22:52

Tranche inteira de bacalhau fresco com presunto, limão e tomilho acompanhado de puré de couve-flor com rebentos de couve roxa

A Iglo e o Chef Tiago Bonito desafiaram-me a criar uma receita onde o rei é a Tranche Inteira de Bacalhau Fresco da Iglo.



O bacalhau é o peixe mais icónico da gastronomia portuguesa e, num país onde o bacalhau seco é rei, a Iglo volta a inovar com o lançamento da nova tranche inteira de bacalhau fresco, pescado em alto mar e congelado com toda a qualidade. Ideal para toda a família, já que não tem espinhas.

Adorei este desafio e a minha sugestão para melhor apreciar a tranche inteira de bacalhau fresco é esta onde o bacalhau é aromatizado com limão e tomilho e o presunto serve de cobertura para temperar e manter a humidade do peixe. Espero que gostem!













(para 4 pessoas)
para a tranche de bacalhau:
1 tranche inteira de bacalhau fresco Iglo
7 fatias de presunto (de boa qualidade)
raspa e sumo de meio limão + algumas raspas para decorar
3 colheres de sopa de azeite
6 raminhos de tomilho fresco
sal, pimenta preta e paprica fumada

para o puré de couve flor:
1 couve flor grande
250g de ricotta
2 colheres de sopa de manteiga
1 cabeça de alho
sal, pimenta preta e noz moscada
rebentos de couve roxa






Pré aquecer o forno a 180ºC.
Cortar o topo da cabeça de alho, temperar com sal e um fiozinho de azeite. Embrulhar em papel de alumínio e levar a assar no forno durante 30 minutos, ou até se sentir que a cabeça de alho está macia ao toque.

Numa panela grande cozer a couve flor em água com sal durante 15 minutos (ou até uma faca conseguir espetar com facilidade a couve flor). Escorrer bem a couve flor e deixar secar em cima de uma toalha limpa para absorver o máximo de água possível.

Entretanto mistura-se numa tigela o sumo e raspa de limão com o azeite e as folhas de 4 raminhos de tomilho. Num tabuleiro de pirex tempera-se a tranche inteira de bacalhau dos dois lados com sal (apenas uma pitada porque ainda será embrulhado em presunto que também é salgado), pimenta preta e uma pitada de paprica fumada (caso não encontrem, podem usar colorau doce). Rega-se a tranche com a mistura de azeite, limão e tomilho. Cobre-se a tranche de bacalhau com as fatias de presunto, colocando as pontas das fatias por baixo da tranche. Deita-se por cima do presunto mais algumas raspas de limão e o restante tomilho e rega-se com um fio pequeno de azeite. Leva-se ao forno durante 20 minutos.

Enquanto o bacalhau assa, reduz-se a couve flor a puré com uma varinha mágica (caso tenham um robot de cozinha, será mais fácil de realizar este passo). Adiciona-se a ricotta, espreme-se o alho assado e junta-se à couve flor e volta-se a triturar com a varinha mágica até se obter um puré suave. Tempera-se a gosto com sal, pimenta preta e noz moscada.

Depois de retirar o bacalhau do forno, filtra-se o molho que se encontra no fundo da travessa.
Corta-se a tranche em 4 pedaços iguais e serve-se com o puré de couve flor, os rebentos de couve roxa e o molho do bacalhau.


Bom apetite!!

#Igloportugal #bacalhaufresco #CesarCastro


4 comentários:

  1. Delicioso!
    E a apresentação está top! :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  2. Bem...está aqui um prato fantástico! Nunca comi bacalhau fresco, é daquelas coisas que gostava de experimentar, mas como adoro bacalhau, calculo que seja delicioso! Fiquei literalmente com água na boca, está muito apetitoso, assim como o puré. Adorei mesmo! :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger