21:46

Saiba quais os menus mais saudáveis para casamentos



Nos casamentos ainda é muito comum existirem aqueles menus tipicamente portugueses, muito calóricos, pesados, cheios de molhos e gorduras, que nos ficam no estômago durante horas. Quando não podemos fugir deles, o truque é comer pouco, até porque são servidos vários pratos na refeição principal e, até ao fim da noite, os petiscos continuam expostos para toda a gente. Sem esquecer a sopa servida ao jantar, se a festa se estender até de madrugada. 

No entanto, há cada vez mais noivos a terem esta questão em grande conta, acabando por preferir comida bem mais saudável, também devido às intolerâncias alimentares que têm vindo a afectar imensa gente nestes últimos anos. Por isso, já existem cerimónias onde não são vistos o arroz de marisco ou a carne com as batatas assadas, mas sim outros pratos mais ligeiros e, posso dizer, até fora do comum. Uns chegam mesmo a estar tão bem elaborados que se tornam dignos de umas quantas fotografias por parte dos fotógrafos de casamentos. Aqui ficam alguns exemplos:


Sushi

A moda do sushi chegou e veio para ficar, conquistando imensos adeptos pelo nosso país. Num casamento, este prato é uma óptima escolha, pois possibilita que os convidados comam apenas as quantidades que desejem, perante uma grande variedade de peças. Com ou sem molho de soja, é uma excelente opção! 


Grelhados

Quer seja de carne ou de peixe, não há nada melhor do que ser fiel à nossa cozinha mediterrânica. E percebe-se porquê: para além dos fantásticos sabores que estas comidas proporcionam, os grelhados são bastantes saudáveis e de fácil digestão.


Canapés e mini petiscos mais saudáveis

É também muito recorrente a oferta de petiscos (pastéis de bacalhau, croquetes e rissóis) antes da grande entrada para o salão da festa. Porém, a nova tendência dita que os canapés, as mini sandes e as mini quiches mais saudáveis podem fazer parte do próprio menu, por serem petiscos muito mais saborosos, mais fáceis e mais rápidos de comer. Com fruta, vegetais, legumes e outros ingredientes pouco ou nada calóricos, não há quem resista a estas mini perdições.


Menus vegans ou com alimentos biológicos

Como já foi referido, as alergias/intolerâncias alimentares estão a fazer parte da vida de muitas pessoas. A doença celíaca, a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca são apenas algumas intolerâncias que transtornam a vida de muita gente, não esquecendo os problemas gastrointestinais que afectam fortemente grande parte da população portuguesa. De forma a que se possa comer sem medos, muitos noivos tendem também a optar por menus - ou alguns pratos - vegans ou por alimentos biológicos, que, por não terem químicos na sua composição, são muito mais saudáveis para o organismo.


Sumos naturais e bebidas sem açúcar

Nos menus saudáveis não entram os refrigerantes, os sumos concentrados e as bebidas cheias de açúcar. Em substituição, escolhem-se os sumos de fruta naturais, os batidos ou os chás caseiros, feitos com pouca ou nenhuma fonte de açúcar. Para além de não engordarem, são bastante nutritivos e deliciosos.  



Já não há motivos para não se apostar neste tipo de pratos, quer seja nos casamentos, como em qualquer tipo de eventos, pois são todos deliciosos e fazem muito bem à saúde. E isso, no fundo, é o que mais importa! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger