11:39

Cheesecake de Mel e Nozes

Já disse aqui por diversas vezes que desde conheci as nozes dos Frutos de Vettonia, que não quero outras. Já tive o prazer de visitar as instalações desta empresa e podem ver as fotos e os pormenores no post que fiz (podem carregar aqui). De facto as nozes são super saborosas e de excelente qualidade e são óptimas para comer como um snack a meio da manhã, e fazem parte da nossa alimentação  diária, sejam elas simples, em granola, bolachas, bolos ou mesmo em receitas salgadas.

Depois de receber o meu saco de nozes descascadas dos Frutos de Vettonia, fiquei a magicar uma forma de fazer uma sobremesa que desse destaque às nozes e, depois de alguns testes, acabou por resultar este cheesecake de mel e nozes. Muito simples de fazer, mega delicioso e sumptuoso, este cheesecake faz um vistão na mesa.

Aconselho a fazer o cheesecake com 24 horas de antecedência, pois as horas de repouso no frigorífico ajudam os sabores a ligarem-se melhor.






Ingredientes:

base:
280g de bolacha Maria
30g de cereais (podem ser do género Estrelitas, Corn Flakes)
70g de nozes Frutos de Vettonia
110g de manteiga derretida
40g de açúcar


recheio:
600g de queijo creme (tipo Philadelphia) à temp. ambiente
175g de açúcar amarelo
125ml de mel
3 ovos médios


cobertura:
60g de nozes Frutos de Vettonia
30g de manteiga
80ml de mel


Preparação:

Pré aquecer o forno a 180ºC.


base:

Cobrir o fundo de uma forma de cheesecake de fundo amovível (23cm de diâmetro) com papel vegetal. Não é preciso untar as paredes da forma, se esta for antiaderente.

Triturar as bolachas até ficarem quase em pó. Deve-se deixar umas migalhas do tamanho de lentilhas.

Triturar as nozes até não haver pedaços grandes.

Triturar os cereais até se obter uma farinha com pedaços pequeninos.

Misturar as bolachas, as nozes e os cereais triturados com o açúcar e a manteiga. Triturar tudo até a manteiga estar bem distribuída.

Transferir a mistura para a forma de cheesecake e, com a ajuda de um copo de fundo liso, pressionar o mais que poderem para compactar a base, e de forma a que fique nivelada.

Reservar.


recheio:

Bater o creme até ficar cremoso e sem grumos. É essencial o queijo estar à temperatura ambiente, senão não conseguem desfazer os grumos.

Adiciona-se o açúcar e volta-se a bater com a batedeira até o açúcar estar completamente derretido no queijo creme.

Adiciona-se um ovo de cada vez, batendo entre cada adição até o ovo estar completamente envolvido.

Junta-se o mel, bate-se até estar totalmente envolvido.

Transfere-se o creme para a forma com a base de bolacha, cereais e nozes.

Nivela-se o creme e leva-se ao forno durante 60 minutos, ou até o cheesecake estar firme nas bordas e ainda tremer no centro quando abanado.

Retirar no forno e deixar arrefecer por completo. Se tentarem desenformar ainda quente, a base vai-se desfazer, pois ela só fica firme depois de arrefercer.


cobertura:

Colocar o mel, a manteiga e as nozes picadas grosseiramente num tacho e levar ao lume, mexendo sempre, até o mel começar a ferver e a manteiga estar derretida.

Cobrir o cheesecake arrefecido e desenformado com a mistura de mel e nozes e levar ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.

O cheesecake é melhor comido no dia seguinte.



3 comentários:

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger