08:10

Hambúrgueres de Ervilhas - Sexta-Feira Vegetariana

Em criança detestava ervilhas e favas. Fingia sempre que as comia, mas na verdade engulia-as inteiras com muita água. E não, não podia comer outra coisa, era aquilo e pronto! Para mal dos meus pecados os meus pais cultavam o quê?! Ervilhas e favas, pois claro! Que eu ajudava a tratar, apanhar e a entregar à loja que as comprava.

Hoje em dia o trauma das ervilha e favas vai-se desvanescendo e já as incluo na minha alimentação, e em vez do copo de água, uso ervas aromáticas para melhorar o seu sabor. Neste caso usei as ervilhas, porque com as favas ainda não resolvi bem o meu problema. Talvez um dia goste, não sei. Mas por agora vou comendo, disfarçadas com sabores deliciosos de outras comidas. E como não gostar de um bom hambúrguer? Até me esqueci que tinha ervilhas!

Mas deixando os meus traumas com estas bolinhas verdes, estes hambúrgueres podem ser feitos com antecedência e congelados individualmente, antes de serem cozinhados. São deliciosos quentes ou frios, por isso são óptimos para picnics, ou para levar para o trabalho, na vossa marmita.




HAMBÚRGUERES DE ERVILHAS
(RECEITA ADAPTADA DA REVISTA "SEGREDOS DE COZINHA" Nº25, MAIO 2017)

Ingredientes (rende 10 hambúrgueres):

1 cebola
100g de cenoura
150g de ervilhas
150g de feijão manteiga cozido
1 dente de alho
1 ovo
200g de broa de milho esfarelada
hortelã a gosto
sal e pimenta
2 colheres de sopa de azeite
pães de hambúrguer
tomate
abacate


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC e preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Num robot de cozinha colocar a cebola cortada em pedaços, a cenoura ralada, as ervilhas, o feijão, o alho, o ovo, a broa e umas folhinhas de hortelã. Tempera-se com sal e pimenta e tritura-se tudo. Se a mistura ficar demasiado molhada, juntar mais um pouco de broa de milho e triturar mais um pouco.

Moldam-se os hambúrgueres e colocam-se no tabuleiro. Regam-se com um fio de azeite e vão a assar ao forno durante 20 minutos.

Aquecem-se os pães de hambúrguer. Montam-se os hambúrgueres com o tomate, hambúrguer e o abacate. Servir com uma boa limonada.


4 comentários:

  1. Eu implicava com as favas, com as ervilhas não!
    Hoje em dia gosto bastante de favas!
    Esses hambúrgueres ficaram com óptimo aspecto!
    Imagino a delícia :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Por acaso sempre gostei de ervilhas.. o meu trauma de infancia é outro : plovo, luluas e chocos! mas esse nao consigo mesmo ultrapassar! hehehe
    Esses hambúrqueres estão com um aspecto bem tentador! de certeza que as ervilhas passaram bem ai! hehehe

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    (ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)

    ResponderEliminar
  3. Agrada-me bastante esta receita, até porque cá em casa somos fãs de vegetais.
    Beijinhos.

    http://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gosto de hambiurgueres sem carne e esse agradam-me e muito.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger