Hambúrgueres de Grão, Ervilhas e Cevada - Sexta Feira Vegetariana

15:51

Todos os dias vejo nas redes sociais fotos de hamburgueres vegetarianos, alguns de lojas bem famosas, e muito sinceramente eu não comeria muitos deles. Não pretendo ser arrogante ao dizer isto, mas se a ideia é comer melhor, não vejo como estar a tirar um hamburguer vegetariano de uma embalagem é melhor do que comer um bom hamburguer de carne caseiro. Só porque é vegetariano desculpa-se o vir numa embalagem e ter aditivos?

Eu prefiro fazer os meus, congelar e ter à mão sempre que preciso. Como já referi por diversas vezes, cá em casa restringimos a quantidade de alimentos processado. Isso passa por não comprar "comida de pacote" e comer os alimentos o mais natural possível. Só a Nutella, as carnes frias e, às vezes, o pão de hambúrguer, continuam a ser o nosso pecado. Podem dizer que fazem mal. Sim fazem mal... se consumidas em excesso, o que não é o caso. A solução para se comer melhor é planear e estar preparado para cada refeição para evitar stresses de última hora e acabar por encomendar uma pizza gordurosa.

Para esta sexta fiz estes hambúrgueres de grão, ervilhas e cevada, que são óptimos para comer no pão, no prato e dão para congelar para refeições futuras. Cheios de fibra e nutrientes saudáveis, macios por dentro e estadiços por fora, estes hambúrgueres não se "esborracham" todos e conseguem manter a sua estrutura quando apertados no pão. O segredo? Eu digo... farinha de coco. Sim! Simples, saudável e eficaz.

Sim são hambúrgueres vegetarianos, sim são saudáveis, e sim são deliciosos! A comida tem de saber bem, tem de dar prazer, tem de alimentar o corpo e a alma. Estes hambúrgueres fazem isso tudo! Vão experimentar?






Ingredientes (8 hambúrgueres):

400g de grão cozido
140g de milho de lata (sem açúcar adicionado)
150g de ervilhas congeladas (não é preciso descongelar)
1 batata doce pequena assada
110g de flocos de cevada
25g de farinha de coco
1 molho pequeno de coentros picados (folhas e caules)
1 colher de chá de caril em pó
1 colher de chá de colorau fumado
1 colher de chá de flor de sal
pimenta preta moída a gosto
azeite


Preparação:

Preparar um tabuleiro grande forrado com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar todos os ingredientes, excepto a farinha de coco, dentro de um processador e triturar. Caso o copo do processador seja pequeno, triturem pequenas porções de cada vez. A mistura deve ter alguma textura e devem-se sentir pequenos pedaços de ervilha e cevada.

Adiciona-se a farinha de coco, envolve-se e deixa-se repousar durante um minuto para que absorva a humidade dos legumes. Se a mistura ainda se colar muito às mãos, estiver demasiado húmida e difícil de moldar, junta-se um pouco mais de farinha de coco.

Divide-se a mistura em 8 porções iguais e moldam-se os hambúrgueres.

Colocam-se no tabuleiro, regam-se com um fio de azeite e levam-se ao forno durante 25 a 30 minutos.

Sugiro que se sirvam com queijo de cabra, maionese e rúcula em pão de hambúrguer.

Se optarem por congelar, dispõem-se num tabuleiro e levam-se ao congelador por uma hora. Retiram-se do tabuleiro e transferem-se para um saco com fecho hermético. Na hora de os utilizar, basta pô-los ainda congelados num tabuleiro e deixar mais uns minutos no forno.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Popular Posts

Arquivo