23:03

Pudim de Morango

Depois de passar a Páscoa no Alentejo, vim de lá com quase dois quilos de morangos bem vermelhinhos e aromáticos. Depois de comermos uma parte, e de mandar para o almoço dos meus filhos na escola, utilizei os últimos neste pudim delicioso. 

Numa visita ao hipermercado, parei na banca das revistas e depois de ter estado uns 15 minutos a folhear revistas de culinária, deparei-me com a revista "Os Melhores Doces - Segredos de Cozinha" nº65 de 2017. Repleta de sugestões doces, deliciosas e lindas, o pudim de morangos destacou-se e lá veio (mais uma) a revista para casa.

Tecnicamente, este pudim não é complicado de fazer, mas requer que seja feito com bastante antecedência, de preferência na véspera. Mas vale a pena, pois fica delicioso, lindo, amorangado, cremoso, leve, divinal, docinho, rico.... enfim, acho que perceberam a ideia! Aconselho vivamente a fazer esta sobremesa maravilhosa e impressionem a vossa família e amigos. E podem até por uma porção em tacinhas individuais e levar para o vosso almoço durante a semana.









PUDIM DE MORANGO
ADAPTADO DA REVISTA "OS MELHORES DOCES - SEGREDOS DE COZINHA" Nº65, 2017

Ingredientes:

8 folhas de gelatina transparente
500g de morangos frescos e lavados
260g + 20g de açúcar
meio limão
4dl de natas para bater
200g de mascarpone à temperatura ambiente
2 claras
morangos lavados para decorar


Colocam-se os morangos costados em pedaços, os 260g de açúcar e o sumo de limão no liquidificador. Tritura-se tudo e passa-se por um passador para eliminar as sementes dos morangos. Transfere-se o preparado para um tacho e leva-se a lume brando e quando levantar fervura, deixa-se ferver durante 5 minutos, mexendo com regularidade. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer durante uns minutos.

Colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria. Reserva-se um terço da calda de morango para mais tarde decorar o pudim. À restante calda de morango juntam-se as folhas de gelatina espremidas e mexe-se até se dissolverem.

Batem-se as natas até ficarem firmes e junta-se o mascarpone, envolvendo com cuidado. Adiciona-se a mistura de calda de morango e gelatina e envolve-se suavemente.

De seguida batem-se as claras em castelo com os 20g de açúcar, até ficar brilhante e o açúcar estar bem dissolvido nas claras. Incorpora-se no creme de morangos e natas.

Passa-se o interior de uma forma de pudim por água e enche-se com o preparado. Bate-se suavemente, 3 vezes, na bancada para o creme assentar bem, tapa-se e leva-se ao frigorífico durante 12 horas (de um dia para o outro) para que solidifique por completo. Se fizerem em formas individuais, o tempo de espera será menor.

Para desenformar, passa-se o exterior da forma por água a ferver (com cuidado para que a água não entre no pudim), e vira-se a forma para um prato. Rega-se com a calda de morango reservada e decora-se com morangos frescos.



2 comentários:

  1. Lindíssimo e maravilhoso certamente! Adoro a cor desta sobremesa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que belos pudins. Adoro morangos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger