19:37

Muito Mais Do Que Trigo - Farinha de Aveia, uma tarte e panquecas

A farinha de aveia é a farinha em foco hoje. É uma farinha que eu adoro usar e faz as panquecas mais fofas que eu já comi. A farinha de trigo e a de aveia têm um sabor parecido, mas a de aveia tem tendência a ser mais doce do que a de trigo.




Porque é importante incluir a farinha de aveia na nossa alimentação?

A Organização Mundial de Saúde aconselha a ingestão de aveia, seja em farinha, flocos ou farelo, como parte de uma dieta equilibrada, que esta poderá contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. A fibra da aveia é também extremamente importante na prevenção do cancro do colo rectal.

De acordo com o Jornal de Nutrição Britânico, a aveia tem um papel importante na alimentação pois promove a saciedade, a qualidade da digestão e o metabolismo, ao mesmo tempo que melhora o sistema imunitário.

Quais as propriedades nutricionais da aveia?

A aveia é rica numa fibra chamada beta-glucano. Este tipo específico de fibra é conhecido por ajudar a baixar os níveis de colesterol.

A aveia é rica em manganês, selénio, fósforo, magnésio e zinco. Este grão contém também carotenóides, vitamina E, flavonóides e polifenóis.

A aveia tem glúten?

A aveia não tem glúten, no entanto quando é cultivada em campos onde existe também trigo ou cevada, há registos de vestígios de glúten na aveia cultivada nesses campos. Por isso, se forem sensíveis ao glúten, verifiquem se a embalagem tem bem específico que é livre de glúten.

Como posso eu substituir a farinha de trigo pela de aveia?

Devido ao facto da aveia não ter glúten os bolos feitos com esta farinha têm tendência para ficar mais pesados ou a desfazerem-se, pelo que se deve juntar mais líquido, agentes de crescimento ou goma de xantana.

Para que o pão feito com a farinha de aveia cresça mais deve-se juntar mais fermento do que usualmente se adiciona ao trigo. Já aos bolos, deve-se juntar duas colheres de chá e meia por cada copo (250ml) de farinha de aveia.

Geralmente substituir a farinha de trigo pela de aveia na sua totalidade não costuma dar bom resultado e os bolos acabam no lixo. Isto acontece por causa da ausência de glúten. Sim esse malandro faz falta para os bolos que estamos habituados. Mas não desesperem, comecem por substituir um quarto da farinha de trigo por farinha de aveia e vão ajustanto a partir daí. Não precisam eliminar a farinha de trigo por completo, basta substituir uma parte pela farinha de aveia e vão obter bolos fofinhos e húmidos.

Dica!

Se não conseguirem encontrar farinha de aveia, basta triturar os flocos de aveia num processador ou num robot de cozinha até obter uma farinha fina.






TARTE DE GANACHE DE CHOCOLATE COM MORANGOS E FRAMBOESAS
(Adaptado da revista Taste Magazine December 2015)

Ingredientes:

para a base:
150g de aveia
100g de farinha de amêndoa
70g de farinha de trigo sarraceno
50g de óleo de coco (sólido)
100g de xarope de agave
2 colheres de sopa de água gelada
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal

ganache:
1 lata de leite de coco de 400ml
1 lata de leite de coco de 165ml
125g de xarope de agave
10g de óleo de coco
2 colheres de chá de extracto de baunilha
35g de cacau (sem açúcar)

decoração:
framboesas
morangos
pistachios
raspas de chocolate sem açúcar


Procedimento:

Pré-aquecer o forno a 165ºC. Untar uma forma de tarte com fundo amovível com óleo em spray Espiga. Colocar uma panela com água ao lume para fazer banho maria.

Colocar a aveia num processador até ficar uma farinha grossa. Caso não tenham um processador, usem um liquidificador, que também resulta desde que façam pequenas quantidades de cada vez.

Colocar a farinha de aveia e os restantes ingredientes da base numa tigela e amassar rapidamente. 

Deita-se a mistura na tarteira (eu sei que nesta altura a massa não impressiona ninguém, mas acreditem que no fim resulta) e, com os dedos, distribui-se uniformemente pelo fundo e pela lateral, pressionando, de forma a ficar compacta.

Levar ao forno durante 20 minutos ou até ficar dourada.

Entretanto faz-se a ganache. Colocam-se todos os ingredientes da ganache numa tigela de pirex, e cozinha-se em banho maria durante 30 a 35 minutos, mexendo com frequência com uma vara de arames. O creme irá engrossar ligeiramente, e embora pareça muito líquido, assim que arrefecer irá solidificar.

Depois de se retirar do calor, deixa-se a ganache repousar durante 10 minutos e verte-se para a base da tarte. Deixar arrefecer no frigorífico durante 1h.

Depois de fria, decorar a tarte com os frutos, os pistachios picados e as raspas de chocolate. Servir fresca.







PANQUECAS FOFINHAS DE AVEIA

Ingredientes:

2 copos de farinha de aveia
1 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de café de canela
180ml de iogurte grago natural
250ml de leite (de vaca ou vegetal)
1 ovo médio
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de xarope de ácer ou de mel
2 colheres de sopa de manteiga derretida ou de óleo de coco


Preparação:

Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio.

Colocar a farinha, o fermento em pó e a canela numa tigela e misturar com uma vara de arames.

Noutra tigela misturar o iogirte, o leite, o ovo, a baunilha e o xarope de ácer.

Juntar os ingredientes húmidos à mistura de farinha e envolver até estar homogéneo.

Untar levemente a frigideira com manteiga ou óleo de coco (para dar sabor e cor) e cozinhar meia concha de sopa por cada panqueca.

Deixar cozinhar dois a 3 minutos do primeiro lado e 1 minuto do segundo lado. 

Servir de imediato, regadas com xarope de ácer e fruta.


1 comentário:

  1. Esta farinha já uso há imenso tempo. Agora encontro com facilidade a farinha propriamente dita, mas a maior parte das vezes faço em casa na Bimby. E uso nas mais diversas receitas. Já fiz uma tarte muito semelhante e gostos muito! As panquecas vou experimentar essa versão um dia destes! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger