07:48

Wellington Asiático de Cogumelos - Sexta-Feira Vegetariana

Eu tenho sempre uma embalagem de cogumelos frescos na gaveta dos vegetais do meu frigorífico. Adoro cogumelos e até os uso picados para enriquecer o molho à bolonhesa.

O cogumelo é um alimento riquíssimo em nutrientes, capaz de reforçar o sistema imunológico. São ricos em fibras solúveis, sais minerais, vitaminas, e em aminoácidos essenciais. Ou seja, este fungo, é um alimento bastante completo e saudável, que deve ser consumido com regularidade.

Desde que conheci o site The Flexitarian, que o sigo de perto. O flexitarianismo consiste na adopção de refeições vegetarianas pelo menos uma vez por semana, ou pela ingestão de carne apenas ocasionalmente. Ora eu não sou vegetariana, e não me parece que alguma vez o seja, mas gosto de ter um dia em que não como carne, nem peixe. Para além de gostar de refeições vegetarianas, sinto que me faz sentir melhor.

Foi assim que começaram as Sexta-Feiras Vegetarianas cá em casa. Por vezes faço refeições vegetarianas mais do que uma vez por semana, se nos apetecer e garanto-vos que, escolhendo bem os ingredientes, dificilmente se chega ao fim da refeição com fome. E para mostrar que podemos fazer uma refeição vegetariana completa e saciante, é que comecei esta rubrica também no blog.

Este wellington é o exemplo de uma refeição super saborosa e saciante. Não tem carne, mas também não se sente falta dela e é uma refeição extremamente saciante, sem ter a sensação de peso no estômago no fim de comer. Afinal é o que todos nós queremos. Comer bem e sentirmo-nos bem.

Experimentem esta e outras receitas, e partilhem comigo no Facebook ou por e-mail. ;-)







WELLINGTON ASIÁTICO
DE COGUMELOS

Ingredientes:

250g de cogumelos Marron
100g de cenoura ralada
1 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa de 5 especiarias chinesas
1 colher de sopa de sementes de chia + 3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de miolo de pão ralado
3 colheres de chá de molho de soja
1 base de massa folhada rectângular
5 colheres de sopa de coentros
azeite
sal e pimenta


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal. Misturar as sementes de chia com a água e reservar.

Limpar os cogumelos e laminar finamente. Saltear a cebola picada em azeite quente, com os alhos picados, e as especiarias chinesas.

Depois de 2 minutos, juntam-se os cogumelos laminados e a cenoura. Saltear até os cogumelos largarem a água e esta evaporar.

Retira-se do lume, adiciona-se o molho de soja, o pão esfarelado. os coentros picados e a chia hidratada. Tempera-se com sal e pimenta.

Estica-se a massa folhada numa bancada limpa e, com uma faca, traçam-se ao de leve 2 riscos ao comprimento da massa (sem cortar a massa) dividindo-a em 3 rectangulos iguais. Cortam-se as laterais em tiras de 2 c, sem ultrapassar as linhas marcadas e sem cortar o rectângulo do meio.

Distribui-se o recheio de cogumelos no rectangulo central e, alternado as tiras laterais, faz-se um entrançado, cobrindo o recheio. Dobram-se as pontas de forma a tapar o recheio e leva-se ao forno durante 20 minutos, ou até a massa folhada estar assada e dourada. Podem pincelar a massa com ovo ou com manteiga, para ficar brilhante e mais dourada.

Deixar repousar durante 10 minutos.

Servir com bastante salada verde.





2 comentários:

  1. Também adoro cogumelos, aqui esta um asugestão que me deixou com água na boca.
    Seria um excelente lanche...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Cogumelos são excelentes, ficam perfeitos com tudo!!!
    Adorei a sugestão, beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger