10:54

Bolo de Laranja e Amêndoa (sem farinha de trigo, lacticínios e açúcar refinado)

O meu pai celebrou, esta semana, mais um aniversário, e eu tinha que fazer um bolinho de aniversário para ele. Como os meus pais têm alguns problemas de saúde a ter em atenção, o bolo tinha de ser mais saudável e por isso lá me pus a magicar o que iria fazer. Ora se o meu pai adora bolo de laranja e adora amêndoas, não foi difícil decidir.

Este bolo apareceu de inspiração e confesso que fiquei verdadeiramente surpreendida por ter resultado tão bem! Não cresceu muito, mas ficou super fofinho devido à farinha Maizena e com um sabor ultra delicioso a laranja e o crocante da amêndoa eleva ainda mais este bolo.

Tenho usado com bastante frequência a farinha de espelta em substituição da farinha de trigo e confesso que não se nota grande diferença. Contudo, utilizando o açúcar de coco, os bolos ficam mais escuros, quase que parece que são feitos com melaço.

Nem se vão lembrar que este bolo não tem farinha de trigo, nem lacticínios, nem açúcar refinado! 😉







BOLO DE LARANJA E AMÊNDOA

Ingredientes:
1 e 1/4 copos de farinha de espelta integral
1/8 copo de farinha Maizena
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
60ml de leite de amêndoa (sem açúcar)
100g de açúcar de coco
3/4 copos de óleo de coco (macio, sem se derreter)
raspa de 2 laranjas
sumo de meia laranja
1/2 copo de amêndoas laminadas


Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar o fundo e a lateral de uma forma redonda de 20cm de diâmetro com óleo de coco e papel vegetal.

Numa tigela misturar a farinha de espelta, a farinha Maizena e o fermento em pó.

Bate-se o óleo de coco com o açúcar de coco, até se obter uma mistura cremosa. Adicionar os ovos, um de cada vez e o leite de amêndoa.

De seguida, junta-se o sumo e a raspa de laranja. Adiciona-se a mistura de farinhas e  mistura-se até estar completamente incorporada.

Transferir a massa para a forma forrada, polvilhar com a amêndoa laminada e levar ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até ficar dourado e e palito sair seco quando espetado no centro do bolo.

Decorar com raspa de laranja e uma rodela de laranja.


1 comentário:

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger