80g de manteiga
250ml de água
150g de farinha
4 ovos
1 ovo
1 colher de sopa de leite
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
200ml de natas
50g de açúcar
200g de morangos cortados em cubos pequenos
Quando eu era miúda comemorava a aula 100, mas nada como as professoras da minha filha fazem. A alegria e o entusiasmo da minha filha deixa-me derretida, e esse entusiasmo deve-se, em grande parte, ao trabalho fantástico das professoras que trabalham com ela. Um dia destes, para a comemoração da aula 100 de uma das disciplinas, a minha filha pediu-me um mimo especial para partilhar com os colegas e com a professora. Tinha de ter chocolate! Como faço muitas vezes cupcakes, desta vez fiz umas mini-madalenas com pepitas de chocolate.
Pelo relato que me foi feito, as madalenas desapareceram todas, por isso parece-me seguro dizer que foram um sucesso na festa da aula 100! ;-)
Ingredientes:
150g de farinha sem fermento
125g de manteiga amolecida (não derretida)
150g de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
50g de chocolate partido em cubos pequenos
Começa-se por bater bem os ovos inteiros com o açúcar, até se obter uma mistura espumoso clara. Junta-se a farinha e o fermento peneirados e mexe-se. Adiciona-se os restantes ingredientes e mistura-se bem.
Leva-se ao frigorífico durante, pelo menos uma hora (o ideal seria de um dia para o outro).
Entretanto, unta-se a forma de madalenas com óleo em spray. Coloca-se a massa nas formas e vão a forno pré-aquecido a 200ºC, durante uns 10 minutos, ou até ficarem douradas nas bordas. Arrefecem-se as madalenas numa rede e depois é vê-las desaparecer!
Com dois filhos, tem de haver pão em casa. A opção mais fácil é comprar o pão já feito, mas nem sempre é a mais saudável, pois a lista de ingredientes, por vezes, é interminável, com substâncias químicas quase impossíveis de pronunciar.
Para variar, fiz pão de forma para fazer sandes e torradas, em vez de fazer baguetes ou bolinhas, e resultou muito bem, não tendo sobrado nem uma fatia.
Esta receita rende dois pães e pode-se fatiar e guardar no congelador dentro de um saco hermético. Esta receita tem também a possibilidade de ser feita de forma a ajustar-se à dieta vegetariana, bastando para isso, substituir o leite de vaca por leite vegetal e a manteiga por margarina 100% vegetal.
Ingredientes
500 ml de leite de vaca ou vegetal
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro Condi
150 g de margarina ou manteiga amolecida
Sal a gosto
750 g de farinha sem fermento
Amornar o leite, dissolver o fermento de padeiro e deixar repousar até formar espuma à superfície.
Num alguidar por a farinha e o sal. Juntar a mistura de leite e fermento e a margarina. Amassar até se formar uma bola de massa e depois continuar a amassar numa superfície enfarinhada até se soltar das mãos. Deixar a massa levar no alguidar tapado com um pano, até dobrar de volume.
De seguida amassa-se novamente durante cerca de 10 minutos ou até a massa estar macia e elástica. Nesta altura, divide-se a massa ao meio. Ao primeiro pedaço de massa, estende-se na forma de um rectângulo e enrola-se num rolo e coloca-se numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha. Repete-se o processo com o segundo pedaço de massa. Tapam-se novamente com um pano e deixam-se a levedar durante cerca de uma hora.
Entretanto aquece-se o forno a 180ºC. Quando a massa tiver levedado, colocam-se as formas no forno, ficando a cozer durante 20 minutos ou até fazer um som oco quando se bate no pão. Ao sair do forno os pães devem ser transferidos para uma rede onde ficam a arrefecer.
Bom apetite!
Haverá algo melhor do que um pão caseiro acabado de sair do forno? Estas baguetes tão simples de fazer, ficaram com uma crosta estaladiça e tão saborosa. Uma verdadeira delícia!
Ingredientes (para 2 baguetes):
3 copos de farinha de trigo
2 1/4 colheres de chá de fermento de padeiro Condi
310 ml de água morna
1 colher de chá de sal bem cheia
Mistura-se o fermento na água morna e deixa-se repousar até formar espuma.
Numa tigela grande coloca-se 2 copos de farinha e o sal. Junta-se a mistura de fermento e amassa-se até formar uma massa uniforme. De seguida adiciona-se a restante farinha até à massa de soltar das mãos. Deixa-se repousar 15 minutos e no fim desse tempo, amassa-se novamente até se obter uma massa macia e elástica.
Deixa-se levedar durante 1 hora.
De seguida moldam-se as baguetes e deixa-se levedar, numa superfície enfarinhada, durante 20 minutos. Aquece-se o forno a 220°C e coloca-se um tabuleiro de metal vazio na parte de baixo do forno.
Na hora de levar as baguetes ao forno, enche-se o tabuleiro com 2 copos e água e fecha-se imediatamente a porta do forno. Deixa-se cozer as baguetes durante 20 a 30 minutos, ou até ficarem douradas e façam um som oco quando se bater no pão.
Retira-se do forno e deixa-se repousar durante 5 minutos e depois é só barrar com manteiga!