aspecto é maravilhoso, sem contar o fato de ser mais natural, livre de tantos corantes,conservantes, etc ,etc... Vou fazer para o meu trio!
    Boa semana para vocês, beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  3. Que receita tão boa. Não tenho meninos, mas mesmo assim vou guardar a receita para quando quiser matar saudade do chocapic.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que ideia tão boa! Eu há muito que deixei de comer cereais precisamente por terem demasiadas coisas más!
    Gostei imenso da sugestão, aqui só encontro óleo de côco com sabor. Em Portugal já encontrei sem aroma, mas não há forma de ter o mesmo aqui. Substituo por azeite? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Sim, podes substituir por azeite, também resulta bem.
      Beijinhos :)

      Eliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger