Caracóis de Banana, Noz e Caramelo

10:08

Aviso! Se está de dieta esta receita poderá ser extremamente perigosa!

Se há uns dias vos apresentei um delicioso e saudável bolo de banana e noz, hoje esqueçam lá o saudável e fiquem-se pelo maravilhoso, delicioso, fantástico caracol de banana, noz e caramelo. Inclui tudo a que temos direito e, bem.... é saudável para a cabeça, porque nos faz sentir mesmo bem ao comê-lo! É uma forma de ver as coisas.

Eu adoro banana e nozes (não sei se já deu para reparar!) e quando vi a receita da Chef canadiana Anna Olson, sabia que estes caracóis eram perfeitos para mim. De facto, não desapontaram e depressa desapareceram.

Ficam tão fofos por dentro, tão doces, mas ao mesmo tempo sente-se o crocante das nozes torradas e a cremosidade do caramelo. É de subir ao céu!







CARACÓIS DE BANANA,
NOZ E CARAMELO

Ingredientes:

para a massa:
1 copo de leite morno
2 e 1/4 colheres de chá de fermentos seco de padeiro
1/3 de copo de açúcar amarelo
2 ovos (à temperatura ambiente)
3 e 3/4 de copos de farinha
1/2 colher de chá de sal fino
1 pitada de noz moscada
112g de queijo creme
1/4 de copo de manteiga à temperatura ambiente

para o recheio:
6 colheres de sopa de água
2 copo de açúcar
2 colher de sopa de sumo de limão
1/2 de copo de natas
1/2 de copo de manteiga
1 colher de chá de canela
1 banana
1 copo de nozes Frutos de Vettonia torradas

1 copo = 250ml


Preparação:

Colocam-se todos os ingredientes da massa na tigela da batedeira, à excepção da manteiga e do queijo creme. Liga-se a batedeira e amassa-se até se obter uma massa homogénea.


Junta-se o queijo creme e a manteiga aos poucos e continua-se a amassar até estarem completamente incorporados na massa.


Transfere-se a massa para uma bancada bem enfarinhada (esta massa cola-se bastante às mãos) e amassa-se, polvilhando frequentemente com farinha, até se obter uma massa que não se cole às mãos mas que continue bastante macia.


Coloca-se a massa numa tigela funda untada com manteiga e tapa-se com película aderente. Tapa-se com um cobertor e deixa-se levedar durante 2h ou até duplicar de tamanho.


Quando a massa estiver quase levedada, faz-se o caramelo. Coloca-se num tachinho 3 colheres de sopa de água, 1 copo de açúcar, 1 colher de sopa de sumo de limão e leva-se ao lume, deixando ferver durante alguns minutos até que comece a revelar aquela cor característica do caramelo. Não se mexe com a colher para não cristalizar, basta agitar com cuidado o tacho para que a cor se misture uniformemente.


COM MUITO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAREM, junta-se 1/4 de copo de manteiga e 1/4 de copo de natas, mexendo sempre até que se obtenha um caramelo sedoso. Retira-se do lume e junta-se a canela


Estende-se a massa numa bancada bem enfarinhada, formando um rectângulo bem grande com 1 centímetro e meio de altura.


Esmaga-se a banana com um garfo e mistura-se com metade do caramelo. Barra-se o rectângulo de massa com a mistura de banana e caramelo. Polvilha-se com as nozes torradas e picadas.
Enrola-se a massa como se fosse uma torta e corta-se em 25 fatias.


Forra-se um tabuleiro grande (ou dois mais pequeno) com papel vegetal e cobre-se o fundo com o restante caramelo. Dispõem-se os caracóis no tabuleiro com algum espaço entre eles. Tapa-se com película aderente untada com manteiga (para não colar) e deixa-se levedar durante 1h.


Leva-se a assar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos, ou até ficarem bem dourados e cozidos.


Leva-se novamente um tachinho ao lume com 3 colheres de sopa de água, 1 copo de açúcar e 1 colher de sopa de limão e faz-se novamente um caramelo. Junta-se 1/4 de copo de natas e 1/4 de copo de manteiga e mexe-se.


Regam-se os caracóis com o caramelo e espera-se pacientemente que arrefeçam para serem devorados.



You Might Also Like

0 comentários

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe