08:16

Corvina cozida em court bouillon com brócolos e batatas cozidas

Corvina cozida em court bouillon com brócolos e batatas cozidas
Há pouco tempo ouvi falar em "court bouillon" e tive curiosidade em saber o que era. Depressa fui procurar o seu significado. Basicamente é um caldo que se prepara com legumes variados, vinho branco ou vinagre e especiarias. Depois do caldo feito coze-se o peixe ou o marisco nesse mesmo caldo. Fica delicioso!

Eu comprei umas postas de corvina para confeccionar este prato. A corvina é um peixe muito comum nas águas portuguesas. Do ponto de vista nutricional, trata-se de um peixe magro, com um baixo valor calórico, e é de fácil digestão.

Desta vez não tenho foto, porque estava tão curiosa em provar o sabor do peixe que me esqueci de tirar foto, e só me lembrei quando já só havia espinhas... Ooops... :-)

No entanto partilho aqui esta receita muito saudável e saborosa.

Ingredientes:

4 postas de corvina
batatas
brócolos

Court Bouillon
1 cenoura
1 cebola
1 alho francês
100ml de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
1 molhinho de salsa
sal e pimenta
1 folha de louro
2 folhas de salva

Cortar a parte verde do alho francês e cortar em rodelas junto com a cenoura e a cebola. Fazer um raminho de cheiros com a salsa, a salva e o louro. Colocar todos os ingredientes numa panela, cobrir com água e juntar o vinho, o azeite, o sal e a pimenta.
Deixar cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Coar o líquido, juntar o peixe e deixar cozer até as postas de corvina estarem cozidas.

Servir com brócolos e batatas cozidas. A guarnição pode ser cozida no caldo de cozer o peixe, para conferir mais sabor aos legumes.

Bom apetite!


08:00

Tostas de Frango

Tostas de Frango
Já há algum tempo que andava para experimentar uma ideia que tive ao ver o canal Food Network e há uns meses atrás surgiu a oportunidade e pus em prática a minha ideia. Ora passo a explicar: eu costumo fazer tostas no pão com vários ingredientes, e a base costuma ser sempre com molho de tomate. Desta vez não tinha molho de tomate suficiente e barrei o pão com queijo creme com sabor a alho do tipo Philadelphia. Mas passemos à receita:

1 baguete grande
2 c. sopa de molho de tomate
queijo para barrar com sabor a alho
restos de frango
azeitonas às rodelas
queijo mozzarella
oregãos



Cortar a baguete ao meio. Barrar uma metade com o molho de tomate e a outra metade com o queijo. espalhar os pedaços de frango pelas duas metades de baguete e polvilhar com queijo mozzarella ralado. Distribuir as azeitonas e polvilhar com oregãos. Levar ao forno até derreter o queijo.

E assim têm uma entrada deliciosa. Bom apetite!


10:43

Os melhores folhados de salsicha do mundo!

Os melhores folhados de salsicha do mundo!
Não, estes folhados não levam nenhum ingrediente em especial, são feitos com massa folhada normal, salsichas normais e ovos normais. Mas o que os faz os melhores do mundo é o facto de terem sido feitos pela minha filhota que já vai dando os primeiros passos na cozinha. E como mãe babada que sou, tenho de exibir o que os meus filhos fazem.

1 placa de massa folhada do Lidl
1 lata de 6 salsichas hotdog
1 ovo para pincelar

Dividir a massa em 6 quadrados iguais. Colocar a salsicha no meioe dobrar o quadrado ao meio. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno a 180ºC até ficarem dourados.


Bom apetite!!

08:00

Tarte de Frango do Jamie Oliver

Tarte de Frango do Jamie Oliver
Estava com o meu filho a ver o novo programa do Jamie Oliver, quando começámos a salivar ao ver a tarte de frango que estava a ser feita. Olhamos um para o outro e dissemos ao mesmo tempo: "Vamos fazer!" - enquanto riamos!

Fomos os dois para a cozinha e recriámos a receita de Tarte de Frango do Jamie Oliver. Ficou deliciosa!!!

Aqui fica a receita:

4 peitos de frango
1 noz de manteiga (não colocámos)
2/3 cebolas primavera
1 embalagem de cogumelos (usámos portobelo)
1 colher de sopa de farinha
300ml de caldo de galinha (usámos água)
tomilho qb
1/2 colher de chá de noz moscada
1 colher de sopa de mostarda
1 placa de massa folhada (usámos do Lidl)
1 ovo ou leite para pincelar
2 colheres de sopa de creme fraiche

Cortar os peitos de frango em fatias de 1cm. Numa frigideira colocar 2 colheres de sopa de azeite e uma noz de manteiga (não colocámos) e cozinhar o frango durante + ou - 3 min.

Entretanto cortar as cebolas primavera e os cogumelos em rodelas e adicionar à carne. Adicionar a farinha e mexer bem até dissolver. Adicionar a mostarda, o creme fraiche e a água, envolver bem. Temperar com o tomilho, noz moscada, sal e pimenta. Deixar levantar fervura.

Deitar num tabuleiro rectangular. Cobrir o tabuleiro com a massa folhada e com uma faca fazer uns cortes em cruz na massa apenas com o peso da faca. Pincelar com ovo ou leite e levar ao forno a 220ºC até a massa estar dourada.

Servir com uma salada de rúcula e rebentos de soja temperado com vinagre de framboesa, sal, pimenta e azeite.


 

08:48

Canelones de Bolonhesa e Ricota

Canelones de Bolonhesa e Ricota
Andava eu a ver as fotos na minha máquina fotográfica, quando me deparei com imensas fotos de comidinhas que fiz e ainda não publiquei. Agora que a vida já começa a entrar no ritmo normal, vou tentar publicar mais regularmente umas delícias para partilhar convosco.

Esta é uma das receitas preferidas dos meus filhos. Quando faço bolonhesa, cozinho sempre maior quantidade do que necessito na altura para poder guardar no congelador para uma refeição rápida.
Neste caso utilizei para rechear uns canelones, que segundo a data de validade dos canelones já pouco faltava para expirar.
Mas passemos à receita:

Ingredientes:

500ml de bechamel
1 embalagem de queijo ricota
Molho bolonhesa qb
Canelones qb
Queijo mozzarela ralado
Oregãos a gosto
Azeitonas descaroçadas

Cobrir o fundo de uma assadeira com uma concha de bechamel, para os canelones não se colarem ao fundo. Rechear os canelones e dispô-los no fundo da assadeira. No caso de sobrar recheio, pode-se distribuir por cima dos canelones. Cobrir com o queijo ricota e, finalmente com o bechamel. Polvilhar com queijo mozzarela ralado, oregãos e decorar com azeitonas. Levar ao forno a gratinar até os canelones estarem cozidos.

Servir com uma bela salada de alface :-)


Bom apetite :)

00:21

Faz hoje 15 anos....

Faz hoje 15 anos....
Que me casei com a minha cara metade, aquele que me completa. Foi uma cerimónia simples mas muito bonita no Mosteiro dos Jerónimos. Eu senti-me uma princesa a entrar na Igreja, e só comecei a ficar nervosa quando vi o meu noivo (lindo!) no altar à minha espera. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Estes foram os melhores 15 anos da minha vida!


Para comemorar a ocasião aqui ficam uns bolinhos de coco que a minha filhota fez. Foram os primeiros bolinhos feitos totalmente por ela! Com 7 anos, pode-se dizer que tem jeito para a coisa :)

A receita foi retirada da revista Mulher Moderna na Cozinha - Especial Massas de Pastelaria nº53.

Bolinhos de coco:

200g de massa folhada (usou uma base de massa folhada do Pingo Doce)
200g de coco ralado
250g de açúcar
4 ovos
0,5 dl de leite
raspa de 1 limão
1 c. sobremesa de de aroma de baunilha
açúcar em pó qb
amêndoas laminadas (improviso da minha filha)



Untar as pequenas formas de queque com óleo em spray Espiga. Estender a massa folhada, cortar círculos com a ajuda de um copo largo e forrar as formas. Reservar e ligar o forno a 180ºC.

Numa tigela, envolver o coco com o açúcar e misturar os ovos. Juntar o leite e mexer até envolver bem. Por fim, adicionar a raspa de limão e a baunilha.

Rechear as formas de massa folhada com o auxílio de uma colher de sopa. A minha filha achou que ficaria bem polvilhar os bolinhos com amêndoa laminada. Levar ao forno durante +/-20min.

Retirar do forno e deixar amornar durante uns minutos. Retirar das formas e polvilhar com açúcar em pó.

Deliciem-se com estes bolinhos

18:26

Cantaril assado no forno

Cantaril assado no forno
No passado dia 1 de Agosto de manhã decidimos ir ao Centro de Ciência Viva de Lagos, mas como estava fechado e, entretanto, começou a chover torrencialmente e a trovejar, refugiá-mo-nos no mercado de Lagos. Demos uma voltinha pelo mercado para ver o peixe e encontrei este peixinho muito fresquinho numa das bancas de venda.




Como os meus filhos adoram cantaril, nem pensei duas vezes e trouxe o peixinho para casa!
Ficou delicioso e só sobraram as espinhas! :)

Ingredientes:

1 tomate grande
1 cebola roxa média
1 dente de alho
1 molho de salsa picada
azeite e sal qb

Num pirex de ir ao forno coloca-se o cantaril ao meio e à volta coloca-se a cebola roxa cortada às meias luas, o dente de alho picado e o tomate descascado e cortado em cubinhos. Tempera-se com sal e rega-se com azeite.

Leva-se ao forno a 200ºC até o peixe estar assado. Acompanhar com batata cozida e brócolos.



Bom apetite! :)
Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger