Cá em casa adoramos batata doce, seja ela cozinhada de que forma for. Uma das formas que eu mais gosto da batata doce é assada.
Um dia destes apetecia-me uma refeição diferente do habitual e, com o que tinha na despensa e no frigorífico, acabei por fazer estas batatas recheadas com sabores mexicanos. Só por si é uma refeição completa, mas pode ser complementada com uma salada verde ou de tomate e abacate.
BATATA DOCE RECHEADA À MEXICANA
Ingredientes: (para 2 pessoas)
2 batatas doces médias
1 lata pequena de feijão preto (410g)
1 lata de milho pequena
1 cebola roxa
6 tomates cereja
1 colher de café (rasa) de cominhos moídos
1 colher de chá (rasa) de colorau fumado
1 pitada de pimenta Caiena
coentros frescos picados
sal e pimenta preta
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo Cheddar
2 colheres de sobremesa de natas ácidas
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 220ºC. Lavar as batatas e picar com um garfo. Assar até estar macia por dentro (espetar uma faca, caso tenham dúvidas).
Enquanto as batatas assam, faz-se o recheio. Aquece-se uma frigideira larga com o azeite e junta-se os cominhos. Deixa-se aquecer durante 1 minuto e junta-se a cebola. Deixa-se refogar em lume médio até a cebola amolecer.
Escorre-se e lava-se o feijão e o milho e junta-se à cebola. Tempera-se com sal, pimenta, pimenta Caiena e o colorau fumado. Juntam-se os tomates cereja cortados ao meio e coentros picados a gosto e deixa-se cozinhar por 3 minutos.
Quando as batatas estiverem assadas, com cuidado para não queimarem as mãos, corta-se a batata ao meio sem danificar a casca no fundo. Aperta-se a batata nas pontas para que abra mais a cavidade.
Recheiam-se as batatas com o refogado de feijão preto e polvilha-se com o queijo Cheddar. Leva-se novamente ao forno, apenas para que o queijo derreta.
Serve-se com uma colher de sobremesa de natas ácidas e polvilhado com mais coentros.