15:23

Baguetes Rápidas

Estamos todos numa situação difícil, em que nem ao pão podemos ir todos os dias, e como comprar pão de forma que tem uma validade de 1 ano não me parece uma boa opção, saiu mais uma experiência da minha cozinha.

Baguetes, quentinhas, fofas por dentro e estaladiças por fora, que estão prontas em duas horas. Sim, é possível, desde que tenham farinha, água, sal e fermento... e já agora umas sementinhas para decorar o pão, mas se não houver não tem problema absolutamente nenhum.

Para fazer estas baguetes, não precisam de formas especiais, não precisam de estar 2 horas a amassar, não precisam de máquina, nem de forno especial. Sim, é assim tão simples! Até porque às vezes não dá para esperar por um pão que demora 8 horas a levedar e precisamos dele mais cedo. Ora como é um pão de fermentação rápida e não é muito amassado, não vai ter aqueles buracos grandes, mas obtêm um pão delicioso, até no dia seguinte, caso sobre, claro!

Mas passemos à receita!





Ingredientes
(rende 2 baguetes grandes)

200g de farinha de trigo integral
425g de farinha de trigo
2 e 1/4 colheres de chá de fermento seco para pão
1 e 2/3 de chávena de água tépida
1 colher de chá de sal fino
sementes de papoila para decorar


Preparação

Misturam-se as farinhas com o fermento e o sal fino.

Adiciona-se uma chávena de água e vai-se misturando com a ponta dos dedos. Adicona-se a restante água a pouco e pouco até a massa se ligar por completo. Pode não ser preciso adiionar tanta água, ou pelo contrário, pode precisar de um pouco mais de água. Vai depender da farinha usada, o importante é obterem uma massa macia que segura a forma.

Amassar por dois a cinco minutos, até a massa estar homogénea, não haver farinha por incorporar e a massa não colar muito às mãos.

Faz-se uma bola, tapa-se e leva-se a levedar durante 1 hora.

Sem retirar muito do ar da massa, corta-se a bola em duas partes iguais que se moldam ligeiramente com a forma de uma baguete, esticando com cuidado a massa. Podem dar cortes na superfície da baguete, podem torcer a massa ou deixar como está.

Colocam-se as baguetes num tabuleiro polvilhado com farinha. Tapam-se e dexam-se levedar por 30 a 45 minutos.

Entretanto aquece-se o forno a 240ºC e coloca-se um tabuleiro vazio no fundo do forno.

Salpicam-se as baguetes com água e polvilham-se com sementes de papoila.

Levam-se ao forno durante 30 minutos ou até estarem douradas e fazerem um som oco quando se bate na parte de baixo. Assim que as baguetes entram no forno, deita-se água no tabuleiro vazio no fundo do forno, para ajudar o pão a formar uma crosta estaladiça.


3 comentários:

  1. Hoje foi ao Continente e o fermento quer fresco ou seco estava esgotado, queria fazer uns bolos doces, mas acabei por arranjar fresco numa padaria.
    Não tenho feito pão pois o meu marido traz fresco todos os dias.
    Essas baguetes ficaram fantásticas.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Para mim desde que seja pão com buraquinhos, sem buraquinhos, com chouriço, com doce, só com manteiga, vai tudo!!! Adoro pão! Estas baguetes são boas para fazer umas daquelas sandes com pasta de frango ou de delicias com alface e milho à mistura...
    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Fiz hoje aqui em São Paulo (Brasil) e ficaram ótimas ! Foi fácil seguir sua receita , estava bem explicadinha , a dica do forno foi maravilhosa ! Obrigada por postar tão diligentemente .

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger