19:23

Tarte de Requeijão de Beja

Tarte de Requeijão de Beja
Este fim de semana a minha sogra pediu-me para fazer com ela uma tarte que tinha encontrado no livro da Maria de Lurdes Modesto "Cozinha Tradicional Portuguesa". Eu adoro as receitas da Maria de Lurdes Modesto, são receitas que saiem sempre bem e são sempre um sucesso! Foi com esta magnífica senhora e com o Chef Silva que eu aprendi a cozinhar. 
Mas voltando à tarte! Nada difícil de fazer, nem a massa que é tão elástica e tão fácil de trabalhar. É tão boa que foi feita para o almoço e acabou ao lanche. Temos de fazer outra!




TARTE DE REQUEIJÃO DE BEJA
Receita retirada do livro "Cozinha Tradicional Portuguesa" da Maria de Lurdes Modesto

Ingredientes

massa:

125g de farinha
1 ovo
cerca de 50 ml de água tépida
meia colher de sopa de banha
meia colher de sopa de manteiga

recheio:

500g de requeijão
375g de açúcar
3 ovos
3 gemas
2 colheres de sopa de farinha
50g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de chá de canela


Começa-se por fazer a massa. Colocam-se todos os ingredientes da massa, excepto a água, numa tigela e começa-se a amassar, deitando-se a água a pouco e pouco, até a massa se descolar das mão. A massa deve ficar macia e elástica. Pode não ser preciso toda a água e caso a massa fique demasiado peganhosa, pode-se adicionar um pouco mais de farinha.
Envolve-se em película aderente e leva-se ao frigorífico a descansar durante 1 hora.

De seguida bate-se o requeijão com uma vara de arames para que fique cremoso, junta-se os restantes ingredientes do recheio e bate-se novamente. Reserva-se.

Unta-se uma tarteira alta (de preferência uma forma de cheesecake) com manteiga e polvilha-se com farinha. Estica-se a massa até ficar da grossura de uma folha de papel e forra-se a tarteira alta (o recheio vai aumentar de volume ao cozer).

Transfere-se a mistura do recheio para a tarteira e leva-se a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC até ficar dourada (cerca de 30 minutos, mas este tempo irá variar de forno para forno). O centro deverá abanar ligeiramente como uma gelatina, ao arrefecer tornar-se-á firme. Retirar da tarteira e servir morno ou frio.

Nota: Também se podem fazer estas tartes em formas individuais (formas de queques). O tempo no forno irá ser menor.








10:54

Bolo de Laranja e Amêndoa (sem farinha de trigo, lacticínios e açúcar refinado)

Bolo de Laranja e Amêndoa (sem farinha de trigo, lacticínios e açúcar refinado)
O meu pai celebrou, esta semana, mais um aniversário, e eu tinha que fazer um bolinho de aniversário para ele. Como os meus pais têm alguns problemas de saúde a ter em atenção, o bolo tinha de ser mais saudável e por isso lá me pus a magicar o que iria fazer. Ora se o meu pai adora bolo de laranja e adora amêndoas, não foi difícil decidir.

Este bolo apareceu de inspiração e confesso que fiquei verdadeiramente surpreendida por ter resultado tão bem! Não cresceu muito, mas ficou super fofinho devido à farinha Maizena e com um sabor ultra delicioso a laranja e o crocante da amêndoa eleva ainda mais este bolo.

Tenho usado com bastante frequência a farinha de espelta em substituição da farinha de trigo e confesso que não se nota grande diferença. Contudo, utilizando o açúcar de coco, os bolos ficam mais escuros, quase que parece que são feitos com melaço.

Nem se vão lembrar que este bolo não tem farinha de trigo, nem lacticínios, nem açúcar refinado! 😉







BOLO DE LARANJA E AMÊNDOA

Ingredientes:
1 e 1/4 copos de farinha de espelta integral
1/8 copo de farinha Maizena
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
60ml de leite de amêndoa (sem açúcar)
100g de açúcar de coco
3/4 copos de óleo de coco (macio, sem se derreter)
raspa de 2 laranjas
sumo de meia laranja
1/2 copo de amêndoas laminadas


Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar o fundo e a lateral de uma forma redonda de 20cm de diâmetro com óleo de coco e papel vegetal.

Numa tigela misturar a farinha de espelta, a farinha Maizena e o fermento em pó.

Bate-se o óleo de coco com o açúcar de coco, até se obter uma mistura cremosa. Adicionar os ovos, um de cada vez e o leite de amêndoa.

De seguida, junta-se o sumo e a raspa de laranja. Adiciona-se a mistura de farinhas e  mistura-se até estar completamente incorporada.

Transferir a massa para a forma forrada, polvilhar com a amêndoa laminada e levar ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até ficar dourado e e palito sair seco quando espetado no centro do bolo.

Decorar com raspa de laranja e uma rodela de laranja.


23:03

Pudim de Morango

Pudim de Morango
Depois de passar a Páscoa no Alentejo, vim de lá com quase dois quilos de morangos bem vermelhinhos e aromáticos. Depois de comermos uma parte, e de mandar para o almoço dos meus filhos na escola, utilizei os últimos neste pudim delicioso. 

Numa visita ao hipermercado, parei na banca das revistas e depois de ter estado uns 15 minutos a folhear revistas de culinária, deparei-me com a revista "Os Melhores Doces - Segredos de Cozinha" nº65 de 2017. Repleta de sugestões doces, deliciosas e lindas, o pudim de morangos destacou-se e lá veio (mais uma) a revista para casa.

Tecnicamente, este pudim não é complicado de fazer, mas requer que seja feito com bastante antecedência, de preferência na véspera. Mas vale a pena, pois fica delicioso, lindo, amorangado, cremoso, leve, divinal, docinho, rico.... enfim, acho que perceberam a ideia! Aconselho vivamente a fazer esta sobremesa maravilhosa e impressionem a vossa família e amigos. E podem até por uma porção em tacinhas individuais e levar para o vosso almoço durante a semana.









PUDIM DE MORANGO
ADAPTADO DA REVISTA "OS MELHORES DOCES - SEGREDOS DE COZINHA" Nº65, 2017

Ingredientes:

8 folhas de gelatina transparente
500g de morangos frescos e lavados
260g + 20g de açúcar
meio limão
4dl de natas para bater
200g de mascarpone à temperatura ambiente
2 claras
morangos lavados para decorar


Colocam-se os morangos costados em pedaços, os 260g de açúcar e o sumo de limão no liquidificador. Tritura-se tudo e passa-se por um passador para eliminar as sementes dos morangos. Transfere-se o preparado para um tacho e leva-se a lume brando e quando levantar fervura, deixa-se ferver durante 5 minutos, mexendo com regularidade. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer durante uns minutos.

Colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria. Reserva-se um terço da calda de morango para mais tarde decorar o pudim. À restante calda de morango juntam-se as folhas de gelatina espremidas e mexe-se até se dissolverem.

Batem-se as natas até ficarem firmes e junta-se o mascarpone, envolvendo com cuidado. Adiciona-se a mistura de calda de morango e gelatina e envolve-se suavemente.

De seguida batem-se as claras em castelo com os 20g de açúcar, até ficar brilhante e o açúcar estar bem dissolvido nas claras. Incorpora-se no creme de morangos e natas.

Passa-se o interior de uma forma de pudim por água e enche-se com o preparado. Bate-se suavemente, 3 vezes, na bancada para o creme assentar bem, tapa-se e leva-se ao frigorífico durante 12 horas (de um dia para o outro) para que solidifique por completo. Se fizerem em formas individuais, o tempo de espera será menor.

Para desenformar, passa-se o exterior da forma por água a ferver (com cuidado para que a água não entre no pudim), e vira-se a forma para um prato. Rega-se com a calda de morango reservada e decora-se com morangos frescos.



12:54

Panquecas de Cheddar, Cebolinho e Bacon de Peru Primor Charcutaria (Sem farinha de trigo)

Panquecas de Cheddar, Cebolinho e Bacon de Peru Primor Charcutaria (Sem farinha de trigo)
Eu adoro bacon, adoro panquecas e adoro ainda mais a combinação dos dois. Mas para o jantar, panquecas e bacon pode ser um pouco pesado, por isso eu fiz uma versão um pouco mais saudável para o nosso jantar.
Estas panquecas são feitas com farinha de espelta integral e com óleo de coco, e o bacon, que costuma ser gordo e indigesto à noite, troquei-o pelo bacon de peru da Primor. Com baixo conteúdo de gordura, o bacon de peru tem o sabor delicioso do bacon, sem a gordura que tanto mal nos faz.
Geralmente as pessoas acham que a comida saudável não tem sabor e é seca, mas isso é porque ainda não experimentaram estas panquecas. Altas, fofas, cheias de sabor e húmidas por dentro, até se vão esquecer que são feitas com ingredientes saudáveis.





PANQUECAS DE CHEDDAR, CEBOLINHO E BACON DE PERU PRIMOR

Ingredientes: (12 panquecas)
1 copo de farinha de espelta integral
2 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta
2 colheres de sopa de cebolinho picado (reservar um pouco para polvilhar as panquecas no final)
1 e 1/2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (ou 2 de manteiga)
1 copo de leite
1/2 copo de queijo Cheddar ralado na hora
13 fatias de bacon de peru Primor Charcutaria

tomate cherry de várias cores
sal, pimenta, azeite e vinagre



Começa-se por aquecer uma frigideira antiaderente.

Numa tigela larga misturam-se todos os ingredientes secos, excepto o queijo, o bacon e o cebolinho. Noutra tigela misturam-se os ingredientes líquidos. Juntam-se os líquidos aos ingredientes secos e mistura-se até a farinha estar todo envolvida.

Com um pincel de cozinha, pincela-se a frigideira com óleo de coco (ou manteiga) e fritam-se as fatias de bacon de peru. Reservam-se 8 fatias. Cortam-se as restantes 5 fatias em tiras e juntam-se à massa das panquecas, junto com o queijo e o cebolinho picado.

Colocar 2 colheres de sopa de massa na frigideira e deixar cozinhar em lume médio durante 2 minutos de cada lado. Reservar as panquecas num local morno.

Lavar e cortar os tomates em metades e temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre.

Servir 3 panquecas por pessoa com duas fatias de bacon de peru Primor e a salada de tomate.



08:19

Cupcakes Red Velvet de Páscoa

Cupcakes Red Velvet de Páscoa
Este ano não fiz folar para esta Páscoa. Não que não goste, mas havia sempre alguma coisa para fazer e o folar acabou por não ser feito.
Mas já os cupcakes não faltaram cá em casa. Decorados ou não, uns mais doces outros menos, uns mais saudáveis outros menos. O factor semelhante em todos foi o sabor delicioso!

A pouco e pouco vou publicando as receitas, mas hoje deixo a receita de uns cupcakes muito especiais, Red Velvet de Páscoa.

Muito leves e fofinhos, estes cupcakes saiem sempre bem e nunca desiludem em termos de sabor e textura.




CUPCAKES RED VELVET DE PÁSCOA

Ingredientes:

140g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de chocolate em pó
115g de manteiga à temperatura ambiente
140g de açúcar
1 ovo
125ml de buttermilk
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de corante vermelho (esta quantidade pode variar com o tipo de corante usado)

Para a cobertura:
225g de chocolate branco
150g de mascarpone
Ovos de chocolate
Raspas de chocolate negro

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180°C e forrar 12 formas de cupcakes com formas de papel.
Peneirar a farinha com o bicarbonato de sódio e o chocolate. Reservar.

Numa tigela funda bater a manteiga com o açúcar até ficar fofa. Juntar metade da mistura de farinha e o ovo e misturar. Adicionar o buttermilk e a baunilha e envolver, sem bater muito. Juntar o resto da mistura de farinha, envolver e, no fim, misturar o corante.
Dividir a massa pelas forminhas e levar ao forno durante 15 minutos ou até se espetar o palito no centro e sair seco.
Depois de cozidos, transferir para uma rede e deixar arrefecer completamente.

Quando estiverem frios, faz-se a cobertura. Para isso derrete-se o chocolate branco em banho Maria e deixa-se arrefecer durante 5 minutos. Noutra tigela bate-se o mascarpone até ficar suave e junta-se o chocolate derretido. Bate-se até ficar homogéneo e transfere-se para um saco de pasteleiro com um bico com vários buraquinhos pequenos. Deixa-se repousar durante 3 minutos ou até o creme estar menos líquido e se conseguir fazer fios com o bico de pasteleiro.
Aplica-se o creme de forma a fazer um ninh,  decora-se com raspas de chocolate e dispõem-se os ovos de chocolate. Caso o creme solidifique, basta aquecer um pouco e continuar o trabalho.

Boa Páscoa e bom apetite! 



Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger