15:03

Biscoitos de doce de leite

Biscoitos de doce de leite
Quando levo os meus filhos à natação ou tenho de esperar por eles quando têm alguma actividade escolar, levo sempre comigo uma revista ou um livro de culinária. Porquê? Porque não me consigo concentrar noutro tipo de livro, pois estou sempre a espreitar para os miúdos e a apreciar o que estão a fazer. Assim vou folheando o livro ou a revista e vou-me inspirando para as refeições que tenho de fazer.
Foi assim que me cruzei com estes biscoitos no livro "Comida Caseira" do Gordon Ramsay. Apesar de já ter pensado muitas vezes em fazê-los, ficavam sempre para a próxima e nunca se concretizavam. Mas um dia destes acabei por os fazer e digo-vos que são fantásticos.




BISCOITOS DE DOCE DE LEITE
Receita retirada do livro "Comida Caseira" de Gordon Ramsay

Ingredientes (faz 8):
150g de açúcar
250g de manteiga com sal à temperatura ambiente
1 ovo grande
1 vagem de baunilha (apenas as sementes)
250g de farinha sem fermento
90g de amido de milho
1/2 colher de chá de fermento
250g de doce de leite ou de leite condensado cozido

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro grande com papel vegetal.
Colocar o açúcar e a manteiga numa batedeira e bater até se obter uma mistura fofa. Juntam-se as semente de baunilha e o ovo.

Peneira-se a farinha, o amido de milho e o fermento para a taça e mistura-se sem bater demais. Fazem-se 16 bolinhas iguais e colocam-se no tabuleiro bem espaçadas. Pressionam-se as bolinhas de massa com a palma da mão para as achatar. Guardar no frigorífico durante 10 minutos. Vão ao forno durante 10 a 15 minutos, ou até estarem douradas.

Deixar arrefecer numa rede. Quando estiverem frios barram-se as bases planas de 8 dos biscoitos com o creme de leite e tapam-se com os restantes biscoitos fazendo uma sanduiche.
Com leite, chá ou sozinhos, estes biscoitos são maravilhosos numa tarde fria de inverno.



10:04

Enrolados de Espinafres e Feta

Enrolados de Espinafres e Feta
Há semanas em que estou demasiado preguiçosa para decidir o que fazer durante a semana, por isso pego num livro que adore e escolho uma receita para cada refeição da semana. Foi o que aconteceu esta semana. Peguei no livro "Dia a Dia - Receitas para toda a semana" da Mafalda Pinto Leite e todas as refeições que fizemos esta semana sairam de lá. Se ainda não conhecem o livro, recomendo vivamente! Tem receitas brilhantes, deliciosas e muito práticas de confeccionar.




ENROLADOS DE ESPINAFRES E FETA
Adaptado do livro "Dia a Dia - Receitas para toda a semana" de Mafalda Pinto Leite

Ingredientes (faz 6)
12 folhas de massa filo
200g de espinafres
1 cebola picada
250g de queijo feta partido em pedaços pequenos
1 colher de chá de paprica fumada (ou da normal)
1 colher de chá de oregãos
1/4 de colher de chá de piri-piri
2 colheres de sopa de manteiga derretida
150g de fiambre picado
Azeite
Sal e pimenta

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Aquece-se um fio de azeite numa frigideira e adiciona-se a cebola, a paprica fumada, os oregãos e o piri-piri. Deixa-se refogar até a cebola ficar translúcida. Acrescentam-se os espinafres e cozinha-se até murcharem. Retiram-se do lumee transferem-se para uma tigela. Adiciona-se o fiambre, o queijo feta e tempera-se com sal e pimenta. Reservar.

Cortam-se as folhas de massa filo longitudinalmente e tapam-se com um pano húmido para não secarem. Coloca-se uma das folhas na bancada de trabalho e pincela-se com a manteiga derretida. Cobre-se com outra folha, pincela-se com manteiga novamente e repete-se a operação até se obter um pilha de 4 folhas. Coloca-se 1/6 do recheio de espinafres na extremidade mais curta e enrola-se dobrando os lados. Repete-se o processo para as restantes folhas de massa filo e recheio.
Pincelam-se os rolos e levam-se ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 10 a 15 minutos, até ficarem estadiços e dourados.
Podem ser servidos quentes ou à temperatura ambiente.




10:26

Cevada cremosa gratinada

Cevada cremosa gratinada
Tenho visto em várias revistas italianas que a cevada é servida como acompanhamento. Numa tentativa de diversificar os acompanhamentos das nossas refeições, decidi experimentar e nós adorámos. Quase parece um risoto, e a cevada liga mesmo muito bem com a noz moscada.
Podem encontrar cevada em grão nas lojas de produtos naturais. Este prato não resulta da mesma forma com cevada prensada. Quando comprarem cevada tenham em atenção o tempo de cozedura indicado na embalagem. A minha coze em 30 minutos, mas algumas embalagens indicam que precisa de 50 minutos.




CEVADA CREMOSA GRATINADA

Ingredientes (para 4 pessoas):
250g de grãos de cevada integral
1 copo de queijo mozzarella ralado
1/2 copo de queijo Parmesão
1/2 copo de leite
1/2 copo de natas
1/2 embalagem de ricotta
2 mãos cheias de espinafres
1 dente de alho
azeite
pão ralado
queijo mozzarella e Parmesão ralado para polvilhar
sal, pimenta preta e noz moscada


Pré-aquecer o forno a 200ºC com o grill ligado.
Cozer a cevada de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto a cevada coze, salteiam-se os espinafres numa frigideira com um fio de azeite e o dente de alho, até murcharem. De seguida picam-se finamente os espinafres com uma faca e reservam-se.
Quando a cevada estiver cozida (ter em atenção que a cevada fica sempre um bocadinho al dente) escorre-se e junta-se de imediato os queijos, as natas, o leite, o ricotta e os espinafres. Mistura-se bem os ingredientes e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. A consistência desejada deverá ser de um risotto cremoso.
Transfere-se a cevada cremosa para um recipiente de pirex e polvilha-se com os queijos e o pão ralado. Leva-se ao forno a gratinar durante uns minutos e serve-se de imediato.


15:55

Panacota de coco e maracujá

Panacota de coco e maracujá
Já andava para fazer panacota há imenso tempo. Assim que vi esta receita na revista Good Food, ficou logo decidido que ia ser a sobremesa do Ano Novo. O mais giro é que escrevi a receita e depois andei dias à procura do papel. Aqui fica a receita para vocês, não tenham medo de fazer pois é muito simples de fazer e o resultado final é fabuloso! Cremosas e um delicado sabor a maracujá e coco, não há como resistir!




PANACOTA DE COCO E MARACUJÁ

Ingredientes:
8 maracujás
300ml de natas
160ml de leite de coco
140g de açúcar
sumo de meio limão
12 gramas de gelatina em pó

Cortam-se 6 maracujás ao meio e deita-se a polpa para um tachinho. Junta-se o leite de coco, as natas e o açúcar. Deixar levantar fervura, mexendo sempre até dissolver o açúcar. Nesta altura, baixa-se o lume e retiram-se 4 colheres de sopa deste creme e junta-se à gelatina em pó. Mistura-se bem e quando estiver bem dissolvida, adiociona-se ao creme no tacho. Mistura-se rapidamente e retira-se do lume.

Coloca-se um passador fino sobre uma tigela e filtra-se o creme para dentro de um jarro pequeno, para separar as sementes do maracujá. Distribuem-se por 4 formas de panacota e levam-se ao frigorífico durante 4 horas para ficarem firmes.

Na hora de servir, enche-se uma tigela com água quente (não a ferver) e coloca-se a forma da panacota durante breves segundos na água. Passa-se uma faca para separar bem as laterais da panacota e volta-se a forma para um prato. Repete-se a operação para as restantes formas. Cortam-se os 2 maracujás ao meio e coloca-se o interior de cada metade no topo da panacota.
Espero que gostem!


12:35

Copos merengados

Copos merengados
Eu adoro fazer sobremesas, e adoro ainda mais comê-las! Estes copos merengados são uma adaptação de uma receita que vi este mês na revista "Cozinhar é Fácil Especial" nº24.
Ficaram tão bonitos e tão saborosos, que desapareceram num instante! São 3 camadas de puro prazer!




COPOS MERENGADOS

Ingredientes (4 copos):
3 claras
120g de açúcar em pó
50g de bolacha Maria

para o creme de pasteleiro:
2,5dl de leite
50g de açúcar
35g de farinha
3 gemas
1 colher de chá de extracto de baunilha
raspa de 1 limão
1 pitada de sal

Começa-se por fazer o creme de pasteleiro. Leva-se o leite ao lume até ferver. Numa tigela mistura-se o açúcar com a farinha, as gemas, a baunilha e o sal. Junta-se esta mirtura ao leite (fora do lume) e mistura-se bem com uma vara de arames. Leva-se de volta ao lume e deixa-se cozinhar em lume brando até começar a engrossar. Retira-se do calor e deixa-se arrefecer numa tigela. Quando estiver frio, bate-se com uma vara de arames e transfere-se para um saco de pasteleiro sem ponta.

De seguida batem-se as claras em castelo e, quando começar a formar espuma, junta-se a pouco e pouco o açúcar em pó. Continua-se a bater até se obter um merengue bem firme e brilhante. Coloca-se dentro de um saco de pasteleiro com uma boquilha de estrela grande e reserva-se.

Colocam-se as bolachas num saco e esmagam-se com a ajuda de um rolo da massa.

Agora está tudo pronto e pode-se começar a montar a sobremesa:
Distribui-se a bolacha ralada pelos 4 copos de pé alto. Com a ajuda do saco de pasteleito, distribui-se o creme por cima da bolacha. E finalmente, divide-se de forma igual o merengue, fazendo uma espiral até chegar ao topo do copo.
Para finalizar queima-se o topo com um maçarico de cozinha. Leva-se ao frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos.



Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger