15:11

Perna de peru estufada com cenoura à moda da Nila

Ultimamente tenho andado com "apetites" da comida da minha mãe, aquela que ela fazia quando eu era mais nova.  Este é um dos meus pratos favoritos que a minha mãe fazia. A carne suculenta desfaz-se, o molho cheio de sabor, e as cenouras doces que acompanham tão bem este prato, simplesmente não consigo resistir.

Esta é uma receita para fazer com calma, muita calma. Dependendo do tamanho da perna de peru, pode demorar várias horas em lume brando. Podem usar uma slow cooker, mas quem não tem (como eu) pode fazer numa panela grande com tampa.

Faço sempre uma perna grande para haver sobras, nós adoramos sandes de carne assada.


Ingredientes (8 pessoas)

1 perna de peru com 3,5kg
2 cebolas grandes
2 dentes de louro
4 tomates grandes bem maduros
1 ramo de salsa
8 cenouras grandes
3 colheres de sopa de azeite
150ml de vinho branco
1 colher de sobremesa de colorau em pó
sal e pimenta preta

Preparação

 Aquece-se o azeite e junta-se a cebola às rodelas, o alho inteiro e as folhas de louro.

Quando a cebola estiver translúcida, juntam-se metade dos tomates descascados e partidos em pedaços e metade das cenouras descascadas e partidas em pedaços grandes de cerca de 5cm.

Coloca-se a perna lavada e limpa de penas por cima, tempera-se com sal, pimenta, colorau e a salsa picada.

Por cima deitam-se os restantes tomates descascados e partidos, a restante cenoura descascada e partida, o vinho branco. Junta-se 250ml de água, tapa-se e deixa-se levantar fervura em lume médio.

Baixa-se o lume para o mínimo, de forma a que se vejam umas borbulhinhas pequenas a vir ao cimo. Ajeitam-se os legumes, caso seja necessário, tapa-se a panela e deixa-se assim durante 3 horas.

A fim desse tempo, a perna de peru deverá ter a carne macia, a despegar-se do osso.

Servir com esparguete e as cenouras que estufaram na panela com a carne.

1 comentário:

  1. Olá Sofia,as comidas das nossas mães tem sempre um sabor especial,gostei muito da receita,vamos experimentar.
    Beijinhos
    Mariana do https://gostopelossabores.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger