09:19

Gratinado de Esparguete Integral e Legumes Assados - Sexta Feira Vegetariana

Quem acompanha as ementas semanais que publico todas as semanas, reparou que para esta sexta feira estava prevista uma lasanha de vegetais. Acontece que esta minha cabeça de alho xoxo se esqueceu de colocar na lista das compras as folhas de lasanha, por isso quando fui ao supermercado, ela não vieram comigo. Noutro dia normal poderia fazer as folhas de lasanha, mas desta vez não tinha tempo disponível para o fazer.

Ora, depois deste contratempo, tive de mudar de planos e, depois de olhar para a despensa, acabei por decidir utilizar uma embalagem de esparguete integral e fazer um gratinado. Ficou tão delicioso que vou fazer mais vezes! Às vezes os improvisos acabam por resultar tão bem ou melhor do que receitas planeadas.





Ingredientes (4 pax):

para os legumes assados:
700g de abóbora
4 cogumelos brancos grandes
1/2 pimento vermelho
3 cebolas pequeninas
5 raminhos de tomilho
1 colher de chá de curcuma em pó
1 colher de chá de cominhos em grão
1 pitada de colorau fumado
sal e pimenta preta
1 colher de chá de alho em pó
azeite

para o bechamel:
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de farinha
500ml de leite
sal e pimenta preta
noz moscada
3 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado

300g de esparguete integral
parmesão para polvilhar
 

Preparação:

Corta-se a abóbora em cubinhos pequenos e coloca-se num tabuleiro. Cortam-se os cogumelos em fatias grossas e também se colacam no tabuleiro. O pimento é cortado em tiras e transferido para o tabuleiro. Cortam-se as cebolas em quartos e dispõem-se por cima dos restantes legumes.

Temperam-se os legumes com sal, pimenta, curcuma, colorau fumado, cominhos, tomilho e alho em pó. Rega-se com um fio de azeite e com as mãos mistura-se tudo para que os temperos se distribuam homogeneamente.

Leva-se a forno pré-aquecido a 200º C durante 15 minutos, ou até os legumes estarem macios.

Entretanto coze-se o esparguete de acordo com as indicações da embalagem. Deverá ficar al dente, pois ainda vai cozer no forno.

Para o bechamel, aquece-se um tachinho com a manteiga. Quando esta estiver derretida, coloca-se a farinha. Mistura-se e deixa-se cozinhar durante 30 segundos em lume médio.

Adiciona-se o leite a pouco e pouco, e com a ajuda de uma vara de arames, mexe-se sem parar. O bechamel deverá ficar espesso, mas ainda capaz de escorrer em fio do tacho. Tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. Junta-se o queijo Parmesão e mistura-se.

Adicionam-se os legumes assados ao bechamel, e de seguida o esparguete. Mexe-se para que o creme se distribua uniformemente.

Transfere-se tudo para um pirex e polvilha-se com um pouco de queijo Parmesão.

Leva-se ao forno até que o queijo derreta e fique douradinho.

Servir com uma boa salada.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger