23:54

Muito Mais Do Que Trigo - Farinha de Cevada, Panquecas e Um Bolo

Farinha de Cevada é a farinha em foco esta semana aqui na rubrica "Muito Mais Do Que Trigo". Tenho sempre uma embalagem desta farinha na minha despensa e uso com muita frequência em bolachas e bolos, já para não falar no próprio grão que cozo e uso frio em saladas ou ponho nas sopas. Mas vamos lá saber mais sobre esta farinha!



História da cevada

A cevada teve origem na Etiópia e no sudoeste Asiático onde foi cultivada por mais de 10000 anos. Era consumida por pessoas e animais e era muito usada para produzir bebidas alcoólicas. A primeira bebida conhecida à base de cevada data do ano 2800 AC na Babilónia. Também era usada para fazer medicamentos e mezinhas para tratar doenças.

Na Grécia Antiga usava-se muito a cevada para fazer pão e servia de alimento aos atletas, que diziam que a sua força se devia a este cereal. Tanto os Romanos com os Gladiadores também consumiam muita cevada para terem mais força. Já na Antiga China, a cevada era um símbolo de virilidade masculina.

Devido ao facto do trigo ser um cereal caro na Idade Média, os Europeus usavam a cevada, combinando-a com o centeio, para fazer pão. No século 16 os Espanhóis levaram este cereal para a América do Sul, e no século 17 os Holandeses e os Britânicos introduziram a cevada nos Estados Unidos.

Hoje em dia o Canadá, os Estados Unidos, a Rússia, Alemanha e a Espanha são os maiores produtores de cevada do mundo.


Benefícios de consumir cevada

A cevada é uma excelente fonte de molibdénio, manganês, fibra, selénio, cobre, vitamina B1, crómio, fósforo, magnésio e niacina.

O consumo de cevada promove protecção contra a aterosclerose, o AVC, diabetes, resistência à insulina, obesidade, e morte prematura.

A fibra da cevada tem um papel importantíssimo contra as doenças do intestino, contribuindo para o bom funcionamento destes. Visto que a fibra presente na cevada é rica em beta-glucano, esta ajuda a baixar os níveis de colesterol ligando os ácidos biliares a este, removendo-o através das fezes.

Querem ainda mais motivos para consumir cevada?


Como cozinhar com farinha de cevada?

Em muitas receitas a farinha de trigo pode ser substituída por farinha de cevada na proporção de 1:1, isto é, se precisam de 100g de farinha de trigo, usam 100g de farinha de cevada. No entanto, esta proporção funciona bem em bolos, panquecas, muffins e bolachas, mas no caso do pão ou de bolos como o pão de ló, já não vai funcionar bem.

Devido ao facto de ter pouco glúten os pães e os bolos não crescem tanto, por isso o ideal é substituir apenas 25 a 50% da farinha de trigo por farinha de cevada no caso dos pães. 

Panquecas, bolos e muffins confeccionados com farinha de cevada são fofos e húmidos, e deliciosos.




PANQUECAS DE CEVADA E MANTEIGA DE AMENDOIM COM DOCE DE MORANGO

Ingredientes (faz 20 panquecas):

2 copos de farinha de cevada
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal
500ml de buttermilk*
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga de amendoim**
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar de coco
óleo de coco e abacate***
doce de morango

1 copo = 250ml
* podem fazer buttermilk com leite de soja e 1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre
**podem por mais ou menos manteiga de amendoim de acordo com o vosso gosto
***se a frigideira for anti-aderente não precisam do óleo, mas eu gosto de passar com uma toalha de cozinha embebida em óleo de coco e abacate para que as bordas das panquecas fiquem crocantes.

Preparação:

Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio-baixo.


Numa tigela misturar a farinha de cevada, o fermento e o sal.


Noutra tigela misturar a manteiga de amendoim, o ovo, o buttermilk, a baunilha e o açúcar de coco.


Juntar os ingredientes secos à mistura de buttermilk e manteiga de amendoim e misturar.


Untar a frigideira com o óleo de coco e abacate e cozinhar 1/4 de copo de massa de cada vez. Virar a panqueca quando começarem a aparecer bolinhas no centro.


Servir com fruta e doce de morango.








BOLO DE BANANA E NOZ

Ingredientes:

125ml de óleo de coco líquido
125ml de mel
2 ovos
2 bananas maduras
60ml de leite de avelã
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher de café (cheia) de canela
2 copos de farinha de cevada integral
150g de nozes Frutos de Vettonia
metades de nozes para decorar

(1 copo = 250ml)



Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês e polvilhar com pão ralado.

Com a ajuda de uma vara de arames, mistura-se o óleo de coco com o mel. Adicionam-se os ovos, as bananas esmagadas e o leite de avelã.

Depois de tudo misturado, junta-se o bicarbonato de sódio, a pitada de sal e a canela, bem como a farinha de cevada e as nozes picadas. Mistura-se até a farinha ficar totalmente incorporada, obtendo-se uma massa bastante fluída.

Transfere-se a massa para a forma e decora-se com as metades de noz. Leva-se ao forno durante 45 minutos ou até se espetar o palito no centro e sair limpo.

Retira-se o bolo da forma e transfere-se para uma rede, onde se deixa arrefecer.

Servir com um chá de lúcia-lima.





2 comentários:

  1. Ainda nunca experimentei esta farinha. Tenho imensa dificuldade em encontrar por aqui este tipo de produtos. Já vão aparecendo algumas, mas poucas. No entanto estes dias encontrei farinha de quinoa, o que me deixou bastante surpreendida tendo em conta que é menos popular do que a de espelta por exemplo. Quando vou de férias aproveito para comprar algumas das coisas que cá não há. Mas ainda assim a de cevada também não havia. Podia mandar vir da net de lojas da especialidade, mas infelizmente pedem fortunas pelos portes, coisa que não se compreende nos dias de hoje, mas enfim. Um dia que encontre a farinha de cevada certamente que não a vou deixar escapar. Adorei ambas as sugestões. Vou guardar para quando a oportunidade surgir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem me cruzei com esta farinha mas não a trouxe, infelizmente. Mas para a semana virá comigo de certeza. Gostei imenso das sugestões, se bem que as panquecas me fizeram ficar presas ao ecran. Fiquei apenas com uma curiosidade e já fiz uma pesquisa mas não encontrei resposta. Onde compras esse óleo de coco e abacate? Não conhecia de todo. Obrigada. beijinho

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger