Bolos dos Santos

23:14

Eis que chegamos ao primeiro dia do mês de Novembro e eu não consigo passar este dia sem fazer as broas dos santos. Apesar de à vezes fazer uns docinhos assustadores para os miúdos levarem para a escola e poderem comemorar o dia com os amigos, cá em casa não comemoramos o Halloween. Não consigo entrar no espírito de uma tradição que não é minha, não é do meu país e me parece muito vocacionada, hoje em dia, para o consumismo.

Já os Santos comemoramos. Os meus filhos quando eram mais pequenos iam ao Pão Por Deus à casa dos avós, fizemos saquinhos, ensinámos o significado e o porquê deste dia e, hoje que já estão mais crescidos, fazemos a broas ou bolinhos dos santos. Confesso que a minha parte preferida é o cheiro a erva doce que fica na casa. Simplesmente divinal!

Este ano fiz as broas do costume, que passei a minha infância a comer. Não lhes adicionei pinhões este ano, porque estão estupidamente caros e porque não os fui apanhar ao pinhal. A receita das broas dos santos pode ser encontrada aqui.

No entanto apeteceu-me experimentar uns bolinhos diferentes e fiz uma receita que encontrei no meu livro preferido de todo o sempre "Cozinha Tradicional Portuguesa" da Maria de Lourdes Modesto. São os bolos dos santos da Beira Baixa. Muito simples de fazer, fofinhos, com um delicioso aroma a erva doce e absolutamente irresistíveis. São tão bons que já devorámos dois!



BOLOS DOS SANTOS

Ingredientes (para 8 bolos):

1 kg de farinha de trigo sem fermento
100g de manteiga derretida
4 colheres de chá de fermento seco para pão
6 ovos pequenos
160g de açúcar
30g de erva doce moída
2 colheres de chá de canela
cerca de 2 dl de água tépida
sal fino

açúcar para polvilhar
1 ovo para pincelar


Preparação:

Retiram-se 6 colheres de sopa de água aos 2 dl. A essas 6 colheres de sopa de água junta-se o fermento e 1 colher de chá de açúcar. Mexe-se e deixa-se repousar até começar a espumar.

À mistura de fermento adiciona-se a farinha, os ovos, a manteiga derretida, o restante açúcar, a erva- doce, a canela e uma pitada boa de sal.

Amassa-se tudo com a mão e vai-se juntando a restante água morna a pouco e pouco, até que se obtenha uma massa macia e elástica. Caso seja necessário e a massa esteja demasiado seca, juntem mais água tépida, uma colher de sopa de cada vez.

Forma-se uma bola, coloca-se numa tigela grande e tapa-se com película aderente. Abafa-se com um cobertor e deixa-se levedar durante 1 hora.

Ao fim desse tempo, transfere-se a massa para uma bancada limpa e enfarinhada. Divide-se a massa em 8 pedaços iguais.

Moldam-se bolas, colocam-se em tabuleiros forrados com papel vegetal, e faz-se um corte em cruz com uma tesoura de cozinha.

Tapam-se os tabuleiros com um pano e deixa-se repousar durante 10 minutos.

Entretanto liga-se o forno a 200ºC.

Pincelam-se os bolos com ovo batido e coloca-se 1 colher de sobremesa de açúcar em cima da cruz feita com a tesoura e leva-se ao forno durante 20 minutos, ou até estarem dourados e fazerem um som oco quando se bate neles por baixo.

Deixar arrefecer numa rede e guardar num recipiente hermético, ou colocar em sacos de congelação e congelar para daqui a umas semanas poderem apreciar  novamente estes bolos dos santos.


You Might Also Like

8 comentários

  1. Amei o aspecto, devem ser deliciosos,
    Bjinhos, espero lhe no meu blog http://pratosdabela.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anabela. Já passei pelo blog e adorei a ementa desta semana ;-) Beijinhos

      Eliminar
  2. Ficaram lindos :)
    A minha avó fazia muito!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, é mesmo uma receita que faz lembrar as nossas avós.
      Obrigado.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sofia,
    Gosto muito das massas destes pãozinhos, e a erva doce (para mim) deve ter dado um sabor
    excelente. Ficaram lindos e bem gulosos.
    Beiojinho amiga

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Popular Posts

Arquivo