Eu canso-me de comer sempre o mesmo, e, apesar de adorar salada de alface, por vezes apetece-me variar e sair da rotina. Ontem, encontrei couves de Bruxelas fresquinhas no supermercado e com as nozes dos Frutos de Vettania que tenho, estava dado o mote para uma salada diferente. As nozes são fundamentais nesta salada, pois é o que vai dar uma textura estaladiça, mas também devem ser de excelente qualidade.
Confesso que não estava à espera de gostar tanto destas couves cruas. Sempre as comi cozidas ou assadas e não gosto muito, mas cruas nesta salada até me esqueci que eram couves de Bruxelas e achei delicioso!
Confesso que não estava à espera de gostar tanto destas couves cruas. Sempre as comi cozidas ou assadas e não gosto muito, mas cruas nesta salada até me esqueci que eram couves de Bruxelas e achei delicioso!
SALADA DE COUVES DE BRUXELAS COM MAÇÃ E NOZES
Ingredientes:
500g de couves de Bruxelas
1 maçã de Alcobaça
1 limão
1 mão cheia de nozes descascadas Frutos de Vettonia
1 chalota
vinaigrette:
120ml de azeite
45 ml de vinagre de vinho tinto
1 colher de sobremesa (rasa) de xarope de ácer (ou mel)
1 colher de sopa (rasa) de mostarda
sal e pimenta
1 dente de alho picado muito finamente
Procedimento:
Começa-se por torrar as nozes durante 5 minutos no forno a 180ºC.
Limpam-se as couves de Bruxelas e retiram-se as folhas exteriores que estejam deterioradas. Com a ajuda de uma mandolina, cortam-se as couves muito fininhas para dentro de uma tigela grande. Também com a mandolina, corta-se a chalota em meias luas muito finas. De seguida corta-se a maçã em palitos muito finos para uma tigela pequena e rega-se com sumo de limão para não oxidar. Eu usei uma mandolina, mas podem perfeitamente cortar com uma faca.
Com uma faca cortam-se as nozes já frias. Junta-se tudo às couves de Bruxelas.
Colocam-se todos os ingredientes da vinaigrette numa tigela, bate-se com uma vara de arames e deita-se na salada. Mexe-se bem até ficar tudo bem envolvido. Deixa-se repousar 45 minutos no frigorífico (não saltem este passo, é importante para a couve murchar um pouco) e serve-se.
Podem servir como refeição principal ou como acompanhamento de carnes.
Tenho de exprrimentar pois sou fã de couves de bruxelas! Hoje também foi uma sexta vegetariana cá em casa! Beijinhos
ResponderEliminar