Eu adoro caracóis e todos os anos gosto de comprar um saquinho na Praça de Benfica para fazer cá para casa. Mas este ano fui surpreendida com quase quilo e meio de caracóis. Em conversa com o meu marido, decidimos experimentar outras formas de cozinhar estas iguarias e lembrámo-nos de fazer um caril.
Ainda fiz algum esforço à procura de uma receita, mas nada me agradou e, quando não se encontra o que se quer, inventa-se! Pois! Foi o que fiz! E não é que ficou extremamente apetitoso! Uma bela entrada para molhar o pão ou umas tostas e acompanhar com uma cervejinha gelada!
CARIL DE CARACÓIS
Ingredientes:
500g de caracóis
4 folhas de kaffir secas
1 colher de chá de piri-piri
1 colher de sobremesa de mangericão tailandês seco moído
1 colher de lemongrass seco moído
5 cm + 2cm de gengibre fresco
1 colher de sopa de sal
4 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena
25g de pasta de caril Aroy-D
165ml de leite de coco
80ml de água
4 colheres de sopa de natas
coentros (folhas+talos)
sal
Começa-se por lavar os caracóis em água corrente até que não tenham impurezas nem baba.
quando estiverem limpos, transferem-se para uma panela e cobrem-se com água suficiente para os tapar. Junta-se as folhas de kaffir, o piri-piri, o mangericão tailandês, os 5cm de gengibre, a colher de sopa de sal e 2 dentes de alho.
Leva-se a lume muito brando até levantar fervura. Se forem colocados em lume forte, os caracóis ficarão todos dentro da casca,
Depois de levantar fervura, deixa-se cozinhar em lume médio baixo durante 25 minutos.
Escorrem-se os caracóis, eliminando a água de cozedura e, com a ajuda de um alfinete devidamente limpo, retiram-se os caracóis da casca.
Numa frigideira larga, coloca-se o azeite a aquecer. Junta-se a cebola picada fininha e deixa-se cozinhar durante 5 minutos. Adiciona-se os outros 2 dentes de alho esmagados, os 2cm de gengibre ralado e a pasta de caril. Deixa-se cozinhar durante mais 3 minutos em lume médio.
Nesta altura adicionam-se os caracóis sem casca, o leite de coco, os talos picados dos coentros e a água e deixa-se levantar fervura. Cozinha em lume médio durante 10 minutos, mexendo com frequência.
Juntam-se as natas, as folhas de coentros picadas, rectificam-se os temperos adicionando mais sal, caso seja necessário. Deixa-se levantar fervura e retira-se do lume.
Servir com pão, ou tostas ou chips de tortilhas.
Cá em casa há fãs de caracóis, adorei esta sugestão, diferente mas com certeza deliciosa!
ResponderEliminarBeijinhos.
Segui o Blog!
ResponderEliminarwww.omundodapaulinha.com
Que belíssima e saborosa ideia.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinhas
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/na-cozinha-com-mary-soliani-e-uma.html