19:51

Biscoitos de Aguardente (sem farinha e sem açúcar refinado)

Se para o meu pai faço ferraduras, para a minha mãe faço estes biscoitos. Vi a receita no blog "Temperos da Iza" (que se não conhecem deviam passar por lá e dar uma espreitadela pela receitas deliciosas) e não resisti a fazê-los.  Como a minha mãe não pode consumir demasiado açúcar alterei esta receita para que fosse mais apropriado para ela. Não ficam demasiado doces, são crocantes por fora e macios por dentro.

Agora vamos falar sobre o açúcar de coco. Não o considero um milagre, mas que é mais saudável do que o açúcar refinado, isso é.

O açúcar refinado está desprovido de nutrientes, por isso a única coisa boa nele é o facto de ser maravilhosamente doce e fazer sobremesas fantásticas. Mas bem sabemos o que o excesso de açúcar refinado faz ao nosso organismo, por isso sempre que é possível, eu tento aligeirar as coisas usando outra forma de adoçar as sobremesas e bolos.

Ao contrário do açúcar refinado, o açúcar de coco tem um índice glicémico mais baixo e contém nutrientes como o ferro, zinco, cálcio, potássio, antioxidantes e inulina. Esta última será a responsável pelo baixo índice glicémico deste açúcar. Mas tenham em atenção que o consumo em excesso deste açúcar é prejudicial, tal como o consumo do açúcar refinado.

Então, mas é bom ou não? Não vos quero baralhar, a sério que não, mas quero que percebam que, ao contrário do que os media dizem, o açúcar de coco não é milagroso. É menos processado do que o açúcar refinado, mais natural e contém alguns ingredientes, mas não esquecer que é composto por glucose e frutose. É um açúcar, com todos os prós e contras que acarreta o seu consumo.

O meu conselho é que o consumam alternadamente com outras formas de adoçar os bolos e sobremesas. Eu uso açúcar refinado (muito, mas muito menos do que antes usava!), mel, xarope de ácer, açúcar de coco, mas os meus adoçantes preferidos é uma banana bem madura ou maçã cozida. Estes dois últimos acabam por ser bem mais saudáveis, e a verdade é que não precisamos de comer alimentos tão doces a toda a hora.

Voltando ao açúcar de coco eu uso-o na relação de 1:1, isto é, se a receita precisa de 100g de açúcar refinado, eu uso 100g de açúcar de coco, embora o resultado final não seja tão doce, o que para mim não é problema. Ter em atenção que ao usar este açúcar os bolos e sobremesas ficam mais escuros.








BISCOITOS DE AGUARDENTE
(SEM FARINHA DE TRIGO E SEM AÇÚCAR REFINADO)

Ingredientes:

600g de farinha de espelta
125ml de azeite morno
200g de açúcar de coco
4 ovos médios + 1 ovo pequeno para pincelar
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de aguardente


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC e forrar dois tabuleiros grandes com papel vegetal.

Coloca-se na tigela da batedeira os ovos e o açúcar de coco e bate-se durante 2 minutos até se obter uma mistura cremosa e fofa.

Junta-se o azeite morno, bate-se um pouco e adiciona-se a aguardente.

De seguida mistura-se a farinha com o fermento e adiciona-se metade ao creme de ovo, envolvendo-se bem.

Junta-se o resto da farinha e volta-se a bater, até estar toda incorporada.

Com as mãos enfarinhadas moldam-se biscoitos (eu fiz ss e roscas), colocam-se nos tabuleiros, pincelam-se com o ovo batido e levam-se ao forno durante 15 minutos, ou até ficarem douradinhos.

Transferem-se para uma rede e deixam-se arrefecer por completo antes de arrumar num recipiente hermético.


3 comentários:

  1. esses biscoitos devem ser muito saborosos , adorei a forma de fazer e tudo, vou guardar a receita sem duvida.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Trouxe farinha de espelta das férias! Receita já registada para fazer na próxima semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sofia, só agora é que me apercebi que a receita foi baseada em uns biscoitos que fiz...obrigada pela referência ao meu cantinho. :)
    Eu já comprei o açúcar e a farinha de espelta e estou curiosa para experimentar estes dois ingredientes! E eis que surgiu a oportunidade! Vou levar a sua receita comigo e experimentar! Se existe forma de se comer uns docinhos mais saudáveis, então vamos a isso :) Obrigada pela receita, depois deixo feedback destes biscoitos na versão saudável.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger