20:19

Pão Naan (sem fermento de padeiro)

Pão Naan (sem fermento de padeiro)
Ora pois bem, eis que publico a segunda receita desta sexta feira! Depois de ter publicado na minha conta de Instagram (passem por as_coisas_da_mae_sofia e sigam-me para estarem a par do que se vai fazendo por aqui) a foto do pão naan sem fermento de padeiro, foram muitos os que pediram a receita. Por querer poupar o fermento para pão que tenho e porque tinha buttermilk no limite da validade lembrei-me de tentar fazer uns naan sem recorrer ao fermento de pão. Não ficam exactamente como os originais, pois não crescem tanto, mas nota-se pouco a diferença no sabor. E tão bem que acompanhou o nosso caril de grão e abóbora.



Ingredientes
(rende 6 naans)

275g de farinha de trigo sem fermento
1 chávena de buttermilk (leitelho)
2 colheres de chá de fermento para bolos (pó Royal ou outro do género)
meia colher de chá de sal fino

1 chávena=250ml de capacidade

Preparação

Coloca-se a farinha numa tigela e mistura-se o sal e o fermento em pó.

Faz-se uma cova no meio da farinha, verte-se o buttermilk e mistura-se com a ajuda de um garfo ou com a ponta dos dedos.

De seguida amassa-se o suficiente para que se forme uma bola. Se a massa estiver muito difícil de trabalhar e se agarrar muito às mãos, basta juntar mais um pouco de farinha. Não amassar muito, apenas o suficiente para incorporar a farinha.

Polvilhar com farinha e deixar descansar a massa enquanto se aquece uma frigideira em lume médio.

Divide-se a massa em 6 partes iguais e estica-se cada pedaço até ter cerca de 3mm de altura.

Cozem-se na frigideira, uma de cada vez, sem a adição de gordura ou de farinha.

Quando começar a formar bolhas e a parte de baixo estiver dourada (3 a 4 minutos), vira-se e deixa-se cozinhar por mais 3 ou 4 minutos.

Repete-se a operação com a restante massa.

Podem pincelar os naan com manteiga derretida com alho esmagado e polvilhar com coentros, ou podem servir simples. O ideal é comê-los mornos.



15:23

Baguetes Rápidas

Baguetes Rápidas
Estamos todos numa situação difícil, em que nem ao pão podemos ir todos os dias, e como comprar pão de forma que tem uma validade de 1 ano não me parece uma boa opção, saiu mais uma experiência da minha cozinha.

Baguetes, quentinhas, fofas por dentro e estaladiças por fora, que estão prontas em duas horas. Sim, é possível, desde que tenham farinha, água, sal e fermento... e já agora umas sementinhas para decorar o pão, mas se não houver não tem problema absolutamente nenhum.

Para fazer estas baguetes, não precisam de formas especiais, não precisam de estar 2 horas a amassar, não precisam de máquina, nem de forno especial. Sim, é assim tão simples! Até porque às vezes não dá para esperar por um pão que demora 8 horas a levedar e precisamos dele mais cedo. Ora como é um pão de fermentação rápida e não é muito amassado, não vai ter aqueles buracos grandes, mas obtêm um pão delicioso, até no dia seguinte, caso sobre, claro!

Mas passemos à receita!





Ingredientes
(rende 2 baguetes grandes)

200g de farinha de trigo integral
425g de farinha de trigo
2 e 1/4 colheres de chá de fermento seco para pão
1 e 2/3 de chávena de água tépida
1 colher de chá de sal fino
sementes de papoila para decorar


Preparação

Misturam-se as farinhas com o fermento e o sal fino.

Adiciona-se uma chávena de água e vai-se misturando com a ponta dos dedos. Adicona-se a restante água a pouco e pouco até a massa se ligar por completo. Pode não ser preciso adiionar tanta água, ou pelo contrário, pode precisar de um pouco mais de água. Vai depender da farinha usada, o importante é obterem uma massa macia que segura a forma.

Amassar por dois a cinco minutos, até a massa estar homogénea, não haver farinha por incorporar e a massa não colar muito às mãos.

Faz-se uma bola, tapa-se e leva-se a levedar durante 1 hora.

Sem retirar muito do ar da massa, corta-se a bola em duas partes iguais que se moldam ligeiramente com a forma de uma baguete, esticando com cuidado a massa. Podem dar cortes na superfície da baguete, podem torcer a massa ou deixar como está.

Colocam-se as baguetes num tabuleiro polvilhado com farinha. Tapam-se e dexam-se levedar por 30 a 45 minutos.

Entretanto aquece-se o forno a 240ºC e coloca-se um tabuleiro vazio no fundo do forno.

Salpicam-se as baguetes com água e polvilham-se com sementes de papoila.

Levam-se ao forno durante 30 minutos ou até estarem douradas e fazerem um som oco quando se bate na parte de baixo. Assim que as baguetes entram no forno, deita-se água no tabuleiro vazio no fundo do forno, para ajudar o pão a formar uma crosta estaladiça.


Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger