11:27

Tartes de cebola e queijo de cabra

Já vos aconteceu estar a ver televisão, ver uma receita e pensarem que têm mesmo de a fazer? Foi o que me aconteceu! A semana passada estava a ver o programa "Mary Berry's Absolute Favourites" no 24Kitchen, e quando surgiu esta receita, fui logo ao frigorífico ver se tinha tudo o que era necessário... e tinha!!
São muito mais simples de fazer do que parece, e o resultado é simplesmente fabuloso. Esta tarte é uma sinfonia de sabores e texturas na nossa boca. O doce da cebola contrasta com o queijo de cabra salgado, e a crocância das nozes da massa das tartes contrasta com a suavidade do queijo e da cebola caramelizada. Tão, tão bom, que desapareceram todas num instante!





TARTES DE CEBOLA E QUEIJO DE CABRA
(RECEITA RETIRADA DO PROGRAMA "MARY BERRY'S ABSOLUTE FAVOURITES")

Ingredientes:(faz 9 tartes)

para a massa
175g de farinha sem fermento
100g de manteiga gelada
1 colher de sopa de água gelada
1 ovo
30g de nozes Frutos de Vettonia
Sal e pimenta preta

para o recheio
1colher de sopa de azeite
500g de cebola
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar amarelo
300g de queijo de cabra (vejam o link para saberem exactamente qual é o queijo)
2 ovos
salsa fresca




Procedimento:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro largo a aquecer no forno.

Para fazer a massa, coloca-se a farinha, a manteiga e o sal numa tigela e trabalha-se com os dedos até se obter uma "areia". Junta-se o ovo batido e a água e mexe-se o suficiente para se formar uma massa homogénea.

Polvilha-se a bancada com farinha e estende-se a massa até ficar com cerca de 3mm de altura. Distribui-se a noz picada, em pedaços pequenos, pela massa e pressiona-se com o rolo da massa, com cuidado para não rasgar a massa.

Unta-se as formas de tarte pequenas com manteiga e forram-se com a massa. Colocam-se as formas com a massa no frigorífico até serem necessárias.

Para o recheio, aquece-se o azeite numa frigideira larga com tampa, juntam-se as cebolas cortadas em meias luas finas e deixa-se cozinhar em lume alto durante 2 minutos, vigiando e mexendo com regularidade para não queimar. Baixa-se o lume, tapa-se e deixa-se cozinhar durante 10 minutos, ou até ficarem suaves. De seguida rega-se com o vinagre balsâmico e envolve-se o açúcar amarelo. Cozinha-se durante 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar escura (mas não queimada) e caramelizada. Transferir para um prato e deixar arrefecer.

Coloca-se o queijo de cabra, o ovos e 1 colher de sopa de salsa numa tigela e bate-se até se obter uma mistura cremosa. Tempera-se com sal e pimenta.

Pica-se o fundo das tartes com um garfo. De seguida distribui-se a cebola caramelisada pelas tartes e cobre-se com a mistura de queijo de cabra.

Levar ao forno durante 20 minutos, ou até o fundo estar cozinhado e o quejo ficar ligeiramente dourado e firme. Polvilhar com salsa fresca picada e servir mornas ou frias.





3 comentários:

  1. Belas tartes. Já comia uma.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/sopa-de-feijao.html

    ResponderEliminar
  2. Ficaram bem bonitas, e com o queijo e tudo devem ter um sabor muito bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Excelente aspecto!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger