13:55

Pão Grande de Trigo e Espelta Integral

Pão Grande de Trigo e Espelta Integral
Neste fase de pandemia, todos evitamos sair diariamente para comprar pão. Sejamos realistas, com os miúdos em casa temos de ter pão. Ora se não compramos, temos de o fazer. Não é difícil, prometo. Apenas precisa de um bocadinho de dedicação... só um bocadinho pequenino mesmo.

Eu nem vou começar com a lenga lenga que todos temos mais tempo, agora que estamos em casa, porque todos sabemos que isso não passa mesmo de uma lenga lenga. Muitos continuam a trabalhar, têm os filhos que precisam de apoio, a lida da casa, um espacinho para fazer exercício físico (há inúmeros directos nas redes sociais, e vídeos no Youtube que podem fazer) e também para descansar. No meio disto onde sobra tempo?! Sobra um niquinho de tempo para este pão.

Ora este pão é feitio numa manhã. É um misto de fermentação rápida com fermentação lenta. Confuso? Eu explico. Vai levedar por fases, e nós só temos de o visitar por dois ou três minutos de cada vez.

Eu fiz com uma mistura de farinhas de trigo e de espelta integral, mas podem usar só trigo, trigo normal e integral, com centeio, com farinha de cevada ou aveia, ou adicionar um pouco de trigo sarraceno. A massa é peganhosa e agarra-se muito às mãos, mas acreditem que compensa e que vai funcionar. Não omitam o sal, podem mudar a quantidade, mas não omitam, pois o sal é importante para o sabor e crescimento do pão. Podem dividir a massa em dois pães, diminuindo o tempo de cozedura. No fim obtém um pão excelente para fazer sandes, torradas, tostas, para rabanadas ou simplesmente para acompanhar a refeição e absorver o molho que têm no prato. O melhor de tudo, é que leva apenas, farinha, água, sal e fermento e ficam com pão para dois dias, que pode ser congelado. Não precisam de panelas, nem de nenhum aparelho especial, apenas farinha para polvilhar e uma espátula.






Ingredientes

 600g de farinha de trigo
200g de farinha de espelta integral
11g de fermento liofilizado para pão
720ml de água tépida
1 colher de sopa de sal fino
farinha para polvilhar

Preparação
  
Coloca-se metade da farinha numa tigela grande, com a água e o fermento. Mexe-se com uma espátula ou colher de pau e deixa-se repousar durante 15 minutos, tapado com um pano.

Ao fim desses 15 minutos, adiciona-se a restante farinha e o sal. Mexe-se bem com a espátula até que não haja farinha por incorporar. Obtêm uma massa muito macia e peganhosa, é mesmo assim que se quer. Visto que a quantidade de farinha varia com o tipo de farinha, se a massa estiver muito seca, adicionem uma colher de sopa de água até obter a consistência desejada. Caso esteja demasiado líquida, adicionem um pouco mais de farinha.

Tapar e deixar levedar durante duas horas.

Polvilhar abundantemente a bancada com farinha e colocar a massa em cima.
 Como a massa se pega muito às mãos, usar uma espátula para puxar as bordas da massa para o centro. Polvilhar com farinha, fazer uma bola (muito macia e flexível) e tapar. Repousar 20 a 30 minutos.

Torna-se a polvilhar a bancada abundantemente com farinha e coloca-se a massa em cima. Volta-se a puxar as bordas da massa em direcção ao centro da massa. Polvilha-se com farinha, faz-se uma bola

Repete-se a operação 5 a 8 vezes, com intervalos de 20 a 30 minutos entre elas.

Na última vez que se puxa as bordas da massa para o centro e se faz uma bola, polvilhando-a com mais farinha, coloca-se esta num papel vegetal a descansar por mais 20 a 30 minutos, enquanto aquecem o forno a 240ºC, com dois tabuleiros nas duas últimas prateleiras do forno. O papel vegetal facilitará o transporte da massa para o forno sem esta abater.

Ao fim desse tempo coloca-se a bola de massa no tabuleiro de cima e no tabuleiro debaixo despeja-se água.

Fecha-se o forno e deixa-se cozer o pão por 50 a 60 minutos. Estará pronto quando se bater na parte debaixo e fizer um som oco. Deixar arrefecer em cima de uma rede para que a base não fique húmida.

Divirtam-se!

19:00

Mini Cheesecakes de Crème Brûlée

Mini Cheesecakes de Crème Brûlée
Este ano de 2020 está longe de ser o melhor que já vivi. Desde um corte grande de um dedo, uma otite, o meu marido que também adoeceu, e agora este vírus. Não, não é o fim do Mundo, isto vai passar e voltaremos a viver a nossa vida normal,mas por ora, temos de nos resguardar e proteger os membros da nossa família que são mais velhos e/ou doentes.

Tenho a acrescentar que o comportamento vergonhoso de muitos que esgotam os supermercados, deixa outros tantos sem acesso a alimentos básicos. A vocês que esvaziam prateleiras e desfilam nos estacionamentos dos super e hipermercados com vários carros de compras repletas de tudo o que conseguiram agarrar, parem de olhar para o vosso umbigo e lembrem-se que existem pessoas com baixos rendimentos que têm muita dificuldade em comprar grandes quantidades de alimentos, como se tem visto. Sejam humanos e menos egoístas, a comida não vai acabar. Isto não é a 3ª Guerra Mundial, não é o apocalipse e muito menos uma invasão zombie! Sejam menos egoístas! Tantos idosos com reforma pequena que não têm dinheiro para comprar medicamentos e que não têm a destreza que vocês, e quando chegam ao supermercado, não há pão, não atum, salsichas, carne, papel higiénico, etc. Ganhem juízo! Não faz sentido chegar a um supermercado e não haver o básico, pricipalmente para quem tão pouco tem.

Dito isto, trago-vos desta vez, a receita deste mini cheesecakes que fiz já há umas semanas e que fazem uma sobremesa linda e com aquele encanto de bater com o garfo no caramelo ouvi-lo a partir.







Ingredientes
(15 mini cheesecakes)

para a base
150g de bolacha Maria
85g de manteiga
40g de açúcar

para o recheio
450g de queijo creme (tipo Philadelphia)
100g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 ovo de tamanho L
2 gemas de ovo tamanho L
125g de iogurte grego natural
1 pitada de sal fino
65g de açúcar

açúcar para polvilhar


Preparação

Pré-aquecer o forno a 150ºC. Forra as formas de queques com formas de papel para ser mais fácil desenformar.

para a base

Tritura-se a bolacha até  ficar em farinha. Adiciona-se o açúcar e a manteiga derretida, tritura-se mais um pouco e distribui-se pelas formas. Calcar com a ajuda de um copo pequeno para comprimir a base. Guardar no frigorífico até ser preciso.


para o recheio

Numa tigela grande bater o queijo creme com o açúcar até se obter uma mistura cremosa.

Adiciona-se o extracto de baunilha, o ovo, as gemas, o iogurte grego natural e a pitada de sal. Bater até a mistura se apresentar cremosa.

Encher as formas até 3/4 de altura e levar ao forno durante 20 minutos.

Deixar arrefecer nas formas de queques. Depois de frios retiram-se das formas e retira-se o papel.

Na hora se servir, colocam-se os mini cheesecakes numa travessa, polvilham-se com açúcar e queima-se esse açúcar com um maçarico de cozinha.

Servir de imediato.🍴


Receita Adaptada do Blog "The Stay At Home Chef"
Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger