06:52

Papas de Aveia de Chocolate e Banana - Sexta Feira Vegetariana

Cá em casa o pequeno-almoço é obrigatório. Ninguém sai de casa para trabalhar, estudar ou fazer exercício físico sem comer esta refeição matinal. Confesso que durante muitos anos era frequente os meus filhos comerem cereais, sandes de carnes frias e papas. Reflexo talvez da alimentação que tive em pequena, mas com o passar dos anos tenho vindo cada vez mais a ter cuidado com o que sirvo ao pequeno almoço.

Oiço mães dizerem que os filhos já têm idade para fazer o seu próprio pequeno-almoço e que se recusam a fazê-los pelos seus filhos. Não as critico e percebo o seu ponto de vista, mas eu penso de uma forma um pouco diferente. De manhã andamos todos a correr, por isso é agradável chegar à mesa e ter um pequeno almoço apelativo e delicioso à nossa espera. Há quem compre mundos e fundos aos filhos para os mimar, prendas caras para os maridos. Esta é a minha forma de os mimar diariamente com o que tenho de melhor para lhes oferecer... o meu amor! E os sorrisos deles ao chegar à mesa, um beijo e um xi-coração de agradecimento pela refeição, e às vezes até uma foto no Instagram do pequeno-almoço, enche-me o peito de alegria. 

Deixando as lamechices para trás, os pequenos-almoços passaram a incluir com frequência fruta variada, iogurtes de vaca, cabra e ovelha, pão integral, sementes variadas, frutos secos, pólen de abelha, spirulina, etc. As papas de aveia frias, são as mais prácticas de fazer e podem ser feitas com muita facilidade de véspera. A aveia pode ser substituída por flocos de trigo sarraceno, de cevada, e podemos incluir também flocos de feijão azuky para uma dose extra de fibra. Enfim, a ideia é variar, não comer sempre o mesmo. Detesto comer sempre o mesmo todos os dias. E quanto mais coloridas forem as refeições, melhor. Os olhos também comem!







Ingredientes (2 pax):

1 copo de flocos de aveia
3 colheres de sopa de cacau (sem açúcar)
1 colher de sopa de flocos de feijão azuky
1/2 embalagem de iogurte natural
250ml de leite de coco Alpro
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de essência de baunilha

sugestão de cobertura
banana
manteiga de amêndoa
pólen de abelha


Preparação:

Numa caixa de pirex com tampa colocar a aveia, o cacau e os flocos de feijão azuky.

Numa tigela misturam-se bem o leite de coco, o iogurte, o mel e a baunilha.

Adiciona-se a mistura de ingredientes líquidos à mistura de aveia e mistura-se bem.

Tapa-se e leva-se ao frigorífico durante a noite.

Na manhã seguinte servem-se duas tigelas com as papas de aveia, cobre-se com banana às rodelas, uma colher de sobremesa de manteiga de amêndoa e polvilha-se com pólen de abelha.

Servir e apreciar.



1 comentário:

  1. Gosto muito de papas de aveia com chocolate nunca fiz.
    Essas ficaram uma delicia.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger