10:26

Cevada cremosa gratinada

Tenho visto em várias revistas italianas que a cevada é servida como acompanhamento. Numa tentativa de diversificar os acompanhamentos das nossas refeições, decidi experimentar e nós adorámos. Quase parece um risoto, e a cevada liga mesmo muito bem com a noz moscada.
Podem encontrar cevada em grão nas lojas de produtos naturais. Este prato não resulta da mesma forma com cevada prensada. Quando comprarem cevada tenham em atenção o tempo de cozedura indicado na embalagem. A minha coze em 30 minutos, mas algumas embalagens indicam que precisa de 50 minutos.




CEVADA CREMOSA GRATINADA

Ingredientes (para 4 pessoas):
250g de grãos de cevada integral
1 copo de queijo mozzarella ralado
1/2 copo de queijo Parmesão
1/2 copo de leite
1/2 copo de natas
1/2 embalagem de ricotta
2 mãos cheias de espinafres
1 dente de alho
azeite
pão ralado
queijo mozzarella e Parmesão ralado para polvilhar
sal, pimenta preta e noz moscada


Pré-aquecer o forno a 200ºC com o grill ligado.
Cozer a cevada de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto a cevada coze, salteiam-se os espinafres numa frigideira com um fio de azeite e o dente de alho, até murcharem. De seguida picam-se finamente os espinafres com uma faca e reservam-se.
Quando a cevada estiver cozida (ter em atenção que a cevada fica sempre um bocadinho al dente) escorre-se e junta-se de imediato os queijos, as natas, o leite, o ricotta e os espinafres. Mistura-se bem os ingredientes e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. A consistência desejada deverá ser de um risotto cremoso.
Transfere-se a cevada cremosa para um recipiente de pirex e polvilha-se com os queijos e o pão ralado. Leva-se ao forno a gratinar durante uns minutos e serve-se de imediato.


1 comentário:

  1. Ainda nunca experimentei cevada mas tenho a certeza que assim gratinada fica ótimo! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger