07:55

Sexta-Feira Vegetariana - Batata Doce Recheada à Mexicana

Sexta-Feira Vegetariana - Batata Doce Recheada à Mexicana
Cá em casa adoramos batata doce, seja ela cozinhada de que forma for. Uma das formas que eu mais gosto da batata doce é assada. 
Um dia destes apetecia-me uma refeição diferente do habitual e, com o que tinha na despensa e no frigorífico, acabei por fazer estas batatas recheadas com sabores mexicanos. Só por si é uma refeição completa, mas pode ser complementada com uma salada verde ou de tomate e abacate.






BATATA DOCE RECHEADA À MEXICANA

Ingredientes: (para 2 pessoas)
2 batatas doces médias
1 lata pequena de feijão preto (410g)
1 lata de milho pequena
1 cebola roxa
6 tomates cereja
1 colher de café (rasa) de cominhos moídos
1 colher de chá (rasa) de colorau fumado
1 pitada de pimenta Caiena
coentros frescos picados
sal e pimenta preta
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo Cheddar
2 colheres de sobremesa de natas ácidas

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Lavar as batatas e picar com um garfo. Assar até estar macia por dentro (espetar uma faca, caso tenham dúvidas).

Enquanto as batatas assam, faz-se o recheio. Aquece-se uma frigideira larga com o azeite e junta-se os cominhos. Deixa-se aquecer durante 1 minuto e junta-se a cebola. Deixa-se refogar em lume médio até a cebola amolecer.

Escorre-se e lava-se o feijão e o milho e junta-se à cebola. Tempera-se com sal, pimenta, pimenta Caiena e o colorau fumado. Juntam-se os tomates cereja cortados ao meio e coentros picados a gosto e deixa-se cozinhar por 3 minutos.

Quando as batatas estiverem assadas, com cuidado para não queimarem as mãos, corta-se a batata ao meio sem danificar a casca no fundo. Aperta-se a batata nas pontas para que abra mais a cavidade.

Recheiam-se as batatas com o refogado de feijão preto e polvilha-se com o queijo Cheddar. Leva-se novamente ao forno, apenas para que o queijo derreta.

Serve-se com uma colher de sobremesa de natas ácidas e polvilhado com mais coentros.



07:20

Bola de Carne e Molho de Tomate

Bola de Carne e Molho de Tomate
Sempre que me sobra carne eu guardo no congelador. Nem que seja um pedacinho, eu guardo e mais tarde faço empadão ou croquetes. Mas desta vez, sem saber o que fazer para o jantar, apeteceu-me algo diferente e acabei por fazer esta bola de restos de carne e molho de tomate que, geralmente, tenho sempre no congelador para uma pizza de última hora.

Uma excelente forma de aproveitar restos de carne e quem comer nem vai pensar que está a comer as sobras dos dias anteriores.




BOLA DE CARNE E MOLHO DE TOMATE
(ADAPTADO DO BLOG "BEM BONS")

Ingredientes:

2 copos de carne cozinhada picada
300ml de molho de tomate
5 ovos
500ml de leite
250ml de azeite
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de queijo mozzarella ralado
4 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado
azeitonas
oregãos
sal e pimenta

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro rectangular (20x50) com papel vegetal.

Na tigela de uma batedeira bater os ovos com o leite, o azeite, a farinha uma pitada de sal e pimenta. Envolver o fermento e o queijo mozzarella.

Colocar metade da massa no tabuleiro e cobrir com a carne picada. Distribuir o molho de tomate por cima e cobrir com a restante massa.

Polvilhar com o queijo Parmesão, as azeitonas e os oregão.

Levar ao forno durante 45 minutos ou até estar dourado e cozido no meio.

Servir com salada.


08:07

Bolo de Chocolate com Marshmallows e Pretzels

Bolo de Chocolate com Marshmallows e Pretzels
Como se este blog não tivesse já receitas de bolo de chocolate suficientes, eis que aparece mais uma! Na verdade, não se pode propriamente dizer que há demasiadas receitas de bolo de chocolate, e esta receita vale mesmo a pena experimentar. A prova disso é que desapareceu em menos de 24 horas!
A minha intenção era fazer um brownie, mas, devido a erro de cálculo meu, o bolo que resultou ficou bem longe disso. É bem fofo e leve, em nada semelhante a um brownie, mas estava tão bom que acabou por ser um dos melhores que já fiz.







BOLO DE CHOCOLATE COM MARSHMALLOWS E PRETZELS

Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo sem fermento
2 copos de açúcar branco
125ml de buttermilk
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
250ml de água
120ml de óleo
1/4 de copo de cacau
1 pitada de sal fino
120g de manteiga
2 colheres de chá de essência de baunilha
Pretzels
Mini Marshmallows

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC e untar e forrar um tabuleiro rectangular (20x50) com papel vegetal.

Colocar a farinha, o açúcar e o sal numa tigela grande e misturar com uma vara de arames para desfazer os grumos.

Levar um tacho ao lume com a água, o óleo, a manteiga e o cacau, até a manteiga derreter. Juntar à mistura de farinha e misturar.

Juntar os ovos batidos, o bicarbonato de sódio e a baunilha e misturar.

Transferir a massa para o tabuleiro forrado com o papel vegetal e decorar com os marshmallows e os pretzels.

Levar ao forno durante 25 minutos ou até se espetar no meio com um palito e sair seco e os marshmallows estarem dourados.

Depois de cozido, deixar arrefecer e desenformar.

Servir com chantilly e frutos vermelhos.



17:19

Quadrados Estaladiços de Cevada, Amêndoa e Chocolate Negro

Quadrados Estaladiços de Cevada, Amêndoa e Chocolate Negro
Nós adoramos barras de cereais, mas raramente as compro por terem tanto açúcar e estabilizantes. Além disso, gostamos delas bem estaladiças e as de compra nem sempre o são. 
Por outro lado eu gosto de variar e quando olho para as prateleiras dos supermercados, vejo sempre mesmo, a aveia ou cereais açucarados como base. Há tantos cereais, porquê usar a aveia na maioria das vezes?!
Há uns dias, a jeito de improviso, comecei a misturar aquilo que gostamos. Confesso que quando o tabuleiro saiu do forno a mistura estava bem (mesmo muito) solta e eu pensei que fora uma tentativa falhada, e em vez de conseguir umas barras de cereais, tinha feito granola. Mas não!! Depois de deixar o tabuleiro a arrefecer, quando voltei à cozinha, tinha exactamente o que queria. Um bloco estaladiço! Até dei pulinhos de contente (sim eu faço dessas coisas)!
Ideais para lanches, como snack a meio da manhã e até partido em pedaços pequenos para comer com iogurte, estes quadrados são deliciosos e "guilt free".





QUADRADOS ESTALADIÇOS DE CEVADA, AMÊNDOA E CHOCOLATE NEGRO

Ingredientes:

120g de cevada prensada
100g de amêndoa laminada
80g de mistura de sementes (pevides, sementes de girassol e sésamo)
100g de arroz Puff biológico Seara
50g de açúcar mascavado
125ml de mel
70ml de óleo de linhaça
100g de chocolate negro

Procedimento:

Aquece-se o forno a 160ºC. Forrar um tabuleiro quadrado (30x30) com papel vegetal.

Levar a cevada, a amêndoa, o arroz puff e as sementes a torrar no forno no tabuleiro forrado, durante 5 a 8 minutos. Transferir a mistura de cevada e sementes para uma tigela funda. Reservar.

Entretanto, num tachinho, aquecer o mel, o açúcar e o óleo de linhaça, até o açúcar estar dissolvido. Deitar a mistura de mel na tigela com a mistura de cevada e misturar bem até todos os pedacinhos ficarem cobertos.

Transferir a mistura de cevada e mel para o tabuleiro forrado e pressionar com uma espátula. Nesta fase, a mistura está extremamente solta e peganhosa, por isso a espátula é a melhor ferramenta para pressionar e nivelar a mistura.

Leva-se ao forno até a superfície apresentar cor de ambar (como se vê nas fotos). Serão precisos pelo menos uns 20 minutos (esqueci-me de contar bem o tempo). Mas o principal é a superfície ficar bem dourada. 

Depois de retirar do forno, resistam e não toquem, nem agitem o tabuleiro. Será uma mistura solta, mas deixem arrefecer completamente e ficarão com um quadrado grande bem rijo. Não retirar do tabuleiro.

Derrete-se o chocolate em banho Maria e cobre-se a mistura arrefecida, distribuindo o chocolate com uma espátula. Deixa-se solidificar o chocolate completamente.

Retira-se, com a ajuda do papel vegetal, corta-se em quadrados ou rectângulos e guarda-se num recipiente hermético.



07:50

French Toast de Coco

French Toast de Coco
Quando chega a hora de saída da escola, os meus filhos estão sempre cheios de fome, mesmo apesar de terem comido tudo o que mandei para o almoço. Por isso, um dia destes em que o meu filho saiu mais tarde das aulas, fiz estas French Toast para eles virem a comer pelo caminho. Sim, porque o estômago de um adolescente esfomeado faz muito barulho e torna-se repetitivo por estar sempre a dizer que está com fome! 😀

Geralmente costumo fazê-las com leite e natas, mas desta vez apeteceu-me surpreender os miúdos com um sabor que eles adoram, o coco. E assim, de improviso, fiz as melhores French Toast que já fiz, e a meio caminho de casa já os meus filhos vinham consolados com o estômago mais calmo.





FRENCH TOAST DE COCO

Ingredientes:(para 4 pessoas)

8 fatias de brioche com 2 cm de grossura
1 colher de sopa de açúcar
2 ovos
1 lata pequena de leite de coco Koala (165ml)
165ml de leite
2 colheres de sopa de coco ralado
1 colher de chá de essência de baunilha
manteiga

Preparação:

Numa tigela larga bate-se o leite de coco, os ovos, o açúcar, a essência de baunilha, o coco e o leite.

Aquece-se um frigideira e unta-se com manteiga. Mergulha-se uma fatia de cada vez, de forma cobrir toda a fatia, mas não deixar embeber demais para não ficar mole. Cozinham-se as fatias de brioche em lume médio durante 3 minutos de cada lado, ou até ficarem douradas. Deve-se untar a frigideira de cada vez que se frita uma fatia nova.

Colocam-se 2 fatias em cada prato e rega-se com xarope de ácer ou outro molho à vossa escolha.

Caso queiram levar na marmita para comer de sobremesa, podem colocar numa caixa de pirex com tampa já com o molho por cima. Podem-se comer quentes ou frias.



08:06

Cupcakes de Chocolate Super Fofinhos

Cupcakes de Chocolate Super Fofinhos
Pois é, o meu filho está no 9º ano e chegou aquela altura de angariar fundos para a viagem de finalistas. Ora a turma dele é muito activa e empreendedora e volta e meia há uma festa, uma venda de crepes ou rifas para vender.

Para este Carnaval houve uma festa com muita boa disposição, música, dança, brincadeira e, como não podia deixar de ser, comida! Entre as muitas coisas que havia para comer, estavam estes cupcakes de chocolate, que uma das colegas do meu filho me pediu para fazer.

São super fofinhos, "chocolatudos", fabulosamente leves e deliciosos, com uma cobertura super cremosa e achocolatada.

Não são nada difíceis de fazer, e podem decorar ao vosso gosto. A cobertura poder ser aplicada com um saco de pasteleiro com uma ponta de estrela para criar um efeito mais elegante. Para quem gosta de montanhas de cobertura, basta dobrar as quantidades dos ingredientes para fazer o dobro da cobertura
Para quem não gosta de coberturas, pode comer simples que são igualmente divinais!






CUPCAKES DE CHOCOLATE SUPER FOFINHOS

Ingredientes: (faz 12 cupcakes)

115g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de fermento para bolos
1 e 1/2 colher de sopa de cacau em pó
115g de manteiga macia (não derretida!)
115g de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
55g de chocolate derretido

para a cobertura:
75g de chocolate em tablete
100ml de natas para chantilly
70g de manteiga macia (não derretida!)
140g de icing sugar

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar as formas de queques com formas de papel.

Numa tigela larga, peneirar a farinha, o fermento, e o cacau. Juntar a manteiga, o açúcar, a essência de baunilha e os ovos e bater com a batedeira até se obter uma mistura homogénea. Envolver o chocolate derretido e dividir a massa pelas formas.

Levar ao forno durante 15 minutos, ou até espetar o palito no centro dos cupcakes e sair sequinho.

Entretanto faz-se a cobertura. Aquecem-se as natas até à ebulição e deita-se em cima do chocolate, que foi previamente colocado numa tigela de pirex. Mexe-se até ficar cremoso e homogéneo. Deixa-se arrefecer durante 20 minutos, na bancada da cozinha e destapado.

Põe-se a manteiga numa tigela, peneira-se o açúcar em pó para dentro da mesma tigela e bate-se com a batedeira até ficar cremoso. Junta-se a mistura de chocolate e natas e mistura-se novamente até ficar incorporado. Transfere-se para um saco de pasteleiro e deixa-se repousar durante 20 minutos no frigorífico. (Se deixarem mais de 20 minutos no frigorífico, o creme ficará duro e impossível de cobrir os cupcakes)

Cobrir os cupcakes com a cobertura de chocolate, decorar a gosto e partilhar! :-)





19:39

Tomates Cereja Recheados Com Mousse de Fiambre de Peito de Peru Com Ervas Primor

Tomates Cereja Recheados Com Mousse de Fiambre de Peito de Peru Com Ervas Primor
Há uns dias atrás foi-me pedido que fizesse uns aperitivos, e depois de muito magicar lembrei-me de fazer estes tomate cereja recheados com um creme muito leve e saboroso, com a ajuda do novo Fiambre de Peito de Peru com Ervas da Primor.

São muito simples de fazer, apenas requer alguma paciência para se esvaziar cada tomate, visto que são tão pequeno. Mas o resultado compensa, pois obtem-se uns tomatinhos muito mimosos, capazes de serem comidos de uma só vez, e que decoram a mesa com o seu vermelho vivo.








TOMATES CEREJA RECHEADOS COM MOUSSE DE FIAMBRE DE PEITO DE PERU COM ERVAS PRIMOR

Ingredientes:

6 fatias de fiambre de peru com ervas Primor
2 colheres de sopa (cheias) de queijo ricotta
sal e pimenta
Cerca de 20 tomates cereja

Preparação:

Picar o fiambre numa picadora, até ficar desfeito. Juntar o queijo ricotta e picar nocamente até se obter um creme suave. Temperar com sal e pimenta a gosto. Transferir a mousse de fiambre para um saco de pasteleiro e reservar no frigorífico.

Lavar os tomates cereja e secar com um pano limpo. Com uma faca afiada corta-se o topo do tomate (como se vê nas fotos acima) e com a ajuda de uma colher de café retira-se todo o interior do tomate. Poderá ser preciso usar uma faca para cortar as partes mais firmes do interior.
Corta-se também uma fatia muito, muito fina da base do tomate para que este se mantenha direito no prato de servir.

Retira-se o excesso de sumo de dentro do tomate e recheia-se com a ajuda do saco de pasteleiro. Enche-se até sair um bocadinho por fora e tapa-se com a tampa que se cortou a cada tomate.

Manter no frio até à hora de servir.


Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger