Aqui fica a receita deste doce delicioso, que à primeira vista é difícil, mas na verdade é muito fácil de fazer.
Ingredientes:
- 1 abóbora chila (a minha tinha 3 kg)
- 1 casquinha de limão
- 1 pau de canela
- o mesmo peso de açúcar que a abóbora cozida e escorrida
- sal qb
- 250 ml de água
Parte-se a abóbora chila, atirando-se a gorducha ao chão (não cortar com faca pois escurece a abóbora). Para não assustar os meus vizinhos às 10h da noite, atirei para cima da bancada e ela partiu-se à segunda vez. Tiram-se as pevides e a "espinha" e fios amarelos que a abóbora tem dentro (importante tirar todos os fios amarelos pois estes dão mau sabor).
Lavar os pedaços de abóbora em várias águas até deixar de produzir espuma. Deixar os pedaços de abóbora submersos em água fria durante a noite (com a casca virada para cima) e no outro dia cozer em água com sal durante 40 min, até o interior da abóbora se soltar com facilidade.
Escorrer os pedaços de abóbora e deixar arrefecer. Retirar toda a polpa da abóbora para um passador e deixar escorrer durante uma 1/2 hora. Pesar a abóbora escorrida.
Num tacho deitar o peso da abóbora escorrida em açúcar e a água. Deixar ferver até atingir o ponto pérola.
Juntar a abóbora, o pau de canela e a casquinha de limão à calda de açúcar e com duas colheres de pau separar bem os fios da abóbora chila.
Deixar ferver até formar ponto de estrada. Encher os frascos previamente esterilizados, colocar a tampa e colocar ao contrário até arrefecer.Vale a pena fazer, fica delicioso!
Querem uma colherzinha de doce? ;-)
Parece mesmo apetitoso.
ResponderEliminarHum! sabes que sempre tive curiosidade para saber como se fazia este doce!? Agora desvendou-se o mistério! Obrigada pelo comentário simpático sobre a sopa! Acho que vais gostar :) Um beijinho
ResponderEliminar