23:58

Tarte de salmão, cogumelos shiitake e espinafres

Tarte de salmão, cogumelos shiitake e espinafres
O salmão é um dos meus peixes preferidos. Sim já ouvi, vi e li as coisas más que dizem deste peixe, mas no fim das contas o importante é verificar a proveniência do salmão e estar informada. Neste caso utilizei os lombos de salmão congelados da Iglo. Deliciosos, e criados em condições muito similares aos que nascem em liberdade.
Estas tartes de salmão combinam alguns dos meus ingredientes preferidos. Já vos falei do salmão, mas faltam os cogumelos shiitake e os espinafres. Estes cogumelos carnudos e com um sabor ligeiramente salgado, combinam na perfeição com a carne adocicada do salmão. Os espinafres com o seu sabor a terra, ligeiramente amargo e com textura amanteigada completam esta tarte deliciosa.



TARTE DE SALMÃO, COGUMELOS SHIITAKE E ESPINAFRES

Ingredientes:(para 4 pessoas)
2 embalagens de massa folhada rectangular
2 embalagens de Lombos de Salmão Iglo descongelados
200g de cogumelos shiitake
3 mãos cheias de espinafres
2 colheres de sopa de endro picado
raspa de 1 limão
azeite
sal e pimenta
sementes de sésamo para decorar
1 ovo para pincelar

Preparação:
Aquecer duas frigideiras com 1 colher de sopa de azeite cada uma. Numa das frigideiras colocam-se os cogumelos sem pé e cortados em tiras. Na outra frigideira deitam-se os espinafres. Temperam-se com sal e pimenta. Quando os cogumelos estiverem macios e os espinafres estiverem murchos, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Aquece-se o forno a 200ºC e forra-se um tabuleiro com papel vegetal.
Deita-se o endro, a raspa de limão, o sal e a pimenta numa tábua de cozinha e mistura-se bem. Passam-se os lombos de salmão por esta mistura e reserva-se.
Corta-se a massa folhada em duas partes iguais. Numa metade do pedaço de massa folhada colocam-se os cogumelos, em cima o salmão e cobre-se com espinafres. Dobra-se a outra metade de massa sobre o peixe e fecha-se toda em volta. Pincela-se com ovo batido e polvilha-se com sementes de sésamo. Fazem-se dois cortes em cima para libertar o vapor da cozedura do salmão. 
Repete-se a operação para os restantes lombos de salmão.
Leva-se ao forno durante 25 minutos. A massa deverá estar dourada e estaladiça.
Deixa-se repousar durante 5 minutos e serve-se.



21:46

Saiba quais os menus mais saudáveis para casamentos

Saiba quais os menus mais saudáveis para casamentos


Nos casamentos ainda é muito comum existirem aqueles menus tipicamente portugueses, muito calóricos, pesados, cheios de molhos e gorduras, que nos ficam no estômago durante horas. Quando não podemos fugir deles, o truque é comer pouco, até porque são servidos vários pratos na refeição principal e, até ao fim da noite, os petiscos continuam expostos para toda a gente. Sem esquecer a sopa servida ao jantar, se a festa se estender até de madrugada. 

No entanto, há cada vez mais noivos a terem esta questão em grande conta, acabando por preferir comida bem mais saudável, também devido às intolerâncias alimentares que têm vindo a afectar imensa gente nestes últimos anos. Por isso, já existem cerimónias onde não são vistos o arroz de marisco ou a carne com as batatas assadas, mas sim outros pratos mais ligeiros e, posso dizer, até fora do comum. Uns chegam mesmo a estar tão bem elaborados que se tornam dignos de umas quantas fotografias por parte dos fotógrafos de casamentos. Aqui ficam alguns exemplos:


Sushi

A moda do sushi chegou e veio para ficar, conquistando imensos adeptos pelo nosso país. Num casamento, este prato é uma óptima escolha, pois possibilita que os convidados comam apenas as quantidades que desejem, perante uma grande variedade de peças. Com ou sem molho de soja, é uma excelente opção! 


Grelhados

Quer seja de carne ou de peixe, não há nada melhor do que ser fiel à nossa cozinha mediterrânica. E percebe-se porquê: para além dos fantásticos sabores que estas comidas proporcionam, os grelhados são bastantes saudáveis e de fácil digestão.


Canapés e mini petiscos mais saudáveis

É também muito recorrente a oferta de petiscos (pastéis de bacalhau, croquetes e rissóis) antes da grande entrada para o salão da festa. Porém, a nova tendência dita que os canapés, as mini sandes e as mini quiches mais saudáveis podem fazer parte do próprio menu, por serem petiscos muito mais saborosos, mais fáceis e mais rápidos de comer. Com fruta, vegetais, legumes e outros ingredientes pouco ou nada calóricos, não há quem resista a estas mini perdições.


Menus vegans ou com alimentos biológicos

Como já foi referido, as alergias/intolerâncias alimentares estão a fazer parte da vida de muitas pessoas. A doença celíaca, a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca são apenas algumas intolerâncias que transtornam a vida de muita gente, não esquecendo os problemas gastrointestinais que afectam fortemente grande parte da população portuguesa. De forma a que se possa comer sem medos, muitos noivos tendem também a optar por menus - ou alguns pratos - vegans ou por alimentos biológicos, que, por não terem químicos na sua composição, são muito mais saudáveis para o organismo.


Sumos naturais e bebidas sem açúcar

Nos menus saudáveis não entram os refrigerantes, os sumos concentrados e as bebidas cheias de açúcar. Em substituição, escolhem-se os sumos de fruta naturais, os batidos ou os chás caseiros, feitos com pouca ou nenhuma fonte de açúcar. Para além de não engordarem, são bastante nutritivos e deliciosos.  



Já não há motivos para não se apostar neste tipo de pratos, quer seja nos casamentos, como em qualquer tipo de eventos, pois são todos deliciosos e fazem muito bem à saúde. E isso, no fundo, é o que mais importa! 

22:49

Empadas Deliciosas de Galinha

Empadas Deliciosas de Galinha
Se há uma coisa que a minha família adora são estas empadas de galinha. Sim dão trabalho, mas são tão boas e saborosas, e a massa, simples de fazer, fica quase que folhada e com tanto sabor, complementando na perfeição o seu recheio. Sim, é verdade que estas empadas não são para quem está de dieta, mas também não é todos os dias que se fazem estas verdadeiras delícias. Além disso, estas empadas são perfeitas para uma festa e em festas não se medem calorias.
Agora, querem saber o segredo para fazer uma massa de empada perfeita? Não poupem na manteiga! Este é o primeiro segredo. O segundo é usar o líquido de cozer o frango e o chouriço, em vez de água, para fazer a massa. Todo aquele sabor das carnes, do chouriço e das ervas e especiarias, vão elevar esta massa, para algo tão delicioso, que vai ser difícil de parar de comer. Agora que vos revelei os meus segredos, não deixem de experimentar esta receita e vão ver que não se arrependerão.





EMPADAS DELICIOSAS DE GALINHA
(Receita da massa adaptada de uma receita da Maria de Lourdes Modesto)

Ingredientes:(para 24 empadas)

para o recheio:
meio frango do campo
2 fatias de entremeada
3/4 de chouriço de carne de boa qualidade
sal
1 colher de chá tomilho seco
1 folha de louro
2 cravinhos
1 colher de sobremesa mal cheia de grãos de pimenta preta
250ml de vinho branco

para a massa:
450g de farinha (sem fermento)
180g de manteiga gelada
1 colher e meia de sopa de azeite
1,5dl do caldo de cozer as carnes
sal a gosto

1 ovo para pincelar

Preparação

Começa-se por se cozer as carnes na panela de pressão. Na minha panela de pressão bastam 25 minutos para que as carnes fiquem bem cozidas, mas este tempo pode variar de panela para panela. Para isso colocam-se as carnes e o chouriço na panela, com as especiarias, as ervas aromáticas e o sal. Tapa-se com água e junta-se o vinho branco. Tapa-se a panela e, quando ganhar pressão contam-se os 25 minutos. Quando a panela perder pressão, retiram-se as carnes e o chouriço para uma travessa para que arrefeçam um pouco. 
Reserva-se uma parte do caldo de cozedura para a massa e deixa-se arrefecer por completo.

É fundamental para esta receita que a manteiga e o caldo estejam gelados. Coloca-se a farinha e o sal numa tigela larga e junta-se a manteiga cortada em cubinhos e o azeite. Amassa-se rapidamente com as pontas dos dedos até que se obtenha uma espécie de areia. De seguida adiciona-se a água e amassa-se o suficiente para que se forme uma bola de massa macia e uniforme.
Cobre-se com pelicula aderente e leva-se ao frigorífico durante 30 minutos.

Entretanto untam-se levemente 24 formas de queques com manteiga e desfiam-se as carnes e corta-se o chouriço em pedacinhos, eliminando as peles e os ossos.

Estende-se a massa e cortam-se rodelas de massa de forma a que esta fique com meio centímetro para fora da forma. Cortam-se também umas rodelas de massa de diâmetro igual às formas para servir de tampa.
Forram-se as formas com a massa, recheia-se com as carnes e o chouriço e tapa-se com uma rodela de massa. Empurra-se o excesso de massa da base para cima da tampa e repete-se até que fique tudo selado em volta. Pincela-se com ovo. Repete-se a operação em todas as formas até esgotar a massa e as carnes.
Coloca-se todas as formas em tabuleiros e leva-se ao forno pré aquecido a 180ºC até as empadas ficarem douradas (entre 20 a 25 minutos).
Assim que estiverem assadas retiram-se das formas, para que não ganhem humidade na base e fiquem sequinhas. Apreciem! E se tiverem alguma dúvida não hesitem em contactar-me.



12:59

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de cevada outonal

Sexta-Feira Vegetariana - Salada de cevada outonal
Apesar do Outono já ter chegado há algum tempo, o Verão de São Martinho deu o ar da sua graça mais cedo e as temperaturas têm andado bastante amenas. E com temperatutras tão agradáveis, não apetece comidas pesadas, por isso fiz esta salada muito saudável e leve, com sabores deliciosos a Outono da parte da abóbora e da maçã. Às vezes as coisas mais simples, são as melhores.





SALADA DE CEVADA OUTONAL

Ingredientes (para 4 pessoas):
250g de cevada perolada
1 batata doce
500g de abóbora
1 cebola roxa
1/4 de pimento vermelho
1 maçã
1 punhado de passas ou de cranberries
1 colher de chá de cominhos moídos
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta preta
cebolinho e coentros

para a vinagrete de curcuma
1 colher de café de curcuma
4 colheres de sopa de vinagre de champanhe
6 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta preta a gosto

Preparação:
Pré-aquecer o forno o forno a 200ºC.
Começa-se por cozer a cevada em água e sal durante 25 a 30 minutos. Entretanto cortam-se a abóbora e a batata doce em cubos de 2cm de largura e colocam-se num tabuleiro. Corta-se a cebola em pedaços grandes e o pimento em quadrados e juntam-se ao tabuleiro. Regam-se os legumes com 2 colheres de sopa de azeite, polvilha-se com os cominhos e tempera-se com sal e pimenta. Vai ao forno durante 20 minutos ou até estarem macios, sem deixar queimar. A meio da assadura deve-se misturar os legumes para assarem uniformemente.
Escorre-se a cevada e com ela ainda quente, juntam-se os legumes assados e os cranberries. Descasca-se a maçã e corta-se em cubinhos e adiciona-se também à cevada. Para fazer a vinagrete de curcuma misturam-se as 4 colheres de vinagre com as 6 colheres de azeite e a curcuma e rega-se a salada de cevada com pelo menos metade da quantidade. Polvilhar com as ervas aromáticas, juntar mais sal e pimenta se for necessário e misturar. Servir ainda quente e se quiserem podem regar com mais vinagrete de curcuma. Com esta salada combina bem um delicioso vinho branco.




Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger