Depois de uma, muito necessária (embora longa), pausa, voltam as receitas. Desta vez partilho um pão italiano, mas muitas outras receitas virão. E sim, é possível que haja muitas mais receitas de pão, principalmente de fermentação lenta, tema a que me dediquei durante o confinamento para me distrair (sim, fiz MUITO pão) e para evitar sair de casa. Mas não testei só receitas de pão, e quem me seguiu no Instagram, viu por lá alguns pratos vegetarianos, vegans, tradicionais e até umas maravilhosas queijadas de Sintra. Todas essas receitas serão partilhadas aqui.
Agora em relação a esta focaccia, que nasceu da necessidade de gastar os muitos figos e maçãs que trouxe do Alentejo. Aconselho a amassar com uma batedeira, nem que seja uma de mão, porque a massa é muito húmida e cola-se muito às mãos, o que resulta num miolo muito fofinho e com buracos maiores.
Para cobrir esta focaccia usei figos e maçãs e cobri com queijo Parmesão, mas podem usar queijo da Ilha, queijo de cabra curado, etc. Desde que seja um queijo bem curado vai resultar, mas não aconselho queijos moles porque o figo já confere doçura e, estes queijos são também doces. Devemos apontar para os queijos curados para o seu sabor salgado contrastar com o doce do figo e da maçã.
Em relação à fruta, se não tiverem figos ou não gostarem, não faz mal, porque a beleza desta receita é que podem "brincar" com os ingredientes da cobertura. Podem usar bacon, chouriço, outras frutas, legumes grelhados, azeitonas, etc. Só porque não gostam ou não têm figos, isso não é motivo para não fazer esta focaccia.
Ingredientes
2 colheres de chá de fermento seco para pão
2 chávenas de água tépida
2 colheres de chá de sal
4 chávenas e meia de farinha T65
1 maçã média
6 figos
4 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado
tomilho fresco
azeite
1 chávena = 250ml
Preparação
Na tigela de batedeira mistura-se a levedura com a água e metade da farinha.
Quando toda a farinha estiver completamente incorporada, adiciona-se o sal e a restante farinha.
Amassa-se por cinco minutos. A massa estará mole e pega-se às mãos.
Transfere-se a massa para uma tigela untada com azeite. Tapa-se e deixa-se levedar durante 1h30m.
Pré-aquece-se o forno a 220ºC e prepara-se um tabuleiro retangular (ou quadrado, ou redondo, o que tiverem e tenha capacidade para a massa), untando-se generosamente com azeite.
Transfere-se a massa para o tabuleiro com a ajuda de uma espátula, e espalha-se de forma a ficar bem distribuída.
Tapa-se com película aderente untada com azeite para não se colar à massa.
Deixa-se levedar durante 30 minutos.
Após esse tempo, pressionam-se os dedos ao longo de toda a massa, de forma a formar pequenos poços.
Lavam-se os figos, retira-se o pé, cortam-se em quartos e distribuem-se pela massa, pressionando levemente.
Corta-se a maçã, retira-se o caroço e a casca e corta-se em fatias finas. Distribui-se pela massa.
Espalham-se raminhos de tomilho fresco pela massa e polvilha-se tudo com Parmesão.
Rega-se generosamente com azeite (utilizei 4 colheres de sopa de azeite) e leva-se ao forno durante 30 a 40 minutos, ou até ficar dourada.
Retira-se do tabuleiro e deixa-se arrefecer durante 5 minutos em cima de uma rede antes de servir.
Adorei a ideia! Ando numa de experimentar mais receitas, porque tenho aqui uma menina que fica muito incomodada quando come "sempre o mesmo" (raramente é o mesmo).
ResponderEliminarSerá que a farinha sem glúten tem o mesmo efeito?
Acabei de conhecer o seu blog e estou muito bem impressionada! Adorei a sua receita de empadas de galinha, muito bem explicada , muito á portuguesa e devem ser óptimas.
ResponderEliminarA focaccia tb deve ser muito boa! Muitos parabéns! Força, toca a continuar! Inovar sempre, mas com muito know how das tradições portuguesas e familiares!