Confesso que adoro uma boa receita rápida, e como prova disso tenho este blog que está cheio de receitas simples e pouco demoradas. Mas tem dias especiais que merecem uma refeição mais apuradinha.
Outra coisa que eu adoro são livros de cozinha! Leio-os como se fossem romances, e adoro folheá-los, sentir o cheiro das páginas e experimentar muitas das suas receitas. Um desses livros é o "Poupe com Jamie" do Jamie Oliver. Cheio de receitas deliciosas e económicas, só é difícil é escolher o que fazer.
Uma das receitas que já fiz por duas vezes é este Porco Assado de Domingo. Uma deliciosa, pecaminosa, e estaladiça pá de porco com pele assada lentamente no forno durante várias horas. O resultado é absolutamente incrível e vale cada minuto esperado. A carne macia e suculenta e a pele estaladiça e tostadinha. E o melhor de tudo é que sobra sempre pedaços fantásticos de carne (e pele!!) que fazem incríveis sandes!
Uma receita incrivelmente perfeita para o almoço de Domingo! Tão incrível que me esqueci de tirar fotografias do assado antes de estar cortado, mas cheirava tão bem que já não pensei em fotos, blog ou o que fosse. Se não fosse a minha mãe a lembrar-me, nem esta foto tinha sido tirada!
PORCO ASSADO DE DOMINGO
(Adaptado do livro "Poupe com Jamie" do Jamie Oliver)
Ingredientes: (para 8 pessoas)
4 a 5 kg de pá de porco com pele e osso
1 colher de sopa bem cheia de sementes de funcho
azeite
3 cebolas grandes
5 folhas de louro
7 raminhos de tomilho fresco
4 dentes de alho
7,5dl de água
Sal e pimenta
Procedimento:
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Com uma faca muito bem afiada, fazem-se golpes com intervalos de mais ou menos 1 centímetro, de uma extremidade à outra da pá de porco. É importantíssimo fazer estes cortes para que a gordura derreta uniformemente.
Esmagam-se as sementes de funcho num almofariz, com cerca de 1 colher de sopa de sal e pimenta a gosto. Adiciona-se 3 colheres de sopa de azeite e esfrega-se a pá de porco com a mistura, passando bem o tempero pelos cortes.
Leva-se ao forno durante uma hora e meia. Entretanto descascam-se as cebolas e o alho e cortam-se em quartos. Ao fim da hora e meia, retira-se o tabuleira da carne do forno e escorre-se a gordura. Coloca-se a cebola e alho por baixo da carne, bem como as folhas de louro, o tomilho e a água.
Reduz-se a temperatura do forno para os 130ºC e deixa-se a carne assar durante umas 4 horas ou até a carne se começar a soltar do osso e a pele estar bem estaladiça.
Passa-se o molho por um passador, eliminando os pedaços de cebola, alho e as ervas aromáticas.
Cortar em fatias e servir com batata doce assada e uma salada verde.
Mesmo como eu gosto!
ResponderEliminarHummm que delícia de porco assado. Já não faço à muito tempo.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/farrapo-velho-de-3-peixes.html
Tenho de experimentar :-D
ResponderEliminarEu não sou fã de livros de cozinha, mas vendo receitas assim tão boas neles inspiradas ficou com vontade de passar a ser! Bela carninha :)
ResponderEliminarComo posso substituir o funcho?
ResponderEliminarOlá, pode omitir por completo o funcho se preferir. Ou então substituir por um pouco de raspa de limão.
EliminarObrigado por estar desse lado! <3 Bons cozinhados!
Não leva sal?
ResponderEliminarSim, leva. Está indicado nos ingredientes e na confecção. Bom fim de semana.
EliminarDesde que descobri esta receita, não quero outra
ResponderEliminarObrigada pela partilha 5*
Fico tão feliz por saber! 💖 Obrigado por estar desse lado!
Eliminar