18:04

Sexta-Feira Vegetariana - Bolinhos de courgette

Um dia destes vi uma receita de almôndegas de courgette e fiquei vidrada nessa receita. Tinha que a fazer, mas acabei por mudar um bocadinho a receita e juntei mais uns ingredientes. Não lhes chamo almôndegas, porque para mim parecem-me mais uns bolinhos. 
Podem ser comidas como almôndegas, ou podem ser servidas como entrada com molho de tomate. 









2 courgettes com casca raladas
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picado
sal e pimenta
150 g de tofu desfeito em pedacinhos
50 g de alheira de seitan
1 copo de pão picado na picadora
1/2 copo de pão ralado, mais um pouco para enrolar
1 copo de queijo Parmesão ralado
2 colheres de sopa de salsa picada
1 ovo


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar um tabuleiro e forrar com papel vegetal.

Aquecer o azeite numa frigideira larga e saltear a courgette com o alho picado. Quando perder a humidade, junta-se o tofu e a alheira de tofu desfeitos. Mistura-se, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar durante 2 minutos.

Transfere-se a mistura de courgette para uma tigela larga e juntam-se os restantes ingredientes. Junte o pão ralado no fim para poder ajustar a consistência da mistura. Se estiver muito difícil de trabalhar junte mais pão ralado. Depois de se misturar tudo, deve-se comseguir retirar um bocado de mistura sem que se cole às mãos.
Com um pouco de pão ralado nas mãos enrola-se em bolinhas e dispõem-se no tabuleiro forrado com papel vegetal.

Vai ao forno durante 20 minutos ou até ficarem douradas. Retira-se do forno e podem-se consumir de imediato ou então congelar para mais tarde comer. Eu guardo em caixas de pirex no congelador para ter para uma refeição de urgência ou para acompanhar uma sopa ao jantar.


Receita retirada do blog SkinnyTaste


7 comentários:

  1. Adoro experimentar todo o tipo de cozinha e isto não vai ser excepção!

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tão melhor do que de carne!! Adorei!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei da lista de ingredientes, são bem ao meu gosto.
    Ficaram lindas.
    BOm fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou adorar essaessas bolinhas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bolinhos deliciosos!!!
    Adorei a sugestão e o aspecto!!!!
    Beijinho!
    Feliz Semana 🌷

    ResponderEliminar
  6. Eu não sou nada vegetariana...mas esses tem bom aspeto!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que bolinhas maravilhosas!! Podes crer que vão ficar na minha lista!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger