17:19

Quadrados Estaladiços de Cevada, Amêndoa e Chocolate Negro

Nós adoramos barras de cereais, mas raramente as compro por terem tanto açúcar e estabilizantes. Além disso, gostamos delas bem estaladiças e as de compra nem sempre o são. 
Por outro lado eu gosto de variar e quando olho para as prateleiras dos supermercados, vejo sempre mesmo, a aveia ou cereais açucarados como base. Há tantos cereais, porquê usar a aveia na maioria das vezes?!
Há uns dias, a jeito de improviso, comecei a misturar aquilo que gostamos. Confesso que quando o tabuleiro saiu do forno a mistura estava bem (mesmo muito) solta e eu pensei que fora uma tentativa falhada, e em vez de conseguir umas barras de cereais, tinha feito granola. Mas não!! Depois de deixar o tabuleiro a arrefecer, quando voltei à cozinha, tinha exactamente o que queria. Um bloco estaladiço! Até dei pulinhos de contente (sim eu faço dessas coisas)!
Ideais para lanches, como snack a meio da manhã e até partido em pedaços pequenos para comer com iogurte, estes quadrados são deliciosos e "guilt free".





QUADRADOS ESTALADIÇOS DE CEVADA, AMÊNDOA E CHOCOLATE NEGRO

Ingredientes:

120g de cevada prensada
100g de amêndoa laminada
80g de mistura de sementes (pevides, sementes de girassol e sésamo)
100g de arroz Puff biológico Seara
50g de açúcar mascavado
125ml de mel
70ml de óleo de linhaça
100g de chocolate negro

Procedimento:

Aquece-se o forno a 160ºC. Forrar um tabuleiro quadrado (30x30) com papel vegetal.

Levar a cevada, a amêndoa, o arroz puff e as sementes a torrar no forno no tabuleiro forrado, durante 5 a 8 minutos. Transferir a mistura de cevada e sementes para uma tigela funda. Reservar.

Entretanto, num tachinho, aquecer o mel, o açúcar e o óleo de linhaça, até o açúcar estar dissolvido. Deitar a mistura de mel na tigela com a mistura de cevada e misturar bem até todos os pedacinhos ficarem cobertos.

Transferir a mistura de cevada e mel para o tabuleiro forrado e pressionar com uma espátula. Nesta fase, a mistura está extremamente solta e peganhosa, por isso a espátula é a melhor ferramenta para pressionar e nivelar a mistura.

Leva-se ao forno até a superfície apresentar cor de ambar (como se vê nas fotos). Serão precisos pelo menos uns 20 minutos (esqueci-me de contar bem o tempo). Mas o principal é a superfície ficar bem dourada. 

Depois de retirar do forno, resistam e não toquem, nem agitem o tabuleiro. Será uma mistura solta, mas deixem arrefecer completamente e ficarão com um quadrado grande bem rijo. Não retirar do tabuleiro.

Derrete-se o chocolate em banho Maria e cobre-se a mistura arrefecida, distribuindo o chocolate com uma espátula. Deixa-se solidificar o chocolate completamente.

Retira-se, com a ajuda do papel vegetal, corta-se em quadrados ou rectângulos e guarda-se num recipiente hermético.



2 comentários:

  1. Estas parecem bem boas e têm um ar pecaminoso até! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sendo um regular praticante de atividade física, penas acrescentaria um pouco de proteína, mas parecem deliciosas sim senhora! :D

    http://thewolfofpopcornstreet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger