09:05

Borrego Guisado com Cogumelos e Vinho Tinto

Sabem aquelas alturas em que abrimos o congelador e temos tanta coisa lá dentro, mas nunca é a hora certa de as fazer? Pois eu fiz uma lista do que tinha no meu congelador e estabeleci um grupo de receitas que fui fazendo.

Nessa lista estavam uns pedaços de borrego que incluía costelas, perna e pescoço. Sem saber muito bem o que fazer, decidi dar uma volta à gaveta dos legumes para tentar procurar inspiração. E encontrei-a numa embalagem de cogumelos e num resto de vinho tinto que sobrou de uma refeição anterior.

Esta receita leva tempo a fazer, pois deve cozinhar em lume brando até a carne ficar super tenra e se soltar dos ossos. Por isso, é ideal para se fazer num fim de semana, com tempo, e apreciar calmamente em família com um bom vinho tinto.




BORREGO GUISADO COM
COGUMELOS E VINHO TINTO

Ingredientes:

1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de azeite
1,5 kg de pedaços de borrego
1 colher de sopa de mostarda Dijon
3 raminhos de tomilho fresco
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
sal e pimenta
2 tomates grandes bem maduros
250g de cogumelos fatiados
2 cenouras descascadas e cortadas em rodelas
300ml de vinho tinto
1 colher de sopa de vinho do Porto


Preparação:

Num tacho largo aquece-se o azeite e a cebola, deixando cozinhar até o cebola estar translúcida. De seguida junta-se a carne e deixa-se alourar. Junta-se a mostarda, o tomilho, os dentes de alho esmagados, o vinagre balsâmico, os tomates descascados e cortados em pedaços, os cogumelos e as cenouras em rodelas. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar durante 10 minutos.

Junta-se, então, os vinhos, baixa-se o lume para médio baixo, e deixa-se cozinhar durante cerca de hora e meia a duas horas, mexendo de vez em quando.

Quando a carne estiver bem tenra e a soltar-se dos ossos, retira-se do lume e serve-se de imediato com puré de batata e rebentos de rábano e couve rouxa.



2 comentários:

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger