06:30

Panquecas de Marmelo

Nós valorizamos muito o pequeno almoço, e o nosso prato preferido são as panquecas, que eu procuro fazer da forma mais saudável possível sem comprometer o sabor e a textura. Têm de ser altas, fofas e não muito doces.

Eu faço questão de me levantar mais cedo para que haja um pequeno almoço na mesa todos os dias, mas às vezes não há tempo para fazer panquecas com calma, por isso esta receita é perfeita para fazer  e sobrar panquecas para outro pequeno almoço. Eu congelo num saco, separadas por papel vegetal e quando são precisas, aqueço o forno a 100ºC e disponho as panquecas num tabuleiro e coloco no forno durante 15 minutos, virando-as a meio tempo.

Como tinha muitos marmelos que tinha trazido do Alentejo, decidi incorporar nestas panquecas improvisadas que resultam tão bem. Há experiências que resultam tão bem! 





Ingredientes (faz 25 panquecas):

2 copos de farinha de trigo
1 copo de farinha de trigo integral
3 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
1 colher de chá cheia de canela
500ml de leitelho (buttermilk)
4 marmelos
4 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
1/2 copo de nozes Frutos de Vettonia


Preparação:

De véspera, descascam-se os marmelos, retiram-se os caroços e cozem-se em água. Quando estiverem macios, escorrem-se e trituram-se com uma varinha mágica. Deixa-se arrefecer.

Na manhã seguinte misturam-se as farinhas, o fermento, o bicarbonato de sódio, o açúcar amarelo, o sal e a canela numa tigela funda.

Num outro recipiente batem-se os ovos, com o puré de marmelos, o buttermilk e a essência de baunilha. Adiciona-se a mistura líquida aos secos, envolvendo sem mexer demais.

Juntam-se as nozes picadas e envolve-se.

Aquece-se uma frigideira larga em lume médio. Pincela-se com manteiga e deitam-se duas colheres de sopa de massa por cada panqueca.

Deixa-se cozinhar por 2 a 3 minutos, ou até que comecem a aparecer bolhinhas sa superfície da panqueca. Com a ajuda de uma espátula viram-se as panquecas e deixam-se cozinhar durante mais 2 minutos. Atenção que estas panquecas são muito altas e densas, por isso demoram a cozinhar.

Repete-se a operação até esgotar toda a massa e ter as panquecas todas prontas a comer.

Servem-se as panquecas quentes com mel.

As que sobram, guardam-se frias num saco de congelação, dentro do congelador.



1 comentário:

  1. Hum,hum,hum...Perfeito!
    Comecar o dia assim Sofia, que maravilha! Quem tem uma mãe como tu tem tudo!
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger