01:23

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de Couves de Bruxelas com Maçã e Nozes

Eu canso-me de comer sempre o mesmo, e, apesar de adorar salada de alface, por vezes apetece-me variar e sair da rotina. Ontem, encontrei couves de Bruxelas fresquinhas no supermercado e com as nozes dos Frutos de Vettania que tenho, estava dado o mote para uma salada diferente. As nozes são fundamentais nesta salada, pois é o que vai dar uma textura estaladiça, mas também devem ser de excelente qualidade.
Confesso que não estava à espera de gostar tanto destas couves cruas. Sempre as comi cozidas ou assadas e não gosto muito, mas cruas nesta salada até me esqueci que eram couves de Bruxelas e achei delicioso!




SALADA DE COUVES DE BRUXELAS COM MAÇÃ E NOZES


Ingredientes:
500g de couves de Bruxelas
1 maçã de Alcobaça
1 limão
1 mão cheia de nozes descascadas Frutos de Vettonia
1 chalota

vinaigrette:
120ml de azeite
45 ml de vinagre de vinho tinto
1 colher de sobremesa (rasa) de xarope de ácer (ou mel)
1 colher de sopa (rasa) de mostarda
sal e pimenta
1 dente de alho picado muito finamente





Procedimento:
Começa-se por torrar as nozes durante 5 minutos no forno a 180ºC. 
Limpam-se as couves de Bruxelas e retiram-se as folhas exteriores que estejam deterioradas. Com a ajuda de uma mandolina, cortam-se as couves muito fininhas para dentro de uma tigela grande. Também com a mandolina, corta-se a chalota em meias luas muito finas. De seguida corta-se a maçã em palitos muito finos para uma tigela pequena e rega-se com sumo de limão para não oxidar. Eu usei uma mandolina, mas podem perfeitamente cortar com uma faca.
Com uma faca cortam-se as nozes já frias. Junta-se tudo às couves de Bruxelas.

Colocam-se todos os ingredientes da vinaigrette numa tigela, bate-se com uma vara de arames e deita-se na salada. Mexe-se bem até ficar tudo bem envolvido. Deixa-se repousar 45 minutos no frigorífico (não saltem este passo, é importante para a couve murchar um pouco) e serve-se.
Podem servir como refeição principal ou como acompanhamento de carnes.



1 comentário:

  1. Tenho de exprrimentar pois sou fã de couves de bruxelas! Hoje também foi uma sexta vegetariana cá em casa! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger