O salmão é um dos meus peixes preferidos. Sim já ouvi, vi e li as coisas más que dizem deste peixe, mas no fim das contas o importante é verificar a proveniência do salmão e estar informada. Neste caso utilizei os lombos de salmão congelados da Iglo. Deliciosos, e criados em condições muito similares aos que nascem em liberdade.
Estas tartes de salmão combinam alguns dos meus ingredientes preferidos. Já vos falei do salmão, mas faltam os cogumelos shiitake e os espinafres. Estes cogumelos carnudos e com um sabor ligeiramente salgado, combinam na perfeição com a carne adocicada do salmão. Os espinafres com o seu sabor a terra, ligeiramente amargo e com textura amanteigada completam esta tarte deliciosa.
TARTE DE SALMÃO, COGUMELOS SHIITAKE E ESPINAFRES
Ingredientes:(para 4 pessoas)
2 embalagens de massa folhada rectangular
2 embalagens de Lombos de Salmão Iglo descongelados
200g de cogumelos shiitake
3 mãos cheias de espinafres
2 colheres de sopa de endro picado
raspa de 1 limão
azeite
sal e pimenta
sementes de sésamo para decorar
1 ovo para pincelar
Preparação:
Aquecer duas frigideiras com 1 colher de sopa de azeite cada uma. Numa das frigideiras colocam-se os cogumelos sem pé e cortados em tiras. Na outra frigideira deitam-se os espinafres. Temperam-se com sal e pimenta. Quando os cogumelos estiverem macios e os espinafres estiverem murchos, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.
Aquece-se o forno a 200ºC e forra-se um tabuleiro com papel vegetal.
Deita-se o endro, a raspa de limão, o sal e a pimenta numa tábua de cozinha e mistura-se bem. Passam-se os lombos de salmão por esta mistura e reserva-se.
Corta-se a massa folhada em duas partes iguais. Numa metade do pedaço de massa folhada colocam-se os cogumelos, em cima o salmão e cobre-se com espinafres. Dobra-se a outra metade de massa sobre o peixe e fecha-se toda em volta. Pincela-se com ovo batido e polvilha-se com sementes de sésamo. Fazem-se dois cortes em cima para libertar o vapor da cozedura do salmão.
Repete-se a operação para os restantes lombos de salmão.
Leva-se ao forno durante 25 minutos. A massa deverá estar dourada e estaladiça.
Deixa-se repousar durante 5 minutos e serve-se.