22:26

Crostini de bacalhau confitado com legumes guisados

Andava há meses a querer fazer bacalhau confitado. Assim de repente parece uma técnica complicada, mas depois de ver a explicação do Chef Henrique Sá Pessoa, no programa "Ingrediente Secreto", tornou-se bastante claro que a complicação estava na minha cabeça.

Depois de descomplicar a técnica de confitar, lembro-me que é mais uma oportunidade de utilizar o maravilhoso termómetro que o meu filho me ofereceu no Natal passado. Dá para confitar não tendo um termómetro? Sim, dá, mas este instrumento facilita muito o controlo da temperatura, pelo que aconselho a compra de um termómetro de uso culinário. São relativamente acessíveis (o meu custou perto de 8€) e é algo que dura imensos anos, desde que seja tratado com cuidado.

Para mim, esta é forma mais saborosa de confeccionar o bacalhau. Não fica nada gorduroso, desfaz-se em lascas suculentas e aromáticas, extremamente prazeiroso de saborear. O azeite não deve ser deitado fora, pois pode ser utilizado para temperar outros pratos de peixe ou para confitar novamente.




CROSTINI DE BACALHAU CONFITADO COM LEGUMES GUISADOS
(HOLA COCINA DE TEMPORADA - ESPECIAL TAPAS)

Ingredientes:

para o bacalhau confitado:

1 lombo de bacalhau Iglo
750ml de azeite
1 dente de alho
5 raminhos de tomilho fresco
5 raminhos de salsa

para os legumes guisados:
1/2 pimento verde cortado em quadrados pequenos
1 pimento vermelho pequeno cortado em quadrados pequenos
1 cebola picada finamente
1 courgette pequena cortada em cubos pequenos
1 lata de 400g de tomate
azeite
3 raminhos de tomilho
sal e pimenta
piri-piri seco moído

4 fatias compridas de pão alentejano cortadas ao meio


Preparação

Aquece-se o azeite e salteia-se a cebola em lume médio, até ficar translúcida. Juntam-se os pimentos, e a courgette e deixa-se cozinhar durante 5 minutos. Adiciona-se o tomate esmagado, o tomilho e tempera-se com sal, pimenta e o piri-piri. Deixa-se cozinhar em lume brando durante 20 minutos.

Entretanto torram-se as fatias de pão e reservam-se.

Prepara-se um tacho com o azeite, o alho, o tomilho e a salsa. Fixa-se o termómetro ao tacho e deixa-se aquecer até aos 80ºC.

Enquanto o azeite aquece, corta-se o lombo de bacalhau em 4 cubos, eliminando qualquer espinha. Seca-se bem com uma toalha de papel.

Assim que o azeite atinja os 80ºC, apaga-se o lume, intruduzem-se os cubos de bacalhau e deixa-se cozinhar durante 12 minutos. Ao fim desse tempo, retira-se o bacalhau do azeite e deixa-se escorrer em papel absorvente. Desfaz-se o bacalhau em lascas.

Chega então a altura de montar os crostini. Distribui-se os legumes pelas fatias de pão e cobre-se com lascas de bacalhau.

Servir e saborear com calma com um bom vinho branco fresco.



1 comentário:

  1. Parece delicioso :)
    Adoro bacalhau! Este crostini deve ser uma maravilha.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger