11:36

Brioche Salgado de Parmesão

Eu gosto de usar ervas aromáticas nos cozinhados que faço, por isso, quando vi a revista Segredos de Cozinha - Ervas Aromáticas, de Junho de 2017, trouxe-a comigo. Entre as várias receitas que tenho debaixo de olho, uma destacou-se, o Entrançado de queijo e manjericão. Na realidade é massa de brioche, mas em vez de ser doce é salgado e recheado com queijo e pesto.

Pois mas não foi isso que eu fiz, porque não tinha todos os ingredientes e também porque tenho uma "pessoinha" cá em casa que não gosta de pesto. Na verdade eu omiti o pesto e fiz o brioche salgado com o Parmesão. Acreditem que fica divinal! Muito fofinho, com o salgado do Parmesão derretido, e uma massa com sabor a manteiga. É do outro mundo! E no dia seguinte, continua maravilhoso e fofinho, para fazer sandes.





BRIOCHE SALGADO DE PARMESÃO
(ADAPTADO DA REVISTA "SEGREDOS DE COZINHA - ERVAS AROMÁTICAS" JUNHO 2017)

Ingredientes:

1 saqueta de fermento liofilizado para pão Albona (compra-se nos supermercados ALDI)
50ml de água morna
100ml de leite morno
400g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de açúcar
2 ovos
50g de manteiga derretida
1 colher de sopa de whisky
120g de queijo Parmesão ralado
azeite
oregãos

Preparação:

Na tigela da batedeira colocar a água morna, o leite, o açúcar, o fermento e 100g de farinha. Mistura-se e tapa-se, deixando repousar 20 a 30 minutos, ou até a massa dobrar de volume.

Entretanto, numa tigela pequena misturam-se os 2 ovos, a manteiga derretida e o whisky. Junta-se à massa inicial, juntando também a restante farinha e uma pitada de sal fino. Amassa-se até ficar uma massa homogénea. Tranfere-se a massa para a bancada ligeiramente enfarinhada e amassa-se até se descolar das mãos (no meu caso bastou 2 ou 3 minutos a amassar), tendo o cuidado de não polvilhar com muita farinha para que o brioche não fique pesado.
Deixa-se repousar numa tigela levemente untada com manteiga e tapada com um pano húmido, até a massa dobrar de volume.

Liga-se o forno a 180º e prepara-se um tabuleiro grande forrado com papel vegetal.

Na bancada enfarinhada, estica-se a massa em forma de rectângulo. Pincela-se com um pouco de azeite (muito pouco, cerca de 1 colher de sobremesa chega para a massa toda) e polvilha-se com o Parmesão e os oregãos. 

Enrola-se como uma torta e corta-se longitudinalmente em dois e faz-se uma trança. Transfere-se, com cuidado, para o tabuleiro e polvilha-se com o Parmesão que caiu durante o corte e o entrançamento.

Depois de ter repousado novamente, dobrando de volume, leva-se ao forno durante 25 minutos, ou até estar assado e dourado.

Simples, com manteiga ou presunto, quente ou frio, vai fazer um sucesso na vossa mesa! Bom apetite.



2 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Adorei esta delícia, quase pecaminosa para a minha faminta gula. Li tudo direitinho, e gostei
    por ser até prática de fazer. Estes tipos de massas andaram sempre em paralelo com as minhas preferências, mas... parece que estamos a chegar à tal encruzilhada... da decisão :)
    Adorei. Beijinho amiga

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger