Empadas Deliciosas de Galinha

22:49

Se há uma coisa que a minha família adora são estas empadas de galinha. Sim dão trabalho, mas são tão boas e saborosas, e a massa, simples de fazer, fica quase que folhada e com tanto sabor, complementando na perfeição o seu recheio. Sim, é verdade que estas empadas não são para quem está de dieta, mas também não é todos os dias que se fazem estas verdadeiras delícias. Além disso, estas empadas são perfeitas para uma festa e em festas não se medem calorias.
Agora, querem saber o segredo para fazer uma massa de empada perfeita? Não poupem na manteiga! Este é o primeiro segredo. O segundo é usar o líquido de cozer o frango e o chouriço, em vez de água, para fazer a massa. Todo aquele sabor das carnes, do chouriço e das ervas e especiarias, vão elevar esta massa, para algo tão delicioso, que vai ser difícil de parar de comer. Agora que vos revelei os meus segredos, não deixem de experimentar esta receita e vão ver que não se arrependerão.





EMPADAS DELICIOSAS DE GALINHA
(Receita da massa adaptada de uma receita da Maria de Lourdes Modesto)

Ingredientes:(para 24 empadas)

para o recheio:
meio frango do campo
2 fatias de entremeada
3/4 de chouriço de carne de boa qualidade
sal
1 colher de chá tomilho seco
1 folha de louro
2 cravinhos
1 colher de sobremesa mal cheia de grãos de pimenta preta
250ml de vinho branco

para a massa:
450g de farinha (sem fermento)
180g de manteiga gelada
1 colher e meia de sopa de azeite
1,5dl do caldo de cozer as carnes
sal a gosto

1 ovo para pincelar

Preparação

Começa-se por se cozer as carnes na panela de pressão. Na minha panela de pressão bastam 25 minutos para que as carnes fiquem bem cozidas, mas este tempo pode variar de panela para panela. Para isso colocam-se as carnes e o chouriço na panela, com as especiarias, as ervas aromáticas e o sal. Tapa-se com água e junta-se o vinho branco. Tapa-se a panela e, quando ganhar pressão contam-se os 25 minutos. Quando a panela perder pressão, retiram-se as carnes e o chouriço para uma travessa para que arrefeçam um pouco. 
Reserva-se uma parte do caldo de cozedura para a massa e deixa-se arrefecer por completo.

É fundamental para esta receita que a manteiga e o caldo estejam gelados. Coloca-se a farinha e o sal numa tigela larga e junta-se a manteiga cortada em cubinhos e o azeite. Amassa-se rapidamente com as pontas dos dedos até que se obtenha uma espécie de areia. De seguida adiciona-se a água e amassa-se o suficiente para que se forme uma bola de massa macia e uniforme.
Cobre-se com pelicula aderente e leva-se ao frigorífico durante 30 minutos.

Entretanto untam-se levemente 24 formas de queques com manteiga e desfiam-se as carnes e corta-se o chouriço em pedacinhos, eliminando as peles e os ossos.

Estende-se a massa e cortam-se rodelas de massa de forma a que esta fique com meio centímetro para fora da forma. Cortam-se também umas rodelas de massa de diâmetro igual às formas para servir de tampa.
Forram-se as formas com a massa, recheia-se com as carnes e o chouriço e tapa-se com uma rodela de massa. Empurra-se o excesso de massa da base para cima da tampa e repete-se até que fique tudo selado em volta. Pincela-se com ovo. Repete-se a operação em todas as formas até esgotar a massa e as carnes.
Coloca-se todas as formas em tabuleiros e leva-se ao forno pré aquecido a 180ºC até as empadas ficarem douradas (entre 20 a 25 minutos).
Assim que estiverem assadas retiram-se das formas, para que não ganhem humidade na base e fiquem sequinhas. Apreciem! E se tiverem alguma dúvida não hesitem em contactar-me.



You Might Also Like

6 comentários

  1. Ficaram fantásticas!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que delicia! Fiquei mesmo com vontade de comer umas 3!!!
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
    Contamos contigo? :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe