23:41

Brigadeiros de Chocolate e Amêndoa (sem açúcares refinados, nem leite condensado)

Perguntam vocês "É possível fazer brigadeiros sem leite condensado?!", e eu respondo "Sim, é possível e eu estou viciada neles!"

Mas vamos lá voltar um bocadinho atrás! Os brigadeiros, bem docinhos são deliciosos, mas infelizmente estão cheios de calorias péssimas para a nossa linha, por isso evitamos a todo o custo comer essas tentações pecaminosas.

Ora eu, com vontade de comer brigadeiros, mas sabendo que não posso, encontrei uma forma de os comer. Se não ia mergulhar num pote de leite condensado, virei-me para alimentos mais saudáveis. As tâmaras! Sim, essas malandras, cheias de calorias, mas também cheias de nutrientes e bem docinhas. Eu uso sempre tâmaras a que não tenham sido adicionadas açúcar, e para isso basta ler os ingredientes na embalagem. Quer diga açúcar, glicose ou xarope de milho, isso é tudo açúcar que estamos a ingerir. Os nomes são muitos e temos de estar atentos a eles.

Mas voltanto aos brigadeiros! Sim, são saudáveis, mas também estão cheios de calorias. Mas tem um senão! Estas calorias estão cheias de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Isso não quer dizer que vão comer tudo! Calma! Tem de haver calma. Tal como tudo o resto, tem de haver bom senso e controlo, além disso, estes brigadeiros aguentam no frigorífico durante duas a três semanas.

Desta vez, para além da receita e das fotos, partilho também o vídeo que eu fiz ao vivo no Facebook, a explicar como se fazem estes brigadeiros.










BRIGADEIROS DE CHOCOLATE E AMÊNDOA



Ingredientes:

1 copo de tâmaras (ou damascos)
1/2 copo de manteiga de amendoim (cujo o único ingrediente seja amendoim)
1/2 copo de amêndoas
1/3 de copo de chocolate negro partido em pedaços
1,5 colheres de sopa de cacau cru
1 colher de sobremesa de mel (opcional)
cacau para enrolar os brigadeiros


Preparação:

Colocar as tâmaras de molho em água quente, durante 2 horas (caso usem damascos, este passo não necessita ser realizado). Escorrer e reservar.

Numa picadora colocar o chocolate e as amêndoas e triturar até se obter pedaços pequenos.

Junta-se os restantes ingredientes e volta-se a picar, até que se forme uma mistura homogénea com alguns pedacinhos de amêndoa e chocolate.

Fazer bolinhas e passar por pelo cacau. Guardar numa embalagem hermética no frigorífico.




2 comentários:

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger