19:09

Como usar a farinha de lentilhas - Muito Mais do Que Trigo

Depois de uma pausa para poder testar mais farinhas (algumas não são fáceis, nem baratas de conseguir) volto com uma nova farinha. As receitas que aqui apresento demoram a testar e só o que passa no controlo de qualidade é que é apresentado no blog. Algumas farinhas que apresento aqui, conheço-as há pouco tempo, por isso tenho pouca experiência no seu uso e isso requer mais testes e estudo antes de as apresentar.

Quem segue a página d'As coisas da Mãe Sofia no Facebook, teve esta semana a oportunidade de escolher entre a farinha de amêndoa e a farinha de lentilhas. Foi uma votação renhida, mas acabou por ganhar a farinha de lentilhas por um voto. Mas quem votou farinha de amêndoa, não desesperem, porque para a semana ela aqui estará em destaque.

Sabiam que 100g de lentilhas fornecem 45% da dose diária recomendada de ferro? Então leiam até ao fim para saber mais sobre estas mal amadas leguminosas.




O que é a farinha de lentilhas?

Esta farinha não é nada mais do que lentilhas secas moídas. Podem-na até fazer em casa. Para isso basta colocarem as lentilhas num processador e moer até se obter uma farinha. Peneiram para separar a farinha dos pedaços maiores que voltam a ser moídos até se transformarem em farinha.
Para um sabor mais rico podem torrar as lentilhas no forno por uns minutos.
Caso sejam preguiçosos como eu fui, comprem a farinha de lentilhas no BioMercado ou online. Até agora não encontrei esta farinha em mais lado nenhum.
Se fizerem esta farinha em casa, podem usar qualquer tipo de lentilhas. A farinha usada nas receitas abaixo é de lentilhas verdes, mas para uma cor mais bonita, podem usar farinha de lentilha laranja.

A que sabe a farinha de lentilhas?

Aí a resposta é simples.... a lentilhas. "Ai eu não gosto de lentilhas." Pois isso seria um problema se fossem só comer a farinha, mas não. Enriqueçam o sabor das lentilhas com baunilha, com legumes, ervas aromáticas, citrinos, consoante estejam a fazer uma receita doce ou salgada.

Quais as vantagens de consumir farinha de lentilhas?

As lentilhas são leguminosa muito ricas em fibras, hidratos de carbono complexos, baixas em gorduras e calorias. O seu elevado valor proteico torna-as ideiais para quem precisa de aumentar o consumo de proteínas. São isentas de glúten, sendo uma farinha perfeita para quem é celíaco. Também é perfeito para os diabéticos já que tem um índice glicémico excepcionalmente baixo.

Quando acompanhadas de cereais integrais, as lentilhas fornecem tanta proteína quanto a carne. Meio copo de lentilhas fornecem  26g de proteína, fazendo das lentilhas um alimento altamente saciante.

Ao consumirem 100g de lentilhas verdes (ou a sua farinha) estão a ingerir cerca de 80% da quantidade de fibra recomendada por dia. E todos sabemos o bem que a ingestão de fibras faz à nossa saúde, ajudando até a baixar os níveis de colesterol, protege contra o cancro do cólon e ajuda a evitar o diabetes tipo 2.

Numa altura que tanto se fala em baixar o consumo de sal por causa dos níveis de sódio, esquecemo-nos que o sal não tem só sódio. O sal é cloreto de potássio, e ao comsumir menos dele, não só consumimos menos sódio, como também consumimos menos potássio, e isso pode ser um problema. Não, não estou a dizer que devem comer mais sal! Mas podem consumir alimentos ricos em potássio, como a banana (que nos vem logo à cabeça), mas banana a mais também não é bom. A solução para isso é (sim, adivinharam!) as lentilhas. Muito ricas em potássio, são indicadas para quem sofre de pressão arterial alta.

De todos os vegetais, as lentilhas é um dos que contém um maior nível de folato (também chamado de vitamina B12), essencial para a formação de glóbulos vermelhos e para um sistema nervoso mais saudável. Se querem combater o aparecimento de demência, devem incluir as lentilhas na vossa alimentação, já que o folato ajuda a diminuir a probabilidade do aparecimento desta doença. As mulheres grávidas também devem ingerir lentilhas ou a sua farinha, pois estão a produzir mais sangue.

Como também são ricas em ferro, são obrigatórias para quem segue uma dieta exclusivamente vegetariana, já que lhes é difícil consumir os níveis ideias de ferro que nós habitualmente vamos buscar à carne.

Por fim as lentilhas são particularmente ricas em manganês. Mesmo que nunca tenham ouvido falar nele, saibam que é muito importante para os ossos, fígado, rins e pâncreas. É importantíssimo na regulação dos níveis de açúcar no sangue e protege-nos dos radicais livres. Consumindo 100g de lentilhas vermelhas, estão a ingerir 100% da quantidade de manganês necessário por dia.

E agora? Vão continuar a excluir as lentilhas da vossa alimentação?

Como usar a farinha de lentilhas?


Tendo em consideração que esta é uma farinha sem glúten, devem esperar pães e bolos mais pesados. Por isso deve-se misturar com farinha de arroz e amidos para tornar os bolos mais leves. Já nas bolachas isso não é necessário, pois a farinha de lentilhas faz umas bolachas deliciosas e crocantes, como poderão ver mais à frente. Com esta farinha não acho necessário o uso de goma de xantana, as bolachas não se esfarelam e os bolos parecem ter uma boa estrutura.
Não aconselho a substituição integral de farinha de trigo pela farinha de lentilhas. São farinhas totalmente diferentes e o desastre será inevitável. Deverão começar por substituir pequenas porções de farinha de trigo pela farinha de lentilhas e avaliar os resultados a partir daí.
Na minha experiência com esta farinha, faz excelentes bolachas e é boa para adicionar a sopas, conferindo um sabor a frutos secos. Também é excelente para adicionar a almôndegas e hambúrgueres vegetarianos (preciso de testar a receita mais uma vez, fazer uns acertos e depois partilho).
Eu e os crepes temos uma relação de amor/ódio e esta farinha faz uns crepes deliciosos (amor), mas saem-me todos marrecos (ódio) por isso não apresento aqui a receita, mas assim que acertar com a receita também será publicada. 
Experimentem, usem um pouco desta farinha, misturem com outras para aligeirar o sabor das lentilhas (caso não gostem do sabor), e enriqueçam a vossa alimentação de uma forma saudável.





BOLACHAS DE MANTEIGA DE AMÊNDOA

Estas bolachas são tão simples de fazer e nem se vão lembrar que são saudáveis e cheias de nutrientes maravilhosos para o vosso organismo.
Feitas exclusivamente com farinha de lentilhas, com pedacinhos de amêndoa, são feitas num instante e fazem poucas bolachas de cada vez. Assim não precisam de ficar com um pote com imensas bolachas a olhar para vocês cada vez que entram na cozinha. Caso queiram fazer mais, basta dobrar a receita.
Podem substituir as amêndoas por chocolate, amendoim, passas, e a manteiga de amêndoa também pode ser substituída por manteiga de amendoim.
A manteiga de amêndoa caseira é muito simples de fazer. Basta colocar as amêndoas ligeiramente torradas num processador e triturar até que se forme uma pasta, o que demorará uns 12 a 15 minutos. À manteiga de amêndoa podem adicionar uma pitada de sal e/ou canela.





Ingredientes (14 bolachas):

55g de óleo de coco sólido (macio)
100g de farinha de lentilhas verdes
60g de açúcar de coco
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sobremesa bem cheia de manteiga de amêndoa
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
1/2 colher de café de fermento para bolos
1 ovo médio
40g de amêndoas com pele


Preparação:

Aquece-se o forno a 180ºC e forra-se um tabuleiro grande com papel vegetal.

Com a ajuda de uma batedeira bate-se o açúcar com o óleo de coco que deve estar sólido mas macio como uma pomada.

Adiciona-se o ovo, a baunilha e a manteiga de amêndoa e bate-se novamente.

Peneira-se a farinha com o bicarbonato de sódio e o fermento para bolos e adicionam-se à mistura anterior.

Junta-se a amêndoa picada grosseiramente com uma faca e envolve-se tudo com uma colher de pau até se obter uma bola.

Divide-se em 14 bolas que se colocam no tabuleiro forrado. Achatam-se ligeiramente com os dedos e leva-se ao forno durante 10 minutos, ou até começarem a ficar douradas à volta.

Deixam-se arrefecer numa rede e guardam-se num recipiente hermético.





QUEIJADAS DE LEGUMES

Estas queijadas de legumes são perfeitas para aproveitar restos de legumes que nos assombram o frigorífico. Para além de serem saudáveis, são o acompanhamento ideal para uma sopa, e viajam bem na marmita do almoço.
Aconselho a usarem forminhas de papel brilhante ou de alumínio para estas queijadas, já que elas se colam imenso à paredes das formas. Podem encontrar as forminhas em qualquer loja de utensílios para bolos e também em alguns hipermercados.






Ingredientes (10 queijadas):

2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura ralada grosseiramente
2 cogumelos picados grosseiramente
1 dente de alho esmagado
1/2 courgette cortada em cubinhos
1 molho pequeno de coentros (caules + folhas)
4 metades de tomate seco em azeite
1 chávena de farinha de lentilhas verdes
1 ovo
1/2 chávena de leite de coco
3/4 de chávena de água
1,5 colheres de sopa de vinagre de sidra
1 colher de chá de mostarda
1/2 colher de chá de curcuma
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta
1 colher de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de flocos de feijão azuki
sementes de sésamo

(1 chávena = 250ml)

Preparação:

Aquece-se o forno a 180ºC e forram-se 10 formas de queques com formas de papel brilhante ou de alumínio.

Aquece-se o azeite numa frigideira e salteiam-se os legumes com o alho e os caules picados dos coentros. Adiciona-se o tomate seco picado e retira-se do lume.

Numa tigela mistura-se a farinha de lentilhas, com o ovo, o leite de coco, a água, o vinagre, a mostarda, a curcuma, sao e pimenta, as sementes de linhaça, os flocos de feijão azuki e as folhas de coentros picadas.

À mistura de farinha adicionam-se os legumes salteados e envolve-se tudo.

Distribui-se a massa pelas formas, polvilham-se com sementes de sésamo e levam-se ao forno durante 15 minutos, ou até se espetar um palito no centro e este sair seco.

Podem ser comidas quentes ou frias.




11 comentários:

  1. Receitas bem saudáveis e obrigada pela informação!!!
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E macarrão, vc acha que dá pra fazer apenas com essa farinha, ou teria que mesclar?

      Eliminar
  2. eu fui das que votou na farinha de lentilhas! quando as encontrar à venda vou testar tanto a receita salgada como a doce. obrigada por nos trazeres tantas receitas inovadoras e deliciosas. eu sei que é caro e difícil ser original, mas deve ser por isso que o teu é dos poucos blogues que ainda sigo e me dá tantas ideias e receitas ao fim deste tempo todo! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. no ALDI encontram-se farinha de lentilhas grão e outras .os preços são acessíveis
      .

      Eliminar
    2. Sim, agora já se encontra com facilidade no Aldi, mas infelizmente em 2018, quando este post foi publicado, ainda era difícil encontrar. Beijinhos

      Eliminar
  3. Obrigada pela dica. Tenho um arroz multigrãos que tem entre os ingredientes lentilhas, vou triturar e fazer um bolo. Dou notícias de como ficou. Abraços

    ResponderEliminar
  4. Acabei de fazer uma pizza com esta farinha nao é o mesmo obviamente, mas quebrou um galho!!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Sofia,diz um pouco mais acima que não encontra farinha de lentilhas só online,pois eu comprei hoje no Aldi aqui a pé de mim e no fim de semana já vou fazer esta receita de bolachinhas. obrigada pela partilha. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) De facto na altura que escrevi esta publicação ainda não se encontrava com facilidade. Felizmente o Aldi tem vindo a aumentar a oferta de farinhas, e são de excelente qualidade. Beijinhos

      Eliminar
  6. Hola, eu fis as bolachinhas com farinha de lentilha ficou estupendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz que gostou! Um beijinho grande e obrigado por estar desse lado. Bons cozinhados! <3

      Eliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger