13:19

Papas de Aveia com sabor a Cheesecake de Morango - Sexta Feira Vegetariana

Na minha casa há uma regra que nunca se quebra. Nunca ninguém sai de casa se tomar o pequeno almoço. Por muito que estejamos atrasados, doentes, com pouco apetite, nervosos, não me interessa. Todos comem! Ninguém salta o pequeno almoço. Sempre foi assim na dos meus pais e dos meus sogros, eu nós perpetuamos esta regra ao mesmo tempo que a passamos aos nossos filhos.

A minha forma de garantir que esta regra é aplicada passa por ter em casa tudo o que é preciso para fazer o pequeno almoço. Para isso planeio as refeições matinais, sem repetições e introduzindo fruta, cereais integrais e sementes. E sim, também comemos sandes, outras vezes panquecas e ocasionalmente também se comem cereais de compra, embora tente ao máximo evitar estes últimos. É verdade que não são tão saudáveis quanto os fazem parecer, mas, para mim, não concordo com proibir o seu consumo porque isso vai ter o efeito oposto. Em vez de proibir, compro um pacote e dou opções alternativas e o facto é que os pacotes de cereais duram imenso tempo cá em casa. Por isso a minha estratégia parece resultar.

Outra regra que eu estabeleci é que a comida tem de saber bem. Nada de comida a saber a palha, ou a papel, ou sensaborona. Quando comemos, temos de sentir prazer em fazê-lo, senão só alimentamos o estômago e não a alma.

Este pequeno almoço que hoje vos sugiro alimenta o estômago e a alma, e a vantagem é que é saudável, fácil e rápido de preparar, não havendo melhor forma de começar o dia. Como se fazem de véspera em poucos minutos, no dia seguinte não há desculpa no universo que justifique sair de casa sem comer. Além disso, com os dias a aquecer, estas papas de aveia providenciam um pequeno almoço refrescante e ao mesmo tempo parece que estamos a comer uma sobremesa. E quem resiste a um cheesecake de morango?








Ingredientes (2 pax):

1 copo de aveia integrais
2 colheres de sopa de flocos de feijão azuki
15 morangos pequenos
250ml de leite de coco Alpro
1 copo de iogurte natural
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
2 bolachas Maria integrais trituradas


Preparação:

De véspera colocar 10 morangos lavados num copo fundo e largo com o leite de coco, o iogurte, a essência de baunilha e o mel.

Tritura-se tudo com a varinha mágica.

Num pirex com tampa mistura-se a aveia com os flocos de feijão azuki.

Adiciona-se o batido de morango à aveia e flocos de feijão azuki e mistura-se.

Tapa-se e deixa-se repousar no frigorífico durante a noite.

Na manhã seguinte dividem-se as papas de aveia por duas tigelas, cobre-se com a bolacha triturada e os morangos cortados em rodelas.

NOTA: podem ajustar a quantidade de mel consoante o vosso gosto, sem esquecer que a bolacha Maria é doce.
Podem encontrar os flocos de feijão azuki na loja Miosotis ou online. Caso não encontrem, podem substituir por sementes de chia ou omitir por completo.




1 comentário:

  1. Eu adoro papas de aveia e também já as fiz com vários sabores por isso é mais uma bela sugestão!!!bj

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger