06:29

Couscous de Laranja, Especiarias e Pinhão

Couscous de Laranja, Especiarias e Pinhão
Esforço-me por introduzir fruta fresca em todas as refeições, e o facto é que ao pequeno-almoço, que é a refeição em que devíamos comer melhor, nem sempre a comemos. Por isso, vou variando os pequenos-almoços, com a fruta escondida em batidos ou bem à vista em pratos como este.

Já há bastante tempo que andava para fazer couscous doce, e uma manhã destas acabei por fazer estes pratinhos bem bonitos e coloridos para começarmos a manhã da melhor forma!

Este coucous é tão rápido de fazer, que o mais complicado é descascar a fruta e espremer as laranjas. Depois? Depois é sentar e apreciar calmamente esta fusão de sabores deliciosos.




COUSCOUS DE LARANJA,
ESPECIARIAS E PINHÃO

Ingredientes (para 4):

200g de couscous
1 colher de chá de mistura 5 Spice
1 colher de chá de óleo de coco
cerca de 380ml de água a ferver
sumo de meia laranja
raspa de meia laranja
1/2 copo de pinhões torrados (mais alguns para decorar)
1 colher de sobremesa de mel
flor de sal com pólen de abelha Casa do Sal
fruta a gosto
iogurte grego


Preparação:

Coloca-se o couscous numa travessa funda, junto com o óleo de coco, a flor de sal com pólen de abelha, o mel e a mistura de especiarias. Rega-se com a água a ferver, de modo a cobrir o couscous e cobre-se com película aderente. Deixa-se repousar 5 minutos.

Entretanto reserva-se a raspa e o sumo de meia laranja, e arranja-se a fruta em pedaços pequenos.

Com a ajuda de um garfo, mexe-se o couscous para que fique fofo e adiciona-se o sumo e raspa de laranja e os pinhões. Provar e juntar mais sumo, caso seja necessário.

Divide-se o couscous por 4 pratos, decora-se com fruta, iogurte grego e pinhões e rega-se com um fio de mel.

Servir com um copo de sumo de laranja natural fresquinho ou com leite vegetal ao vosso gosto.



23:41

Brigadeiros de Chocolate e Amêndoa (sem açúcares refinados, nem leite condensado)

Brigadeiros de Chocolate e Amêndoa (sem açúcares refinados, nem leite condensado)
Perguntam vocês "É possível fazer brigadeiros sem leite condensado?!", e eu respondo "Sim, é possível e eu estou viciada neles!"

Mas vamos lá voltar um bocadinho atrás! Os brigadeiros, bem docinhos são deliciosos, mas infelizmente estão cheios de calorias péssimas para a nossa linha, por isso evitamos a todo o custo comer essas tentações pecaminosas.

Ora eu, com vontade de comer brigadeiros, mas sabendo que não posso, encontrei uma forma de os comer. Se não ia mergulhar num pote de leite condensado, virei-me para alimentos mais saudáveis. As tâmaras! Sim, essas malandras, cheias de calorias, mas também cheias de nutrientes e bem docinhas. Eu uso sempre tâmaras a que não tenham sido adicionadas açúcar, e para isso basta ler os ingredientes na embalagem. Quer diga açúcar, glicose ou xarope de milho, isso é tudo açúcar que estamos a ingerir. Os nomes são muitos e temos de estar atentos a eles.

Mas voltanto aos brigadeiros! Sim, são saudáveis, mas também estão cheios de calorias. Mas tem um senão! Estas calorias estão cheias de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Isso não quer dizer que vão comer tudo! Calma! Tem de haver calma. Tal como tudo o resto, tem de haver bom senso e controlo, além disso, estes brigadeiros aguentam no frigorífico durante duas a três semanas.

Desta vez, para além da receita e das fotos, partilho também o vídeo que eu fiz ao vivo no Facebook, a explicar como se fazem estes brigadeiros.










BRIGADEIROS DE CHOCOLATE E AMÊNDOA



Ingredientes:

1 copo de tâmaras (ou damascos)
1/2 copo de manteiga de amendoim (cujo o único ingrediente seja amendoim)
1/2 copo de amêndoas
1/3 de copo de chocolate negro partido em pedaços
1,5 colheres de sopa de cacau cru
1 colher de sobremesa de mel (opcional)
cacau para enrolar os brigadeiros


Preparação:

Colocar as tâmaras de molho em água quente, durante 2 horas (caso usem damascos, este passo não necessita ser realizado). Escorrer e reservar.

Numa picadora colocar o chocolate e as amêndoas e triturar até se obter pedaços pequenos.

Junta-se os restantes ingredientes e volta-se a picar, até que se forme uma mistura homogénea com alguns pedacinhos de amêndoa e chocolate.

Fazer bolinhas e passar por pelo cacau. Guardar numa embalagem hermética no frigorífico.




12:13

Panquecas de Cevada e Manteiga de Amendoim com Doce de Morango

Panquecas de Cevada e Manteiga de Amendoim com Doce de Morango
Eu adoro sandes de manteiga de amendoim com doce do morango! A-D-O-R-O! Mas evito comer por razões óbvias. Se eu fosse ceder à tentação, comia todos os dias colheradas de manteiga de amendoim. 

Ora bem, mas voltanto à panquecas, ontem apetecia-me uma sandes de manteiga de amendoim com doce de morango, mas sabia que a minha família ia adorar umas panquecas ao pequeno almoço. Numa tentativa de fazer uma versão mais saudável e de satisfazer o meu apetite e da minha família, num momento de improviso (a rezar para que saíssem bem!) fiz estas panquecas, que se revelaram super fofinhas e deliciosas.









PANQUECAS DE CEVADA E MANTEIGA DE AMENDOIM COM DOCE DE MORANGO

Ingredientes (faz 20 panquecas):

2 copos de farinha de cevada
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal
500ml de buttermilk*
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga de amendoim**
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar de coco
óleo de coco e abacate***
doce de morango

1 copo = 250ml
* podem fazer buttermilk com leite de soja e 1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre
**podem por mais ou menos manteiga de amendoim de acordo com o vosso gosto
***se a frigideira for anti-aderente não precisam do óleo, mas eu gosto de passar com uma toalha de cozinha embebida em óleo de coco e abacate para que as bordas das panquecas fiquem crocantes.

Preparação:

Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio-baixo.


Numa tigela misturar a farinha de cevada, o fermento e o sal.


Noutra tigela misturar a manteiga de amendoim, o ovo, o buttermilk, a baunilha e o açúcar de coco.


Juntar os ingredientes secos à mistura de buttermilk e manteiga de amendoim e misturar.


Untar a frigideira com o óleo de coco e abacate e cozinhar 1/4 de copo de massa de cada vez. Virar a panqueca quando começarem a aparecer bolinhas no centro.


Servir com fruta e doce de morango.



22:16

Azeitonas e Mozzarella Temperados

Azeitonas e Mozzarella Temperados
A minha família adora pequenos petiscos e desta vez fiz estas azeitonas e mozzarela temperados. O tempero transforma completamente as azeitonas e o queijo. Podem fazer com bastante atencedência e guardar no frigorífico até à hora de servir.






AZEITONAS E MOZZARELLA TEMPERADOS

Ingredientes:

1 copo e meio de azeitonas
2 embalagens de bolinhas de mozzarella
1 dente de alho
2 colheres de sopa de bom azeite
sal e pimenta
oregãos

Preparação:

Colocam-se as azeitonas e as bolinhas de mozzarella numa tigela larga. Junta-se o dente de alho esmagado com um esmagador ou picado muito finamente, rega-se com o azeite e tempera-se com o sal, pimenta e os oregãos a gosto.
Reservar no frigorífico até à hora de servir.



10:08

Caracóis de Banana, Noz e Caramelo

Caracóis de Banana, Noz e Caramelo
Aviso! Se está de dieta esta receita poderá ser extremamente perigosa!

Se há uns dias vos apresentei um delicioso e saudável bolo de banana e noz, hoje esqueçam lá o saudável e fiquem-se pelo maravilhoso, delicioso, fantástico caracol de banana, noz e caramelo. Inclui tudo a que temos direito e, bem.... é saudável para a cabeça, porque nos faz sentir mesmo bem ao comê-lo! É uma forma de ver as coisas.

Eu adoro banana e nozes (não sei se já deu para reparar!) e quando vi a receita da Chef canadiana Anna Olson, sabia que estes caracóis eram perfeitos para mim. De facto, não desapontaram e depressa desapareceram.

Ficam tão fofos por dentro, tão doces, mas ao mesmo tempo sente-se o crocante das nozes torradas e a cremosidade do caramelo. É de subir ao céu!







CARACÓIS DE BANANA,
NOZ E CARAMELO

Ingredientes:

para a massa:
1 copo de leite morno
2 e 1/4 colheres de chá de fermentos seco de padeiro
1/3 de copo de açúcar amarelo
2 ovos (à temperatura ambiente)
3 e 3/4 de copos de farinha
1/2 colher de chá de sal fino
1 pitada de noz moscada
112g de queijo creme
1/4 de copo de manteiga à temperatura ambiente

para o recheio:
6 colheres de sopa de água
2 copo de açúcar
2 colher de sopa de sumo de limão
1/2 de copo de natas
1/2 de copo de manteiga
1 colher de chá de canela
1 banana
1 copo de nozes Frutos de Vettonia torradas

1 copo = 250ml


Preparação:

Colocam-se todos os ingredientes da massa na tigela da batedeira, à excepção da manteiga e do queijo creme. Liga-se a batedeira e amassa-se até se obter uma massa homogénea.


Junta-se o queijo creme e a manteiga aos poucos e continua-se a amassar até estarem completamente incorporados na massa.


Transfere-se a massa para uma bancada bem enfarinhada (esta massa cola-se bastante às mãos) e amassa-se, polvilhando frequentemente com farinha, até se obter uma massa que não se cole às mãos mas que continue bastante macia.


Coloca-se a massa numa tigela funda untada com manteiga e tapa-se com película aderente. Tapa-se com um cobertor e deixa-se levedar durante 2h ou até duplicar de tamanho.


Quando a massa estiver quase levedada, faz-se o caramelo. Coloca-se num tachinho 3 colheres de sopa de água, 1 copo de açúcar, 1 colher de sopa de sumo de limão e leva-se ao lume, deixando ferver durante alguns minutos até que comece a revelar aquela cor característica do caramelo. Não se mexe com a colher para não cristalizar, basta agitar com cuidado o tacho para que a cor se misture uniformemente.


COM MUITO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAREM, junta-se 1/4 de copo de manteiga e 1/4 de copo de natas, mexendo sempre até que se obtenha um caramelo sedoso. Retira-se do lume e junta-se a canela


Estende-se a massa numa bancada bem enfarinhada, formando um rectângulo bem grande com 1 centímetro e meio de altura.


Esmaga-se a banana com um garfo e mistura-se com metade do caramelo. Barra-se o rectângulo de massa com a mistura de banana e caramelo. Polvilha-se com as nozes torradas e picadas.
Enrola-se a massa como se fosse uma torta e corta-se em 25 fatias.


Forra-se um tabuleiro grande (ou dois mais pequeno) com papel vegetal e cobre-se o fundo com o restante caramelo. Dispõem-se os caracóis no tabuleiro com algum espaço entre eles. Tapa-se com película aderente untada com manteiga (para não colar) e deixa-se levedar durante 1h.


Leva-se a assar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos, ou até ficarem bem dourados e cozidos.


Leva-se novamente um tachinho ao lume com 3 colheres de sopa de água, 1 copo de açúcar e 1 colher de sopa de limão e faz-se novamente um caramelo. Junta-se 1/4 de copo de natas e 1/4 de copo de manteiga e mexe-se.


Regam-se os caracóis com o caramelo e espera-se pacientemente que arrefeçam para serem devorados.



Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger