12:04

Pão de forma caseiro

Com dois filhos, tem de haver pão em casa. A opção mais fácil é comprar o pão já feito, mas nem sempre é a mais saudável, pois a lista de ingredientes, por vezes, é interminável, com substâncias químicas quase impossíveis de pronunciar.
Para variar, fiz pão de forma para fazer sandes e torradas, em vez de fazer baguetes ou bolinhas, e resultou muito bem, não tendo sobrado nem uma fatia.
Esta receita rende dois pães e pode-se fatiar e guardar no congelador dentro de um saco hermético. Esta receita tem também a possibilidade de ser feita de forma a ajustar-se à dieta vegetariana, bastando para isso, substituir o leite de vaca por leite vegetal e a manteiga por margarina 100% vegetal.

Ingredientes

500 ml de leite de vaca ou vegetal
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro Condi
150 g de margarina ou manteiga amolecida
Sal a gosto
750 g de farinha sem fermento

Amornar o leite, dissolver o fermento de padeiro e deixar repousar até formar espuma à superfície.
Num alguidar por a farinha e o sal. Juntar a mistura de leite e fermento e a margarina. Amassar até se formar uma bola de massa e depois continuar a amassar numa superfície enfarinhada até se soltar das mãos. Deixar a massa levar no alguidar tapado com um pano, até dobrar de volume.
De seguida amassa-se novamente durante cerca de 10 minutos ou até a massa estar macia e elástica. Nesta altura, divide-se a massa ao meio. Ao primeiro pedaço de massa, estende-se na forma de um rectângulo e enrola-se num rolo e coloca-se numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha. Repete-se o processo com o segundo pedaço de massa. Tapam-se novamente com um pano e deixam-se a levedar durante cerca de uma hora.
Entretanto aquece-se o forno a 180ºC. Quando a massa tiver levedado, colocam-se as formas no forno,  ficando a cozer durante 20 minutos ou até fazer um som oco quando se bate no pão. Ao sair do forno os pães devem ser transferidos para uma rede onde ficam a arrefecer.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Uau! Está com um excelente aspecto! Vou levar esta receita comigo para testar ;) Adoro pão caseiro.

    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
  2. Partilho a mesma opinião!
    Um pãozinho delicioso!
    Beijoca

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bom! Os meus filhos adoram pão de forma por isso vou experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
  4. Muito mais saudável e parece super fofo. Adorei minha querida Sofia,

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Adoro pão feito em casa. Às vezes até tenho medo de comprar pão, pois é como dizes, a lista de ingredientes é interminável! E já tive o desgosto de comprar pão que era simplesmente intragável.
    Quando faço pão em casa, faço à antiga, em forno de lenha (tenho a sorte de poder fazê-lo...) e é aos 10 quilos de farinha de cada vez. Mas esta é uma ótima alternativa! E mais rápida ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger